ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Dica de pesquisa via BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dica de pesquisa via BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde)


É com grande prazer que estamos participando do Movimento Odontologia na Internet, a convite do colega Marcos Rocha do BLOG Marketing em Odontologia. O nosso BLOG Ortodontia Contemporânea irá transmitir aos colegas um passo-a-passo de como se pesquisar um assunto na BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde) e solicitar o artigo via SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) . Clique nas imagens para ampliá-las.

Inicialmente acessar o site: http://www.bireme.org/






Depois é só digitar o tema desejado na barra de pesquisa da bireme após teclar o ENTER, apareçe em todas as bases os artigos relacionados ao assunto digitado.






Clicando por exemplo nos artigos da base LILACS, apareçerá artigo por artigo com Titulo, resumo e abstract, autores, fonte, etc. Você vai lendo e selecionando os artigos que o interessa.









Depois de selecionado o artigos é só imprimir os resumos.





Cada artigo possui um ID numerado.





Para solicitar o artigo é só acessar via o site da BIREME, a SCAD.





Na SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos), inicialmente terá que se cadastrare pagar uma taxa via boleto bancário para fazer parte. Você fará um login.





E ai é só fazer um novo pedido com o ID do artigo que você imrpimiu via LILACS.





Apareçerá o resumo do artigo e as opções de envio como e-mail, SEDEX, etc. Todos os artigos tem um custo que deverá ser pago com boleto bancario.





Para você que está fazendo trabalhos como Seminários, Monografias, Dissertações, etc. Este é um ótimo recurso de pesquisa, no qual você tem todas as bases cientificas de bibliotecas de Universidades e Instituições sérias a sua disposição. Sem sair de casa e com custo reduzido, principalmente se o pedido puder ser enviado via e-mail.


Mais uma dica do BLOG Ortodontia Contemporânea.


Abraços,

Marlos Loiola

8 comentários:

  1. Marlos, obrigado por presentear aso colegas com este brilhante tutorial. Já uso os serviços da Bireme e acho fundamental a pesquisas científicas.
    Parabéns e eja bem vindo ao movimento Odontologia na Internet

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos !!! Sucesso com seus Projetos. Pode contar sempre com o nosso BLOG.

    ResponderExcluir
  3. Grd Marlos, eu fiz na época da graduaçao um curso sobre pesquisa em banco de dados da birene.
    Mas vale relembrar e parabenizá-lo pela iniciativa!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Rivaldo !!! Que nossos colegas usem esta poderosa ferramenta de pesquisa !!!

    ResponderExcluir
  5. Boa Marlos,, estes dias eu tava louco atras de uns artigos,,, ja mudei o tema da monografia umas 2 x.. mas ´´e por ai o caminho...
    estas bibliotecas virtuais tem bastante coisa,
    e força ai , pra levar as informaçoes pra todos os cantos do mundo.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Tbonatto !!! A BIREME é uma ferramenta que temos a nosso favor, possui convênios com inumeras Bibliotecas de Universidades Brasileiras, como USP, UFMG, etc. Conto sempre com sua participação no nosso BLOG. E estou "correndo" atrás de novidades para por no nosso BLOG !!!

    Abraços,
    Marlos

    ResponderExcluir
  7. Muito legal seu post de utilidade pública. Há um tempo atrás (alguns anos) lembro-me de ir até a rua Botucatu na Unifesp buscar artigos na biblioteca da Bireme que têm endereço físico e não só virtual! Os tempos mudam e a facilidade para se fazer pesquisas hoje é muito maior! Só de pensar que os professores davam aulas em projetores e transparências, e aqueles carrosséis que enroscavam os slides e depois o power point mudou tudo isto! Hoje temos o mundo através de um clic de botão! Valorizemos a modernidade!

    ResponderExcluir
  8. Realmente Alexandre !!! Temos hoje facilidades que a poucos anos atrás duvidariamos que um dia estivesse a nossa disposição no conforto do nosso lar !!!

    ResponderExcluir

Participe !