Neste artigo de 2008, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Seon-A Lim; Jung-Yul Cha; Chung-Ju Hwang; do Department of Orthodontics, College of Dentistry, Yonsei University, Seoul, Corea do Sul; Mostra um estudo interessante sobre as variações na forma do Mini implante Ortodontico e seus efeitos no torque durante a inserção.
Para determinar a variação no torque de inserção de mini parafusos ortodônticos de acordo com o comprimento do parafuso, diâmetro e forma.
O torque máximo de inserção (MIT) foi medido utilizando um torque testador, a uma velocidade constante de 3 rotações por minuto. Mini implantes do tipo cilíndrico e cônico (Biomateriais Coréia Inc, Seul, Coréia), com diferentes comprimentos, diâmetros e alturas foram testados.
Os resultados mostraram que o torque de inserção aumentou significativamente com o aumento do comprimento do parafuso comprimento. Em especial, houve um aumento significativo no torque com o aumento do comprimento e diâmetro do parafuso. Uma análise do torque de inserção de série nos mini pafuos revelou que o parafuso do tipo cilíndrico possuir torque de inserção muito maior na rosca incompleta, enquanto que o parafuso do tipo conico mostrou um torque de inserção muito maior na parte final da inclinação a rosca. O torque de inserção foi afetado pelo diâmetro externo, comprimento e forma, nessa ordem.
O aumento no diâmetro do parafuso pode eficientemente reforçar a estabilidade inicial do mini parafuso, mas a proximidade da raiz no local de implantação deve ser considerada.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !