ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Uma ferramenta para Simulação de Tratamento Ortodôntico

quinta-feira, 4 de março de 2010

Uma ferramenta para Simulação de Tratamento Ortodôntico






Neste artigo publicado pelos autores Maria Andréia F. Rodrigues, Rafael G. Barbosa, Milton E.B. Neto; Isabel M.M.P.Ribeiro; do Centro de Ciências Tecnológicas Universidade de Fortaleza – UNIFOR e do Centro de Ciências da Saúde Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará; Mostra um exemplo de software que ajuda a traçar um planejamento ortodontico dando suporte e informações mais precisa tanto ao profissional como ao paciente.

Uma ferramenta interativa para treinamento via computador, destinada a utilização em Ortodontia com o intuito de dar a estudantes e profissionais experientes informações necessárias e que precisam para prever os resultados do tratamento ortodôntico, seria desejada.

Normalmente, o planejamento do tratamento e a escolha de um modelo de aparelho adequado são baseadas exclusivamente na experiência do clínico, e a maioria dos ortodontistas trabalham numa base de tentativa e erro, estimando-se um "ideal" que a condição de carga pode levar a um movimento do dente preciso e objetivo. Portanto, o ortodontista e o paciente tem uma forte necessidade de um método que lhes permita calcular imagens realistas dos dentes esperada e o posicionamento para, desta forma, contornar siuações inesperadas que eventualmente possam ocorrer na prática.

Neste papel os autores apresentam uma ferramenta de simulação de tratamento ortodôntico. O estudo começa com um experimento ortodôntico. Baseado nos dados fornecidos por esta experiência, o sistema gera estruturas anatômicas apartir de traçados digitalizados, modelos dentais, Raios-X e registros fotográficos.

Em particular esta ferramenta, investiga as diferentes formas de abordagens para assim encontrar uma solução aproximada. A ferramenta morphing produz o contorno dos tecidos moles e de difícil movimentos detes tecidos para simular as mudanças, de forma que o arco dentário executa. Isso dá a ambos, o ortodontista e o paciente à liberdade de explorar e verificar na prática a evolução temporal do tratamento planejado.


Link do artigo na integra via sbc:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !