ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeitos a curto prazo do tratamento produzido pelo aparelho Herbst na dentição mista

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Efeitos a curto prazo do tratamento produzido pelo aparelho Herbst na dentição mista

Marlos loiola e Dr. Weber Ursi



Neste artigo de 2003, publicado no Angle Orthodontist, pelos autores Marcio Rodrigues de Almeida; José Fernando Castanha Henriques; Renato Rodrigues de Almeida; Weber Ursi; ; James A. McNamara Jr; do Department of Orthodontics, Bauru Dental School, University of São Paulo, São Paulo e do Department of Orthodontics, São José dos Campos Dental School, UNESP, São Paulo, Brazil e do Department of Orthodontics and Pediatric Dentistry, School of Dentistry, Professor of Cell and Developmental Biology, School of Medicine, and Research Scientist, Center for Human Growth and Development, University of Michigan, Ann Arbor, Michigan. Mostra a aplicabilidade e efeitos do Herbst na dentição mista.

Este estudo clínico prospectivo, avalia as alterações cefalometricas dentoalveolar e esqueléticas produzidas pelo aparelho de Herbst durante o tratamento em pacientes com dentição mista com Classe II 1 ª divisão. Trinta indivíduos (15 homens e 15 indivíduos do sexo feminino; inicial com média de idade de nove anos 10 meses) foram tratados com o aparelho Herbst por um período de 12 meses. Para efeito de comparação, os registros de 30 crianças sem tratamento da Classe II (15 meninos, 15 meninas, com idade média inicialnove anos e oito meses) foram acompanhados sem tratamento por um período de 12 meses.

Os resultados indicaram que os efeitos do tratamento produzidos na dentadura mista foram primariamente dentoalveolares que na natureza. Os incisivos inferiores foram inclinados para vestibular e os incisivos superiores foram retruídos; um aumento significativo na altura dentoalveolar posterior mandibular ocorreram, e não foi uma restrição no desenvolvimento vertical dos molares superiores.

Não houve diferença da falta de crescimento anterior da maxila entre os dois grupos. Em comparação com os controles, no entanto, o tratamento com o Herbst produziu um aumento modesto, mas estatisticamente significativa no comprimento mandibular total. Este aumento no comprimento mandibular, no entanto, foi inferior ao observado em pacientes adolescentes com Herbst em outros estudos.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

2 comentários:

  1. Sou um grande admirador do trabalho do professor Weber. Foi inspirado nele que passei a me dedicar à Ortodontia.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Rodrigo !!! O Dr. Weber, um grande nome na Ortodontia e um exemplo a ser seguido !!!

    ResponderExcluir

Participe !