
domingo, 31 de outubro de 2010
Pensamento da Semana

terça-feira, 26 de outubro de 2010
Essix® Clear Aligner
Neste congresso da SPO 2010, tivemos a oportunidade de conhecer mais alguns sistemas de ortodontia por alinhadores "invisíveis".
Uma outra proposta é dada pelo sistema Essix. Este sistema não tem a intenção de concorrer com o Invisalign (dito isso no credenciamento e visto no treinamento), mas de ser uma opção mais viável para pequenos movimentos dentários e, aos meus olhos, um complemento indispensável para os que trabalham com o sistema da Align Tecnology.
Utilizando um alinhador termoplastico semelhante aos outros sistemas, mas baseado no binômio Bolha/Abaulamento, dispensa os setups do clear Aligner, mas perde em previsibilidade. É criado uma bolha no lado para o qual o dente será movimentado e um abaulamento no ponto escolhido pelo ortodontista para a aplicação da força. O dente se movimentará para o espaço criado (bolha).
Claro que necessita de todas as indicações para os pequenos movimentos dentários.
A ORTODONTIA NÃO MUDA COM OS ALINHADORES INVISÍVEIS. A forma como se aplica a força para a movimentação dentária induzida é que muda. Apenas isso.
O que diz o fabricante:
Essix® Clear Aligner é o que existe de mais moderno e estético em ortodontia para pequenos movimentos e retenção. Sua transparência e encaixe perfeitos garantem que fique imperceptível na boca de seus pacientes e não atrapalhe a fala. Sua técnica também proporciona maior agilidade e muito mais lucratividade.
Seu exclusivo material de última geração tem total transparência e precisão, aceitando repetidas ativações realizadas com alicates especiais aquecidos. Além disso, o processo de confecção dos alinhadores pode ser feito no próprio consultório, proporcionando ao dentista o controle constante sobre o tratamento, com total independência do laboratório.
Essix® Clear Aligner é uma opção ortodôntica totalmente transparente, proporcionando um ótimo resultado e total estética.
Diferente dos alinhadores transparentes disponíveis no mercado, o sistema possibilita que o ortodontista tenha total controle sobre a produção do aparelho, propiciando maior agilidade no tratamento, menores custos, e total estética ao paciente.
O processo de confecção dos alinhadores pode ser feito no próprio consultório, proporcionando ao dentista total independência do laboratório.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dia do Cirurgião-Dentista no Brasil
domingo, 24 de outubro de 2010
Pensamento da Semana
sábado, 23 de outubro de 2010
Econtro com Amigos durante o SPO 2010
----------------------------------------------------------------------------
GEORTO - SPO 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Cirurgia Ortognática - SPO 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Lançamentos na Literatura Cientifica - SPO 2010
Link da Editora Dental Press:
http://www.dentalcompras.com.br/lancamentos/ortodontiaclinicaebiomecanica.html
----------------------------------------------------------------------------
Dr. Mauricio Accorsi
-----------------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Tratamento da Classe II - SPO-2010
Gostei muito também da aula que a professora Dra. Marise Cabrera, que mostrou a eficiência e a evolução do Carriere Distalizer, distalizador que quando bem indicado proporciona ótimos resultados, foi demonstrado todo protocolo de instalação e mostrado casos clínicos. Numa conversa com o Prof. Dr. Adriano Marotta da UNESP durante o congresso, que conhece e pesquisou também este distalizador. Deu ótimas referências sobre este recurso que quando bem indicado e aplicado pode ser um metodo a ser utilizado na resolução da Classe II.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Diagnóstico 3D em Ortodontia - SPO 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Inicio do SPO 2010
Inicio do SPO 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
SPO- Final
Grande final do SPO 2010 com o professor Capeloza. Auditório principal lotado.
Esperamos que nossos amigos que não puderam vir neste ano tenha tido uma boa impressão do maior congresso de ortodontia do mundo.
Tentamos postar ao vivo, por dispositivo móvel, abdicando da qualidade e incorporando atualização e inovação.
A partir de amanhã voltaremos às postagens dos resumos de artigos, como fazemos sempre.
Obrigado a todos !!!
Dr. Marlos Loiola, à noite, no hotel, blogando...
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Tratamento da classe III com mini placas
Marlos Loiola e Marcos Oliva
SPO - Segundo dia
Marlos Loiola
SPO - Clear Align
Historia da Ortodontia - Dr. James A. McNamara

quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Fim do primeiro dia
Mas a qualidade nem sempre nos faz feliz. Desculpem-nos os fãs, mas terminar o dia vendo Wando no Bar Brahma é mesmo fim de dia.
Para mostrar a nossa faceta "briegas" vou postar uma foto do fim de dia em São Paulo.
Um abraço a todos os nossas amigos leitores e todos do GEORTO.
GEORTO NO BAR BRAHMA ( Ipiranga x São João ).
Marlos Loiola e Wendel Shibasaki
SPO- CELESTINO
Marlos Loiola e Wendel Shibasaki
Desculpe a qualidade da foto. Trata-se de foto por celular.
SPO- Weber Ursi
Dr. Marlos Loiola e Dr. Weber Ursi
SPO - Weber Ursi
No auditório 9 do anhembi, lotado, aguardamos as considerações deste renomado professor.
Chegada ao Anhembi
Da esquerda para a direita: Dr. Rodrigo Ravazzi, Dr. Marlos Loiola, Dr. Adson Pires e Dr. Virgílio Ferraz.
SPO 2010
É com muita satisfação que estamos acompanhando a realização de um dos maiores e mais importantes eventos da ortodontia Brasileira: O congresso da SPO.
Tentaremos, nestes próximos dias, compartilhar esta oportunidade com todos vocês e postaremos "ao vivo", diretamente do Anhembi, com todas as mais relevantes novidades e curiosidades. Possivelmente haverá mais de uma postagem por dia, alterando o formato original do blog, mas ganharemos em informação, inclusive aos que estão participando do congresso.
As postagens serão feitas por dispositivo móvel, o que pode comprometer a formatação. Esperamos que nos perdoem por eventuais erros. O espirito é de compartilhamento.
Um abraço a todos!
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Estética em Ortodontia: seis linhas horizontais do sorriso
A análise do sorriso é uma importante etapa para o diagnóstico, planejamento, tratamento e prognóstico de qualquer tratamento odontológico envolvido com objetivos estéticos. A avaliação das características intrínsecas do sorriso é um procedimento necessário para que se possa atuar de forma consistente nos tratamentos ortodônticos, necessitando para isso que sejam reconhecidos os componentes e os fatores que interferem nessas características.




O conhecimento das características intrínsecas do sorriso auxilia a percepção estética desse. Saber avaliar o sorriso de cada paciente garante ao profissional a possibilidade de enxergar o que precisa ser feito, o que pode ser feito e o que deve ser aceito. Em outras palavras, saber interpretar as nuances do sorriso dá a cada ortodontista a oportunidade de atuar de forma consciente na estética bucal dos seus pacientes, permitindo que o diagnóstico esteja integrado com o prognóstico, dando uma visão realista dos resultados que podem ser obtidos. Nessa perspectiva, as seis linhas horizontais do sorriso vêm ao encontro desse propósito, uma vez que a análise dessas linhas facilita o entendimento das características intrínsecas do sorriso e traz para cada profissional uma melhor visão das suas chances de sucesso. Entretanto, sabemos que, na avaliação do sorriso, não é suficiente a observação apenas dessas seis linhas, muitos outros fatores também devem ser levados em consideração. Corredor bucal; quantidade de dentes expostos no sorriso; análise facial frontal, oblíqua e de perfil; e a relação entre a posição de repouso e fala com o sorriso são fatores que também devem ser observados para um melhor diagnóstico da estética bucal. Embora esses componentes não tenham sido analisados nesse trabalho, não devem ser ignorados, pois, junto com as seis linhas, permitirão uma ampla observação do sorriso, facilitando a sua compreensão e possibilidades de tratamento.
Link do artigo na Integra via Scielo:
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
A importância da tomografia computadorizada volumétrica no diagnóstico e planejamento ortodôntico de dentes inclusos
Artigo de 2009, publicado pela Revista Gaúcha de Odontologia, pelos autores Mariana Martins e MARTINS, Maria Teresa de Andrade GOLDNER, Álvaro de Moraes MENDES, Alfredo Soares VEIGA, Tatiana Araújo de LIMA, Rúbens RAYMUNDO JÚNIOR teve como objetivo ilustrar, com caso clínico, a importância da tomografia volumétrica computadorizada no planejamento do tratamento de dentes inclusos, ressaltando como as condutas clínicas podem ser diferentes quando se avalia o mesmo paciente com exames bi ou tridimensionais.
A presença de dentes inclusos aumentam a complexidade do tratamento ortodôntico. Nestes casos, os primeiros exames complementares solicitados, geralmente, são as radiografias panorâmicas e periapicais. Porém, estes exames são bidimensionais e muitas vezes fornecem informações limitadas a respeito da real posição do dente impactado e da condição em que este se encontra. Muitas vezes, podem apresentar dilacerações e reabsorções imperceptíveis nos exames tradicionais.
A tomografia volumétrica computadorizada é uma ferramenta de diagnóstico essencial para os casos de dentes inclusos, pois fornece a localização precisa deste elemento e dos dentes e estruturas adjacentes. Permite um planejamento mais seguro e preciso com relação à movimentação ortodôntica, além de fornecer importantes informações da condição radicular
O caso apresentado refere-se a uma dentição mista de uma criança de oito anos e oito meses, do sexo masculino, que apresenta os elementos 11 e 12 inclusos, elemento supranumerário conóide na região do 11, sobremordida e sobressaliência normais, leve apinhamento ântero-inferior erelação molar de classe I.Inicialmente foi realizado a extração do supranumerário e após um ano de acompanhamento não houve melhora da posição dos incisivos. O planejamento baseado no exame radiográfico panorâmico seria a exposição cirúrgica do 11 e o tracionamento deste elemento para, posteriormente ao posicionamento deste dente, realizar a exposição e tracionamento do 12.


LINK: http://www.revistargo.com.br/viewarticle.php?id=1545&layout=abstract
OBS: Após acessar o LINK ir ao final da página e solicitar PDF.

Marcos Oliva
Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia BMF
marcosandradeoliva@hotmail.com
domingo, 10 de outubro de 2010
17º Congresso Brasileiro de Ortodontia SPO2010

Pensamento da Semana

Josh Billings
1818 - 1885
Link sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Josh_Billings
terça-feira, 5 de outubro de 2010
FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR
Os dentes mais comumente impactados são os terceiros molares, pois são os últimos dentes a irrupcionar. A remoção cirúrgica dos terceiros molares impactados, por vezes, resulta em considerável dor, edema e trismo. Sendo assim, em decorrência das alterações que o indivíduo no pós-operatório é submetido, como a redução da mobilidade articular, dor e possíveis alterações circulatórias, faz-se necessário a análise da intervenção fisioterapêutica imediatamente após a cirurgia com a finalidade de efetivar a reabilitação para que o mesmo retorne para as suas atividades de vida diária o mais rápido e com o mínimo de seqüelas possíveis, trazendo melhores resultados para este.
Ao proporcionar crioterapia e manobras de energia muscular, consegue-se afetar positivamente estas manifestações clínicas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a efetividade do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório de exodontia de terceiro molar. A amostra contou com um indivíduo submetido à exodontia de terceiro molar, 37 anos, sexo masculino. O tratamento constou de 3 atendimentos consecutivos com duração aproximada de 40 minutos. Aplicaram-se 20 minutos de crioterapia na região da face submetida à extração e 20 minutos de técnicas de energia muscular nos músculos masseter, pterigóideo medial e lateral, temporal, digástrico, esternocleidomastóide e trapézio, as quais proporcionaram a redução do edema e do quadro álgico e aumento da amplitude de movimento na musculatura acometida.
Os autores afirmam que no estudo apresentado, pôde-se observar a eficácia da fisioterapia no pós-operatório do paciente, de modo que o mesmo apresentou diminuição da dor e edema, e aumento da amplitude de movimento da boca. Os autores sugerem que a pesquisa seja refeita com maior número de participantes e um grupo controle, a fim de aumentar o valor científico deste estudo e comprovar a eficiência da fisioterapia nesta área.
LINK:
http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/08b/fernanda_viviana/ARTIGO.pdf
Artigo resumido por Marcos Oliva em cooperação ao Blog de Dr. Marlos Loiola.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Efeitos a curto prazo do tratamento produzido pelo aparelho Herbst na dentição mista
