ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Allan Gibson Brodie

sábado, 31 de outubro de 2009

Historia da Ortodontia - Allan Gibson Brodie
























Dr. Allan Gibson Brodie

..............1897 - 1976

Grande cientista, formado pela escola do Dr.Angle. Buscou durante toda sua vida estudar o crescimento das estruturas cranio faciais, possui inumeras publicações classicas (disponibilisadas num link no final do texto) que até hoje servem de base para todos aqueles que trabalham com esta complexa estrutua corporal. Realizava estudos bem eleborados para sua época, não se preoculpou com mecânicas Ortodonticas, a especialidade com isso ganhava bases biologicas concretas para o seu desenvolvimento, confiabilidade e respeito. Fundou com sua dedicação a este tema, o seu centro de estudos que até hoje funcina na Universidade de Illinois nos Estados Unidos da América. Na Universidade teve como alunos o Dr. Robert Rickets, Downs, Kloehn entre outros. Quinze dos seus diplomados seguidores se tornaram chefes de departamento em outras universidades.
Foi um dentista norte-americano e proeminente ortodonista. De renome internacional, professor de ortodontia, escritor e pesquisador, Dr. Brodie ocupou varios cargos profissionais, tais como Presidente da Associação de Ortodontia de Chicago, atuou em conselhos consultivos, ganhou inúmero premios profissionais, e foi membro da American Association of Orthodontists (AAO), onde criou o Prémio de apoio à pesquisa.

Dr. Brodie frequentou uma escola pública em Nova Jersey e, em seguida, foi para a Filadélfia para se inscrever no Universidade da Pensilvânia, onde recebeu DDS de sua licenciatura em 1919, Depois de ganhar o seu DDS (Doctor of Dental Surgery), ele começou a praticar medicina dentária em Newark, NJ, no ano seguinte.

O Dr. Brodie estudou com Dr. Edward Angle, o "pai da ortodontia", na Escola Angle Orthodontics em Pasadena, Califórnia, de 1925 a 1926, e foi considerado o melhor aluno do Dr. Angle, entre os matriculados da classe na escola, no final da licenciatura. Dr. Brodie, muitas vezes considerava o Dr. Angle como seu pai adotivo. Em 1923, casou com Vera Elizabeth Smock. Eles tiveram três filhos: Allan Jr., Donald, e Anna (Olson). Brodie retornou à prática Ortodontica em Newark, mas em 1929 ele foi convidado pelo reitor Frederick Boga Noyes e entrou para a Universidade de Illinois na Faculdade de Odontologia para organizar seu Departamento de Ortodontia - um dos primeiros serviços de ortodontia serviços estabelecidos nos Estados Unidos.

Seguindo o objetivo de vida do Dr. Angle - a ambição de fornecer uma base mais ampla e mais científica para os profissionais da sua especialidade. Ocupou uma cadeira de assistente em ortodontia, 1929-1931, mas foi promovido para Professor Titular em 1931 e continuou a chefe do departamento de ortodontia, 1936-1966. Dr. Brodie ocupou o departamento até 1966, e foi reitor da universidade de 1944 a 1956, embora ainda mantendo uma vida na prática Ortodontica privada. Dr. Brodie recebeu seu MS (Master of Science), graduação em anatomia e histologia da Universidade em 1934, e seu doutorado em anatomia em 1940.

No momento da sua morte, em 02 de janeiro de 1976, Dr. Brodie iria escrever seu próprio livro sobre ortodontia. Em 2004, O Complexo Dentofacial da UIC College of Dentistry , foi tornada pública depois de ser completada por alunos, professores e funcionários da Faculdade de Odontologia da Universidade de Illinois em Chicago.

Em uma entrevista dada a Revista Dental Press em 2008, o Dr. Russell T. Kittleson, Especialização e mestrado em Ortodontia pela University de Illinois em 1960 Chicago, Illinois, EUA; Ex-presidente da Edward H. Angle Society of Orthodontists e da Wisconsin Society of Orthodontists. Foi ex. Aluno do Dr. Brodie, e quando questionado pelo professor Carlos Jorge Vogel, falou um pouco da sua experiência e aprendisado com o Dr. Brodie.

Quem mais o influenciou em sua carreira de professor e educador?

As duas pessoas que mais tiveram influência sobre minha carreira de educador ortodôntico foram Robert Winders e Allan G. Brodie.

Dr. Brodie me convenceu da absoluta necessidade de ter qualidade de excelência para se tornar um educador. Fez-me entender que todo professor, na sua vida diária, terá que ser um eterno estudante, procurando melhorar seu próprio nível de educação e, quando interessado em algum assunto ortodôntico, terá que se aprofundar para apreender absolutamente tudo que existe sobre o mesmo. Apreendi a ser curioso e investigativo, o que me fez ser consciente e crítico ao analisar os conteúdos das publicações.



O Dr. Allan Brodie era conhecido, e atacado, como sendo contrário às extrações dentárias. Como o senhor vê esta sua posição e suas supostas desavenças com Dr. Charles Tweed?


Ele era amigo do Dr. Tweed e tinha profundo respeito por ele. Dr. Brodie nunca foi totalmente contra a extração de dentes permanentes, mas não se pronunciava sobre isto oficialmente. Lembro-me que, por ocasião de um seminário, Dr. Brodie nos apresentou um caso para ser analisado e, apesar da acentuada falta de espaço, estávamos todos receosos em indicar a necessidade de extrações. Quando nos informou que o tratamento deste caso evidentemente necessitava da extração de quatro pré-molares, ficamos todos boquiabertos.
Na época, as filosofias de Tweed e Begg estavam em muita evidência, e eu acredito que ele se sentia na obrigação de assumir uma postura mais conservadora, procurando, com isso, restabelecer um melhor equilíbrio na profissão.


Poderia nos dizer qual foi o maior legado, em sua opinião, que Dr. Allan Brodie deixou para a Ortodontia?

Dr. Brodie nos deixou um entendimento de como pesquisas ortodônticas poderiam ser utilizadas
para melhorar a profissão. Suas pesquisas básicas em crescimento e desenvolvimento estabeleceram conceitos totalmente novos quanto às suas implicações clínicas e a influência no diagnóstico e planejamento dos tratamentos ortodônticos. Ajudou a desenvolver a grande busca da Ortodontia em pesquisar como se poderia modificar o crescimento facial, de como isso poderia influenciar os procedimentos de tratamento. Talvez seja por isso que hoje nós estamos procurando definir os objetivos dos tratamentos para cada paciente individualmente.


Links sobre o Dr. Brodie:

.
.
.
.
Link de artigos publicados pelo Dr. Brodie no Angle Orthodontics:
.
.
Link da entrevista do Dr.Russell T. Kittleson a Dental Press via Scielo:
.

2 comentários:

  1. Excelente post sobre um dos gigantes da ortodontia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Kelvin, ele inseriu a ortodontia na ciência ligada a saúde e suas bases biologicas

    ResponderExcluir

Participe !