ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com Dr. Michael B. Rogers Presidente da Associação Americana dos Ortodontistas - Parte 2

terça-feira, 13 de março de 2012

Entrevista com Dr. Michael B. Rogers Presidente da Associação Americana dos Ortodontistas - Parte 2






Dando continuidade, esta semana estamos compartilhando com os leitores do BLOG Ortodontia Contemporânea a segunda parte da entrevista concedida pelo Professor Dr. Michael B. Rogers, Presidente da Associação Americana dos Ortodontistas, Ortodontista Clinico, Professor do departamento de Ortodontia do Georgia Health Sciences University e Presidente do 112th AAO ANNUAL SESSION (Congresso Americano de Ortodontia) que este ano será realizado no Havaí, dos dias 4 a 8 de maio.
Marlos Loiola - A Ortodontia como ciência vem evoluindo a passos largos. Principalmente com relação a utilização de imagens geradas a partir de Tomografias Computadorizadas, Fios ortodonticos super elásticos, Biomecânica de baixo atrito,  Sistemas voltados a ancoragem máxima, entre outras técnicas. Como os Ortodontistas Americanos estão convivendo com todos estes novos recursos e possibilidades?
Dr. Michael Rogers - O ortodontista de hoje certamente não é o ortodontista dos nossos pais. Quando eu comecei a minha prática há 38 anos, eu basicamente só tinha uma opção de tratamento e bandas em todos os dentes. Aparelhos extra-bucais foram amplamente usados em vez de aparelhos como o Herbst, e mais dentes foram extraídos em comparação aos dias de hoje.
As mudanças que você observa, nos passaram para uma nova era onde podemos diagnosticar melhor através de computadores, aumentar a velocidade de tratamento e de duração do tempo entre as consultas por causa da "era espacial" dos fios, e a possibilidade de alterar os resultados através de TADS (Dispositivos de Ancoragem Temporária). Nossos consultórios estão ainda mais eficientes por causa da tecnologia.
Marlos Loiola - O periódico cientifico mais respeitado da Ortodontia Mundial é o AJO-DO, que pertence a AAO. Como vocês tem visto as pesquisas publicadas por Ortodontistas e Pesquisadores Brasileiros nesta revista?
Dr. Michael Rogers - Tenho visto muitos pesquisadores brasileiros publicados no American Journal of Ortodonthics and Dentofacial Ortopedics (AJO-DO). De fato, nosso editor, Dr. Vincent G.Kokich, gentilmente forneceu as seguintes informações:
Em 2011, pela primeira vez, o número de submissões de artigos científicos para o AJO-DO do Brasil foi maior que a dos EUA. Na verdade, o número de manuscritos submetidos por autores do Brasil foi maior do que qualquer outro país.
Os cinco principais países em termos de submissões de artigos para o AJO-DO em 2011 foram:
• Brasil - 174
• Estados Unidos - 134
• Índia - 92
• China - 54
• Turquia - 54
Marlos Loiola - Eu acompanho e sigo a  Associação Americana dos Ortodontistas em varias mídias sociais como o Facebook e Twitter. Inclusive gosto dos filmes institucionais que vocês produzem. O que o senhor acha da inserção do Ortodontista e das entidades ligadas a Ortodontia, no universo virtual. Como usar estes novos recursos em prol do crescimento e relacionamento institucional (Associação) e pessoal (inter-Profissional)?
Dr. Michael Rogers - A AAO já percebe a importância da Internet para atingir os nossos membros, especialmente os nossos membros mais jovens, e ao público.
Temos agora uma equipe dedicada a postar no Facebook e no Twitter. Nosso Programa de Conscientização do Consumidor leva os pacientes ao nosso novo website MyLifeMySmile.org. Se uma organização ou uma clínica privada quer prosperar no mundo contemporâneo cibernético, ela deverá estar conectada com a internet!



Link da Associação Americana dos Ortodontistas:

Link do site Associação Americana dos Ortodontistas voltado para o publico em geral:
http://www.mylifemysmile.org/

Link do Congresso Americano de Ortodontia no Havaí:
http://aao.hawaiiconvention.com/
Link da Clinica do Dr. Michael Rogers:
http://smilesinmotion.com/

2 comentários:

  1. Sensacional a entrevista, e grande revelação esta de que os brasileiros estão mandando mais trabalhos para submissão do os próprios ortodontistas americanos!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rodrigo, os pesquisadores brasileiros em 1º lugar no ranking da revista cientifica mais respeitada do mundo. Parabéns a todos !!!

    ResponderExcluir

Participe !