ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR NO PACIENTE ADULTO

terça-feira, 11 de março de 2014

TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR NO PACIENTE ADULTO





Neste artigo de 2008, publicado pela Revista OrtodontiaSPO, pelos autores ALEXANDRE DE ALBUQUERQUE FRANCO, CARLOS EDUARDO CÉSAR D’ABREU, FLÁVIA FARIAS DE SANTANA, LUCIA HELENA SOARES CEVIDANES; do curso de Especialização em Ortodontia-Ortopedia Facial da ABO-SE e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, University of North Carolina, Chapel Hill. Discute e estabelece critérios sobre a etiologia, diagnóstico e tratamento ortodôntico da mordida cruzada anterior em adultos, bem como apresenta e discute um caso clínico de uma paciente com 33 anos de idade, tratada ortodonticamente por meio de aparelho corretivo.

O tratamento odontológico em pacientes adultos tem alcançado grande repercussão nas publicações da última década. Isso reflete por um lado o trabalho de conscientização da classe odontológica em busca de soluções bem planejadas e estáveis ou pelo menos mais duradouras, e por outro uma cultura mais difundida e valorizada pela população, que busca incessantemente qualidade de vida.

A procura de correção de más-oclusões tem sido quantificada em pacientes adultos como parte integrante de uma reabilitação bucal decorrente de uma exigência estética e funcional, dentre elas a mordida cruzada anterior que ocasionalmenteé observada na dentadura adulta.

A mordida cruzada anterior é caracterizada pela alteraçãona relação vestíbulo lingual no posicionamento dos incisivos superiores e inferiores, podendo envolver um ou mais elementos em cada arco dentário, além de geralmente interferir nos processos normais de crescimento e desenvolvimento facial e dos arcos dentários, devendo ser tratada precocemente. Um diagnóstico acurado da mordida cruzada anterior em adultos não deve ficar dissociado dos registros da anamnese, em virtude de fatores etiológicos, como os hábitos bucais deletérios e histórico de trauma em idade precoce, apresentarem íntima relação com as posições finais que os incisivos permanentes ocupam nos arcos dentários.

O tratamento ortodôntico da mordida cruzada anterior em pacientes adultos geralmente é mais desafiador, requerendo uma maior habilidade profissional, já que são esperadas respostas reparadoras mais lentas, frente à aplicação de forças leves e contínuas. Ademais, desde que os objetivos da terapêutica seja o alcance de um perfil facial harmônico, além de uma oclusão morfológica e funcional balanceadas, as alterações no perfil alcançam um importante papel na avaliação dos efeitos do tratamento. Poderia-se dizer que devido à fácil identificação de um perfil côncavo em casos de mordida cruzada anterior, os pacientes “agonizam” com problemas psicossociais desde a infância, o que torna a melhora da estética facial uma das principais razões para a procura do tratamento.

A mordida cruzada anterior é classificada pela estrutura em que se encontra a discrepância. Dento alveolar, cujas alterações estão relacionadas aos dentes e ao osso alveolar, estando as bases ósseas bem relacionadas; esquelética, que é caracterizada por discrepâncias entre as bases ósseas, envolvendo também assimetria ou crescimento anormal de qualquer osso do crânio ou da face; e a funcional, onde a causa principal são anomalias que levam ao desvio da função normal da musculatura. Considerara mordida cruzada anterior como indicador único damá-oclusão de Classe III de Angle é errôneo, uma vez que podeestar presente na Classe I e Classe II de Angle.

De modo geral, a abordagem da mordida cruzada anterior é favorecida quando diagnosticada pelo cirurgião-dentista precocemente, obtendo-se melhores mudanças dento esqueléticas comparadas a um tratamento tardio. Estudos relatam que a mordida cruzada anterior na dentadura decídua pode se autocorrigir durante o estágio de transição para adentadura mista precoce, por meio da supressão do hábito parafuncional, do posicionamento da mandíbula mais posteriormente, ausência de dentes supranumerários, dentre outros. Entretanto, para alguns pesquisadores, a mordida cruzada anterior na fase da dentadura decídua raramente se autocorrige, podendo se estabelecer de forma mais severa na dentadura permanente.

Nenhuma fórmula única de tratamento é adequada paratodos os pacientes adultos; pois muitas vezes eles apresentam problemas que envolvem outras áreas da Odontologia, além da Ortodontia. Autores realizaram um tratamento combinado ortodôntico-reabilitador em uma paciente com mordida cruzada anterior dos incisivos centrais e agenesiados incisivos laterais. A terapêutica consistiu na distalização dos caninos e descruzamento dos incisivos centrais obtendo conseqüentemente a abertura dos espaços para a reabilitação protética. Outros autores descreveram um caso clínico com tratamento combinado endodôntico-cirúrgico-ortodôntico deum incisivo lateral superior fusionado ao supranumerário em mordida cruzada e um canino impactado. Neste caso, a terapia endodôntica foi realizada no incisivo lateral e no supranumerário fusionado e, posteriormente, a anatomia do lateral foi restabelecida por meio da hemisecção com o supranumerário. Em seguida foi realizado o tratamento cirúrgico-ortodôntico para o tracionamento do canino impactado e a correção damordida cruzada anterior entre os remanescentes. Os autores afirmaram que o tratamento combinado endodôntico-cirúrgico-ortodôntico é ideal quando necessário.


CONCLUSÃO

A partir da opinião dos diferentes autores consultados, pôde-se observar que a mordida cruzada anterior apresenta etiologia multifatorial como o comprimento inadequado do arco, dentes supranumerários, retenção de dentes ou de raiz decídua, desvio do germe permanente por meio de trauma nos dentes decíduos anteriores, trauma ósseo impedindo o crescimento, deslocamento mandibular funcional prolongado.

O diagnóstico da mordida cruzada anterior se dentária, funcional ou esquelética deve ser obtido a partir dos dados da anamnese, exame clínico, telerradiografia lateral e manipulação do paciente em relação cêntrica.

O tratamento da mordida cruzada anterior no paciente adulto, requer uma movimentação dentária minuciosa, com forças leves e contínuas, por meio de compensações dentoalveolares(camuflagem ortodôntica) ou integrado à Cirurgia Ortognática.


Link do artigo na integra via RevistaSPO:

Um comentário:

  1. Adorei esse artigo! Além de explicativo, esclareceu todas as minhas dúvidas sobre o tratamento da mordida cruzada anterior. Tenho 18 anos e possuo esse tipo de mordida. No meu caso, o tratamento a ser realizado será a cirurgia ortognática. Estou muito animada com esse tratamento cirúrgico que para a minha felicidade, será realizado neste mesmo ano de 2011! Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir

Participe !