ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Braquetes auto-ligáveis em Ortodontia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Braquetes auto-ligáveis em Ortodontia


Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Padhraig S. Fleming; Ama Johal; do Fleming, Department of Orthodontics, Royal London Dental Institute, Whitechapel, Londres. Mostra uma pequisa realizada com os braquetes auto-ligáveis.

Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar as diferenças clínicas em relação à utilização dos braquetes auto-ligáveis em ortodontia.

Bases de dados eletrônicos foram pesquisados, sem restrições relativas à Status de publicação ou idioma da publicação foram utilizadas. Ensaios clínicos randomizados (ECR) e ensaios clínicos controlados (CCTs) investigaram a influência do tipo de braquete de alinhamento e sua eficiência, a experiência subjetiva da dor, taxa de falha de ligação, alterações dimensionais do arco, a taxa de fechamento de espaço ortodôntico, os resultados periodontais e reabsorção radicular foram a avaliados. Ambos os autores ficaram envolvidos na seleção do estudo, a avaliação de validade e na extração de dados. Os desacordos eram resolvidos por discussão.

Seis ECA e 11 CCTs foram identificados. Meta-análises da influência do tipo de braquete na experiência subjetiva da dor não conseguiram demonstrar uma vantagem significativa para qualquer tipo de aparelho. A análise estatística dos resultados dos outros eram inviáveis por causa do insuficiente desenho metodológico e desenhos heterogêneos.

As evidências nesta fase não foram suficientemente altas para mostrar a qualidade em relação ao uso de aparelhos ortodonticos fixos com braquetes auto-ligáveis em relação aos aparelhos de sistemas convencionais ou vice-versa.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !