ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Invisalign®

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Invisalign®




O Invisalign é produzido pela Align Technology, a pedidos de alguns leitores postei informações retiradas do site da empresa.

Sobre Align Technology, Inc.

Align Technology, Inc., sediada em Santa Clara, California, foi fundada em Março de 1997 para desenvolver uma nova geração de produtos ortodônticos estéticos.

Invisalign, o principal produto da Align, combina a ciência ortodôntica com computação gráfica em 3-D e tecnologia de produção personalizada em massa. O Invisalign tem dois componentes principais: o ClinCheck e os Alinhadores. ClinCheck é a aplicação baseada na Internet que permite que os ortodontistas simulem o tratamento em 3-D através do modelamento dos estágios de movimentação dentária. Desenvolvido como uma alternativa para a terapia ortodôntica convencional de bráquetes, os Alinhadores Invisalign são praticamente indetectáveis, fáceis de usar e confortáveis.

Align já ganhou dois prémios industriais como resultado do desenho e da produçáo de Invisalign - o 2002 Medical Design Excellence Award e o 2001 Stereolithography Excellence Award. A tecnologia por trás do Invisalign é de última geração, mas o conceito científico por trás do uso uma série de aparelhos individualizados removíveis para tratar um caso do começo ao fim não é novo na ortodontia. Em 1945, Dr. Kesling foi o primeiro a descrever o conceito de movimentação dentária utilizando uma série de estágios planejados. Ele percebeu que o trabalho laboratorial seria muito grande e náo pode descrever como por a idéia em prática. O Dr. Kesling, entretanto, pode antever que um dia a tecnologia para tornar este tipo de tratamento possível estaria disponível.

Atualmente, a Align é um dos maiores fabricantes de produtos personalizados em massa do mundo. Mais de 100.000 pacientes iniciaram tratamento com o Invisalign, e mais de cinco milhões de alinhadores únicos foram produzidos

Estudos Clínicos A Align Technology conduziu diversos estudos clínicos privados e em universidades em todo os Estados Unidos antes de lançar Invisalign comercialmente. A Align iniciou novos estudos clínicos para expandir a aplicabilidade e determinar propriedades específicas dos alinhadores. Como resultado deste estudos, a média de aplicabilidade demonstrada por Invisalign expandiu-se significativamente. Abaixo estão alguns exemplos dos estudos em curso. (última atualização 17/09/03)

Estudos em UniversidadesUniversidade do Pacífico - Escola de Odontologia - A Align está trabalhando com a Universidade do Pacífico, para estudar de suaves a severas maloclusões incluindo extracão de pré-molares, mordidas abertas anteriores e rotaçáes severas. Como resultado, foi publicado um artigo na edição de Dezembro de 2001 do "Seminars in Ortodontics" entitulado, "Three-dimensional diagnçãosis and orthodontic treatment of complex malocclusions with the Invisalign appliance."

Universidade da Flórida - Align está trabalhando com a Universidade da Flórida, para conduzir alguns testes clínicos aleatórios para estudar os vários tipos de attachments para extrusáo, rotação e intrução de dentes para serem usados com aparelhos Invisalign. Um objetivo secundário do estudo a obteno de dados descritivos com relação a incidência de efeitos colaterais tais como cáries, inflamação gengival, reabsorção de raiz,e mudanças na articulação têmporo-mandibular, associadas ao uso de aparelhos Invisalign. Um resumo dos efeitos dos aparelhos Invisalign no tecido periodontal foi apresentado no encontro de 2003 da AADR/IADR

Universidade de Washington - Align está trabalhando com a Universidade de Washington para conduzir testes clínicos para estudar a eficácia de diferentes materiais e diferentes tempos de tratamento para Invisalign. Um resumo da frequência de ativação e rigidez dos aparelhos Invisalign foi apresentado no encontro de 2003 da AADR/IAD
Universidade de Ferrara, Itália - Align está conduzindo um levantamento clínico padronizado na Universidade de Ferrara para estudar a eficiência do uso de um material de alinhador, Exceed 40 (EX 40) no tratamento Invisalign e sua prevalência nos casos de acabamento de caso e correção durante tratamento. Dados associados a fatores de risco potencial com o uso de EX40 em relação a higiene oral, sensibilidade dentária, reabsorção radicular e desconforto da articulação têmporo-mandíbular será examinado.

Universidade de Tel Aviv - A Align está conduzindo testes clínicos na Universidade de Tel Aviv para medir mudanças de tensão ao longo do tempo com o uso dos Alinhadores e determinar as forças produzidas por essas tensões, e correlacionar as tensões e forças com os movimentos programados no aparelho.

Estudos em Clínicas Privadas, Estudo combinado de extração de pré-molares - Align está trabalhando com Ortodontistas para conduzir testes clínicos, avaliando o resultado em tratar casos de extração de pré-molares usando Invisalign em combinação com aparelhos

Estudos com Adolescentes - A Align está trabalhando com ortodontistas para conduzir testes clínicos aleatórios, avaliando os resultados de tratamentos de apinhamento Classe I e espaçamento de maloclusão em pacientes adolescentes, entre 12-18 anos usando Invisalign

Estudos de Acabamento de Caso - A Align está trabalhando com alguns ortodontistas para avaliar o uso de materiais mais espessos ao fim do tratamento e o uso de sobrecorreçães automatizadas para a redução de acabamento de casos. Um objetivo secundário desse estudo é para obter dados relativos aos tipos de posicionamento dentários que são requeridos para sobrecorreção e a quantidade de sobrecorreção que é requerida para atingir os resultados mostrados no estágio final do ClinCheck.

Estudo Tratamento virtual vs. Real - A Align está conduzindo um estudo de caso preliminar com a comparação do tratamento virtual Invisalign com os resultados reais do tratamento em cada estágio de alinhador. O objetivo é mensurar diferenças de localização dos dentes no tratamento virtual e real e analizar as movimentaçães ao longo do tratamento.

Estudo de novos attachments - A Align está trabalhando com alguns ortodontistas para a condução de testes clínicos para a avaliação de novos desenhos de attachments para a extrusão de incisivos, caninos e pré-molares, e rotação de caninos e pré-molares.

Perguntas Mais Frequentes

Qual é o custo de Invisalign®?
Como outros tipos de tratamentos ortodônticos, o custo de Invisalign® depende muito da complexidade do caso do paciente. O custo é geralmente mais caro que um aparelho tradicional, entretanto como Invisalign® não dita o que ortodontistas s cobram de seus clientes pelo tratamento, somos incapazes em informar um custo específico.

Invisalign® realmente funciona?

Sim. Tanto em pesquisas clínicas e em experiências ortodônticas pelo país afora, Invisalign® tem comprovado sua eficácia em alinhar ou endireitar dentes.

Para que tipos de caso Invisalign® funciona?

Invisalign® funciona para uma grande variedade de casos e que vem continuamente se expandindo. De fato, 60% dos pacientes podem ser tratados com Invisalign® quase todos, mas os casos mais severos podem ser tratados com uma certa combinação de tratamento por exemplo: aparelhos de metal para uma parte do tratamento e Invisalign® para o restante do tratamento. Além disso, como parte de nossa Pesquisa Clinica estamos testando frequentemente casos severos. Para ver se você é um candidato Invisalign®.

Quanto tempo leva o tratamento Invisalign®?

A média de tempo do tratamento Invisalign® está entre 12-18 meses. No entanto, como com aparelho convencional, o tempo de tratamento irá variar e em casos de data a completar, Invisalign® termina seus casos aproximadamente na mesmo tempo que aparelhos convencionais.

O que é Invisalign®?
Invisalign® é a nova maneira invisível para alinhar dentes sem aparelhos. Invisalign® usa uma série de alinhadores transparentes e removíveis para gradualmente alinhar dentes sem metal ou fios.

Como funciona Invisalign®?

Invisalign® usa tecnologia de imagem 3-D para descrever o plano completo do tratamento desde à posição inicial até a posição final desejada para produzir cada série de alinhadores "customizados". Cada "alinhador" move gradualmente os dentes e será usado por duas semanas que depois será substituído pelo próximo da série até o posição final ser alcançada.

Quais são os principais benefícios de Invisalign®?

Os principais benefícios de Invisalign®:
1.Invisalign® é praticamente invisível - você pode alinhar seus dentes sem ninguém saber.
2.Invisalign® é removível - você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento; você também pode fazer sua higiene bucal (escovar, fio dental) normalmente para manter uma boa higiene oral.

3.Invisalign® é comfortável - não há nenhum fio ou suporte de metal para causar irritação a boca. Além disso, sem metal e sem fios, significa que você gasta menos tempo na cadeira de seu ortodontista fazendo ajustes.

Invisalign® permite que você veja o plano virtual de seu próprio tratamento antes de começar - assim você pode ver como seus dentes alinhados serão quando seu tratamento estiver completo.

Do que são feitos os alinhadores?

Os alinhadores são feitos de plástico médico transparente que são praticamente invisíveis quando se está usando.

Qual a aparência dos alinhadores?

Os alinhadores são praticamente invisíveis e semelhantes à placas de clareamento de dentes, mas customizados com um melhor ajuste para mover os dentes. Alguns ortodontistas têm-se referido a eles como "lentes de contato para dentes."

Esta é uma nova maneira de alinhar os dentes?

Por anos, ortodontistas tem usado aplicações removíveis para casos limitados. Hoje, com a aplicação da tecnologia, Invisalign® trata uma escala bem maior de casos e com maior precisão.

Quanto tempo tem a empresa?


Align Technology, Inc., a empresa que produz os alinhadores Invisalign®, foi fundada em 1997.

Quanto tempo tem esta tecnologia?

Em 1945 Dr. H.D. Kesling imaginou que um dia, a tecnologia moderna seria capaz de usar uma série de posicionadores dentais para produzir os tipos de movimentos necessários para um tratamento ortodôntico detalhado. Com Invisalign®, isto se tornou possível, usando uma avançanda tecnologia Invisalign® gera uma série de aplicações customizadas chamadas "alinhadores". Cada um destes alinhadores é usado sequencialmente pelo paciente para produzir movimentos extensivos nos dentes tanto na arcada superior como na inferior.

Quantos pacientes estão sendo tratados com Invisalign®?

Atualmente, os ortodontista Invisalign® estão tratando mais de 60.000 pacientes e este número cresce diariamente.

Os ortodontistas necessitam treinamento especial para usar Invisalign®?


Embora Invisalign® possa ser usado com qualquer filosofia de tratamento, um treinamento específico é necessário. Todos os ortodontistas interessados em tratar pacientes com Invisalign® precisam assistir a um workshop antes de aceitarem casos para serem tratatos com Invisalign através de seus consultórios.

Como Invisalign® efetivamente move os dentes?

Como suportes e fios, os alinhadores Invisalign® movem os dentes através da colocação apropriada de força controlada sobre os dentes. A principal diferença é que Invisalign® não só controla a força, mas também controla o tempo de força da aplicação. Em cada estágio, somente determinados dentes serão permitidos à mover-se e estes movimentos serão determinados pelo plano ortodôntico do tratamento para cada estágio em particular. Isto resulta em um sistema eficiente de força aplicada.

Invisalign® está disponível fora dos Estados Unidos?

A Invisalign® está disponível em vários paises fora dos Estados Unidos, como Canadá, Austrália, México e Brasil. No entanto, existem planos de expandir o mercado Invisalign® em todo o mundo. Por favor continue monitorando as atualizações através de nosso site.
Qual é o custo de Invisalign®?
Como outros tipos de tratamentos ortodônticos, o custo de Invisalign® depende muito da complexidade do caso do paciente. O custo é geralmente mais caro que um aparelho tradicional, entretanto como Invisalign® não dita o que ortodontista cobram de seus clientes pelo tratamento, somos incapazes em fornecer a informação de um custo específico.

Qual é a idade mínima para tratar-se com Invisalign®?

Praticamente todos adolescentes acima de 14 anos estão prontos para tratamento com o Sistema Invisalign. Muitas vezes, tratamos pacientes mais jovens como de 12 anos que já tiveram seus "dentes de leite" substituídos por dentes adultos e já crescidos.

Este procedimento funciona em casos de sobremordida ou sobresaliências? Como?


Sim, Invisalign® pode corrigir casos pequenos a moderados de sobremordida. Os alinhadores criam uma força nos dentes frontais causando com que eles alinhem-se para dentro, assim corrigindo a sobremordida.

Houve casos em que o paciente foi tratado de um caso um pouco mais severo de apinhamento?


Atualmente estamos testando casos severos como parte de nossa pesquisa com a Universidade de Washington, Universidade do Pacífico, Universidade da Flórida, bem como através de várias experiências privadas em todo o país.
Existem condições dentais que automaticamente excluem você de ser um paciente qualificado?

Sim, algumas condições dentais podem restringir você de ser um paciente qualificado - para maiores informações, por favor consulte seu ortodontista.
As coroas são um problema no tratamento Invisalign®?

Não, coroas não são usualmente um problema no tratamento Invisalign®. Entretanto, algumas vezes pequenos componentes chamados "anexos" são colados sobre os dentes para ajudar a alcançar alguns movimentos. Nestes casos, a localização de coroas devem ser cuidadosamente avaliadas pelo ortodontista. Para descobrir se coroas irão impactar desfavoravelmente seu tratamento ortodôntico, consulte um ortodontista certificado Invisalign®.

A ATM (Articulação Têmporomandibular) afetará o tratamento Invisalign®?


A ATM refere-se a Articulação Têmporomandibular, ou dente maxilar. Indivíduos podem ter alguns problemas com o dente maxilar que podem agravar-se com o uso de aplicações ou tratamentos como o Sistema Invisalign®. Para descobrir se seu problema ATM irá impactar desfavoravelmente no tratamento ortodôntico, consulte um ortodontista certificado Invisalign®.
Invisalign® pode fechar espaços entre os dentes?

Sim. Espaços entre dentes são geralmente fáceis para fechar com o Sistema Invisalign®. Entretanto, o tamanho e a localização dos espaços irão ajudar a determinar se você é ou não um candidato Invisalign®.

Devido as pontes firmarem um elo entre dois, três ou mais dentes juntos, elas podem oferecer uma resistência significativa para o movimento do dente. Seu ortodontista será capaz de determinar se as pontes serão um problema no seu tratamento.

O tratamento será dolorido?
A maioria das pessoas sentem temporariamente, um pequeno desconforto por alguns dias no começo de cada novo estágio do tratamento. Isto é normal e tipicamente descrito como uma sensação de pressão, isto é um sinal de que os alinhadores Invisalign® estão funcionando e sequencialmente movendo seus dentes para seu destino final. Este desconforto geralmente desaparece após alguns dias, depois que você inseriu o novo alinhador da série.

Usando os alinhadores Invisalign® afetará minha fala?

Como todos tratamentos ortodônticos, os alinhadores talvez afetarão temporariamente a fala de algumas pessoas e você talvez tenha um leve balbucio ao falar por um ou dois dias. No entanto, como sua língua irá acostumar-se ao uso de alinhadores em sua boca, qualquer balbucio ou pequeno impedimento de fala causado pelos alinhadores deverão desaparecer.

Existem restrições quanto ao que posso comer durante o tratamento?

Não. Diferente dos ortodônticos tradicionais, você poderá usualmente comer o que quiser durante o tratamento, porque você irá remover seus alinhadores para comer e beber. Assim, não há necessidade de restringir seu consumo de qualquer que seja sua comida favorita e lanches, exceto se for instruído por seu ortodontista . Também, é importante que você escove seus dentes depois de cada refeição e antes de recolocar seus alinhadores para manter uma boa higiene.

Fumar irá manchar os alinhadores?


Nós desencorajamos fumar durante o uso de alinhadores, porque é possível que os alinhadores fiquem descoloridos ou manchados.

Posso mascar goma quando estiver usando os alinhadores?


Não, a goma irá grudar nos alinhadores. Nós recomendamos que remova seus alinhadores para todas as refeições e lanches.

Qual é a melhor maneira de limpar meus alinhadores?


A melhor maneira de limpar seus alinhadores é por escovar e enxaguá-los em água morna.

Os pacientes podem usar alinhadores para clarear os dentes, quando a movimentação dos dentes estiver ocorrendo?

Até onde sabemos, alguns pacientes estão usando alinhadores para fazer clareamento, mas a Align Technology, Inc. não examinou a compatibilidade dos produtos clareadores atuais com nossos alinhadores, nem tem demonstrado eficácia em estudos clínicos. A Align recomenda que você consulte seu ortodontista para mais informações sobre clareamento de dentes.

Com qual frequência deve ver meu ortodontista?


Seu ortodontista irá agendar consultas regulares - geralmente uma vez a cada quatro semanas. Esta é a única maneira de seu Ortodontista assegurar-se de que o tratamento está progredindo conforme planejado.

O que acontece depois do tratamento, para prevenir que meus dentes movam-se novamente?


Isto depende do resultado do tratamento. Alguns pacientes precisam usar um posicionador, ou um retentor convencional, outros pacientes talvez precisem de um retentor plástico transparente, semelhante aos que Invisalign® produz. Discuta estas possibilidades com o ortodontista com quem você está tratando, cada paciente é diferente e os resultados variam.


Link do Site da empresa:

Um comentário:

  1. Uma atualização.
    Invisalign Teen com indicador de uso (um botão azul que descolore à medida que o alineador é utilizado, como nas escovas de dente) para ajudar na compliance do paciente. No caso que o paciente ainda tenha molares decíduos eles são incorporados nos alineadores e guiará a erupção dos premolares permanentes.
    Invisalign Express para os 12 dentes anteriore (de canino a canino, superiores e inferiores) para casos onde a exigência de alinemento é apenas estética e com boa oclusão e estabilidade posterior. Limite de 10 alineadores.

    ResponderExcluir

Participe !