ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Clear Aligner: Uma opção de tratamento ortodôntico estético - Fabricação e aplicações

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Clear Aligner: Uma opção de tratamento ortodôntico estético - Fabricação e aplicações

O tratamento ortodôntico em adultos tem demandado muitas pesquisas com relação 'a estética dos aparelhos. Os braquetes metálicos, usualmente, são evitados por aqueles mais discretos. Nos EUA e em todo o mundo tem-se buscado alternativas para os braquetes e vários sistemas tem surgidonos últimos anos.

O Invisalign é um deles e já foi discutido neste Blog, O Inman também já nos foi apresentado. Mas muitos outros estão surgindo. Aqui vamos apresentar o Clear Align pelo artigo escrito pelo próprio Kim Tae Weon , DDS, MSD , PhD e Jae Park Hyun , DMD, MSD , MS , PhD e publicado em http://www.dentistrytoday.com/orthodontics/1554 :

O tratamento ortodôntico em pacientes adultos, tem sido tradicionalmente focado em ser imperceptível , bem como minimizar perturbações do estilo de vida do paciente. A ortodontia lingual é uma ótima opção para aqueles que querem os dentes retos e um belo sorriso , sem mostrar qualquer aparelho durante o processo de tratamento ortodôntico. Embora a ortodontia lingual tenha se desenvolvido bastante, esse tratamento pode não ser rentável devido ao tempo excessivo da cadeira .

O desenvolvimento do Invisalign ( Align Technology ) faz a higiene bucal uma tarefa mais fácil e permitiu que o paciente tenha um estilo de vida normal , sem interrupções. É particularmente popular entre os adultos que querem endireitar os dentes sem os braquetes de metal tradicional, que são comumente usados por crianças e adolescentes.


Outro desenvolvimento neste domínio , o Clear Aligner, também pode mover os dentes facilmente sem braquetes. Porque ele ser transparente e removível, pacientes de todas as idades podem usá-lo , especialmente se eles querem uma opção de tratamento ortodôntico estético .

O Clear Aligner difere do Invisalign, que prevê niveladores em série. O Clear Aligner é um aparelho ortodôntico eficiente que é produzido periodicamente. Ele pode ser fabricado facilmente por qualquer ortodontista ou clínico geral em uma maneira mais barata. Para fabricar um Clear Aligner, com intervalos a cada 3 ou 6 semanas são tomadas as impressões para modelos de trabalho , que são usados com 2 ou 3 diferentes folhas de acetato( Duran [ Scheu Dental ]) e uma máquina de moldagem sob pressão ( Biostar [ Scheu Dental ]) ou uma máquina de vacuum forming ( DENTSPLY árvore Chuva- Essix ). Diferentes folhas de acetato termoformado são colocadas sobre o modelo de set-up feito para o movimento do dente, usando uma plastificdora 'a vácuo. O movimento dentário é muito eficiente, enquanto o paciente mantém-se bastante confortável.


O Clear Aligner vem em 3 diferentes espessuras de folhas de acetato : 0,020 , 0,025 e 0,030 polegadas . Como no tratamento ortodôntico fixo , um fio flexível é colocado como um fio inicial e passa a ser trocado por outros mais pesados com avanço do tratamento .


Os alinhadores da primeira semana são de 0,020 polegada de espessura. O Clear aligner é utilizado e depois muda para um outro de 0,025 polegada de espessura por amis uma semana e depois um alinhador 0,030 polegada de espessura, para cada semana subseqüente . Durante as três semanas de tratamento, alinhadores de acetatos com diferentes espessuras podem ser utilizados, dependendo da mecânica.


O Ortodontista pode ajustar o período de troca de alinhadores , observando o movimento do dente e conforto do paciente de acompanhamento. Usando diferentes espessuras de alinhadores , a dor de um paciente podem ser reduzidos e da transparência do alinhador é melhorada pela redução do fosso entre o alinhador claras e os dentes. Uma vez que o alinhador é fabricada a partir do molde de trabalho em cada visita, é prontamente disponível para alterar o plano de tratamento.

Conclusão

Os autores acreditam que as possibilidades do Clear Aligner são extensas. Ele pode ser usado para correção de apinhamentos, fechamento de espaços, expansão/contração, casos que recindivam, tratamentos interdisciplinares, e como contenção ativa e/ou passiva. Como o paciente usa o Clear Aligner por um determinado período de tempo, a movimentação ocorre rápida e eficientemente por que o aparelho toda a superfície dos dentes. O Clear Aligner pode ser usado como alternativa para aqueles pacientes que relutam em utilizar o aparelhos convencionais.

8 comentários:

  1. Wendel, eu fiz um curso do essix, realmente é muito legal com uma aplicabilidade clinica importante,vale a pena,Patricia Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty! Tudo bem!?
    O Clear Aligner promete ser um pouco mais ousado que o Essix, que é recomendado para pequenos movimentos ou contenção.

    Mas concordo com você que o Essix seja prático e que vale à pena.
    Legal te ver por aqui. Participe mais!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber o valor médio que é cobrado de um tratamento com duração de 3 meses. Fiz o credenciamento, mas não recebemos nenhuma orientação a respeito apesar dos questionamentos;
    Dr. João Suzuki

    ResponderExcluir
  4. Dr. João ,

    Obrigado por participar. Deixa eu tentar te ajudar: quanto cobrar é bastante variável. Depende da quantidade de etapas a serem produzidas, magnitude dos movimentos requeridos, tempo, etc. Ainda que pudesse saber disso tudo não poderia colocar aqui um número.
    Mas pense assim: cobre o que cobraria pelo tratamento tradicional acrescidos dos valores de manufatura em dobro (caso tenha que repetir). Depois que sentir o trabalho e benefícios do tratamento você vai ajustando os valores.
    Espero ter ajudado. Caso não, mande um email - wendel@ortodontiacontemporanea.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Wendel, estou terminando minha especialização e quero fazer o curso de Clear Aligner e invisalign,este eu já achei o site,mas onde posso fazer do Clear Aligner
    ?? Brigada:)

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernanda,

    Nos congressos tem o credenciamento, mas vai achar fora deles com a Renovatio:
    Renovatio

    Recomendo que faça o Invisalign primeiro, depois o Essix. Depois decidirá sobre o clear align.

    Se quiser mais informações mande um email para mim:
    wendel@ortodontiacontemporanea.com

    Até mais,

    ResponderExcluir
  7. olá Dr!
    É possível a aplicação do Clear Aligner em pacientes com implantes?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra. Adriana,

    Pode sim! Decida os dentes que quer mover e os que que não quer que mova. As limitações dos implantados serão as mesmas da ortodontia tradional.

    Qualquer dúvida pode mandar um email para:

    wendel@ortodontiacontemporanea.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Participe !