ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Riscos e complicações do tratamento ortodôntico

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Riscos e complicações do tratamento ortodôntico




Neste artigo de 2006, publicado Hong Kong Dental Journal, pelos autores Paul Yun-Wah Lau; Ricky Wing-Kit Wong; da Faculty of Dentistry, The University of Hong Kong, Hong Kong; Mostra os cuidados queo paciente deve tomar e os problemas que o tratamento Ortodontico pode ocasionar.

O tratamento ortodôntico pode melhorar a mastigação, fonação e aparência, assim como a saúde geral do paciente, devolvendo-lhe conforto e auto-estima. No entanto, como muitas outras intervenções, o tratamento ortodôntico tem riscos inerentes e complicações. Assim, se a correção da má oclusão deve ser de benefício, as vantagens que ele oferece deve sobrepor-se qualquer possíveis danos. É também importante para a implementação de risco procedimentos de controle durante e após o tratamento ortodôntico.

Os aspectos psicológicos do tratamento ortodôntico deve ser dada a devida atenção e não deve ser negligenciado. A seleção de pacientes sempre desempenha um papel vital na minimização dos riscos. Além disso, os clínicos devem estar atentos em avaliar e monitorar cada aspecto do paciente durante o tratamento ortodôntico e após o tratamento, para atingir um resultado sem intercorrências, segura e com êxito final.

As medidas preventivas para minimizar os danos incluem: seleção de pacientes, instrução de higiene oral intensiva e monitoramento e educação alimentar. Em cada visita, a higiene oral e educação alimentar deve ser reforçada. Em cada consulta, é crucial inspecionar os dentes para evitar pontos desmineralizada. Indica os pacientes o uso diário de 0,05% enxaguatório a base de fluoreto de sódio, a ocorrência de cárie diminui. Limpeza profissional de dentes também é recomendada se o paciente não atingir higiene oral satisfatória. Em casos graves e como último recurso, a remção do aparelho pode ser obrigado, para limitar os danos.

Danificar o esmalte mais comumente ocorre por contato oclusal com os braquetes ortodônticos, sendo pior, com cerâmica, metal, e policarbonato (nessa ordem). Quando a colocação dos aparelhos, o extremo cuidado é necessário para evitar contato direto entre os bráquetes e o dentes oponentes. A borda incisal dos 06 dentes anteriores superiores e as cúspides vestibulares dos dentes superiores posteriores são freqüentemente afetados. Se o contato directo entre braquete ortodôntico do dente é inevitável, então os outros dentes devem compartilhar a carga corretamente na oclusão.

Estudos utilizando técnicas radiorespirometrica indicam que as forças ortodônticas podem causar uma depressão do oxigênio dentro das células da polpa. Distúrbios na circulação da polpa são mais graves quando uma maior força é usada e quando a força é aplicada por um período mais tempo. A aplicação de força contínua numa coroa de um dente irá produzir uma leve e transitória resposta inflamatória na polpa. Algum grau de pulpite é, portanto, de se esperar com movimento ortodontico, mas geralmente é reversível ou transitória e não tem nenhum significado a longo prazo. Embora raramente leve à perda de vitalidade, pode haver um aumento de pulpite em dentes previamente traumatizado por aparelhos fixos. Deste modo, particularmente com os dentes traumatizados, os dentes devem ter teste de vitalidade para ser monitorizada a cada 3 meses. Embora existam relatos de necrose pulpar depois da terapia ortodôntica, são muito poucas a comparação com o número de pacientes que diariamente passam por tratamento ortodôntico.

Há um risco na remoção do material de colagem após descolagem, ocorre aumento da temperatura no local e pode resultar em danos polpa. Temperaturas de 46-50 ° C por 30 segundos diminui a circulação e pode levar a trombose. Água ou ar devem, portanto, ser utilizado como um resfriador.
Algum grau de reabsorção radicular externa inevitavelmente está associada ao tratamento com aparelho fixo, embora a sua extensão seja imprevisível. A tendência de reabsorção de raiz é maior na dentição, envolvendo agenesia dental, invaginações, taurodontismo e formas de raiz. Outros preditores incluem: anômalia dos incisivos laterais, bem como a morfologia anormal dq raiz dos incisivos e pré-molares. A reabsorção pode ocorrer na superfície apical e lateral das raizes, as radiografias apenas revelam um grau de reabsorção apical. Em muitos casos as reabsorções podem ser clinicamente significativamente evidentes ou visualizadas por radiografia de rotina, mas alterações microscópicas de superfície, no entanto, são susceptíveis de ter ocorrido. Ketcham constatou que os incisivos superiores são mais acometidos do que os outros dentes. Outros alegão de que incisivos inferiores são mais passíveis de reabsorção que os superiores. As raizes vestibulares dos primeiros pré-molares e molares superiores também apresentam freqüentes reabsorções radiculares. O grau de reabsorção radicular é geralmente menor que 2 mm, mas pode ser mais ampla. Mesmo idiopática a reabsorção radicular pode ocorrer. No entanto reabsorção, raramente compromete a longevidade dos dentes.

Os Aparelhos fixos propiciam uma higiene oral difícil, mesmo para o a maioria dos pacientes motivados, e quase todos eles possuem algum grau de inflamação gengival. Inchasso gengival, Seqüelas, e recessão gengival são comuns em decorrencias de procedimentos ortodônticos. Alterações inflamatórias (particularmente o sangramento) são freqüentemente observada mesmo em pacientes ortodônticos com excelentes hábitos de limpeza. As áreas interproximais geralmente são mais afetadas do que as áreas frontais, e dentes posteriores mais de dentes anteriores. Sinais de inflamação diminuem rapidamente após a remoção do aparelho ortodôntico.
Irritação aos materiais dos aparelhos são responsáveis pela reações de hipersensibilidade e pode implicar com a libertação de alérgenos conhecidos, tais como níquel, cromo e cobalto. Outros alérgenos são componentes catalisadores químicos em materiais de colagem, o frio dos acrílicos , ou em componente do látex. Gjerdet et al encontraram uma liberação significativa de níquel e ferro na saliva de pacientes apenas após a colocação de aparelhos fixos. No entanto, não houve diferença significativa do níquel ou as concentrações de ferro entre os controles e paciente no quais possuiam aparelhos após semanas. O significado clínico da liberação de níquel é ainda incerto, mas deve ser considerada em pacientes sensíveis. Alguns doentes têm alergia grave ao látex causadas por elásticos ou luvas dos operadores.

Lacerações na mucosa oral e na gengiva pode apresentar como ulceração ou hiperplasias. Ocorrem freqüentemente durante o tratamento ou entre as sessões por causa de arco, suportes e bandas, e muito especialmente quando trechos sem suporte dentario causa descanso fio contra os lábios. Excesso de atividades musculares da bochecha ou língua pode funcionar como gatilhos. O uso de cera dental sobre o suporte pode reduzir o trauma e desconforto, como tubo com arco sem suporte. Cuidadoso do arredondamento das bordas do aparelho pode ser útil.

Na literatura, muita atenção foi centrada sobre a relação entre disfunção temporomandibular (DTM) e tratamento ortodôntico. Embora DTM é comum na população em geral, independentemente do tratamento ortodontico, não há nenhuma evidência para apoiar a teoria de que tratamento ortodôntico com DTM possuem causas ou curas. Além disso, pacientes ortodônticos não têm uma chance maior de desenvolvimento de DTM que a população geral. Assim, acredita-se que não há relação direta entre os dois. No entanto, DTMs pré-existentes devem ser informadas, e o paciente informado que o tratamento não pode melhorar previsivelmente a sua condição e que alguns sofram sintomas os observam aumentarem. Sempre que os pacientes experimentam sintomas durante o tratamento, a abordagem padrão para avaliação da DTM devem ser tomadas. O tratamento conservador deve ser dirigido a eliminar o desconforto, desarmonia oclusal e ruídos articulares para tranquilizar o paciente. Outras formas de tratamento padrão (por exemplo, dieta macia, exercícios mandibulares) também podem ser indicados.

Pacientes com risco de endocardite devem ser tratados em conformidade com as orientações adequadas e em consulta com um cardiologista. A higiene bucal é essencial, e deve ser conjugada com cobertura antibiótica para procedimentos invasivos tais como extrações, a separação, a colocação de banda, e remoção de banda. Colagem acessórios são utilizados em todos os dentes não tem a necessidade de cobertura antibiótica contra bacteremia que de ser causada pela introdução de ambos os separadores e colocação de banda e de remoção. Isso também reduz a o risco da placa bacteriana indesejadas em áreas estagnadas. Para minimizar bacteriana o uso de clorexidina tem sido defendida antes de qualquer tratamento e, em alguns casos mesmo dia.

Existem várias fontes para a lesão iatrogénica devido ao tratamento ortodôntico. Quando adequadamente é realizado, danos graves são muito raros. A maior vantagem é que poderão resultar do tratamento das más oclusões severas. Os indivíduos devem ser avaliada para fatores de risco. Raramente, toda tentativa de se corrigir uma maloclusão pode deixar o paciente pior do que antes tratamento. A boa prática clínica, cuidado com a seleção de pacientes, e uma boa cooperação e compreensão entre todas as partes são pré-requisitos para minimizar danos aos tecidos.


Link do artigo na integra va Orthofree:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !