ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Estética em Ortodontia: seis linhas horizontais do sorriso

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Estética em Ortodontia: seis linhas horizontais do sorriso

Neste artigo de 2010, publicado pelo Dental Press Journal Orthodontics, pelo autor Dr. Carlos Alexandre Câmara, Especialista em Ortodontia (FO-UERJ). Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial. Mostra um estudo bem detalhado de referências que determinam um sorriso ideal.

A análise do sorriso é uma importante etapa para o diagnóstico, planejamento, tratamento e prognóstico de qualquer tratamento odontológico envolvido com objetivos estéticos. A avaliação das características intrínsecas do sorriso é um procedimento necessário para que se possa atuar de forma consistente nos tratamentos ortodônticos, necessitando para isso que sejam reconhecidos os componentes e os fatores que interferem nessas características.


O objetivo desse trabalho é apresentar seis linhas horizontais do sorriso e a sua importância para a obtenção de resultados desejados nos tratamentos ortodônticos.



A análise das seis linhas horizontais do sorriso facilita o entendimento das características intrínsecasque interferem na estética bucal. Além disso, a harmonização dessas linhas traz paracada profissional uma maior chance de sucesso nos seus tratamentos que incluam objetivosestéticos.









O conhecimento das características intrínsecas do sorriso auxilia a percepção estética desse. Saber avaliar o sorriso de cada paciente garante ao profissional a possibilidade de enxergar o que precisa ser feito, o que pode ser feito e o que deve ser aceito. Em outras palavras, saber interpretar as nuances do sorriso dá a cada ortodontista a oportunidade de atuar de forma consciente na estética bucal dos seus pacientes, permitindo que o diagnóstico esteja integrado com o prognóstico, dando uma visão realista dos resultados que podem ser obtidos. Nessa perspectiva, as seis linhas horizontais do sorriso vêm ao encontro desse propósito, uma vez que a análise dessas linhas facilita o entendimento das características intrínsecas do sorriso e traz para cada profissional uma melhor visão das suas chances de sucesso. Entretanto, sabemos que, na avaliação do sorriso, não é suficiente a observação apenas dessas seis linhas, muitos outros fatores também devem ser levados em consideração. Corredor bucal; quantidade de dentes expostos no sorriso; análise facial frontal, oblíqua e de perfil; e a relação entre a posição de repouso e fala com o sorriso são fatores que também devem ser observados para um melhor diagnóstico da estética bucal. Embora esses componentes não tenham sido analisados nesse trabalho, não devem ser ignorados, pois, junto com as seis linhas, permitirão uma ampla observação do sorriso, facilitando a sua compreensão e possibilidades de tratamento.


Link do artigo na Integra via Scielo:

Um comentário:

Participe !