ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista Professor Dr. Antenor Araujo - Parte 1

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entrevista Professor Dr. Antenor Araujo - Parte 1




É com muita alegria e satisfação que iremos dividir com nossos leitores esta importante entrevista. O Dr. Marcos Oliva, Cirurgião Buco Maxilo Facial e colaborador do BLOG Ortodontia Contemporânea, em viajem de Salvador - Bahia a São José dos Campos - São Paulo, conversou com esta importante Personalidade ligada a Cirurgia Ortognática e Buco Maxilo Facial, pioneiro no Brasil desta técnica a qual já realizou mais de 1.400 intervenções , e que hoje é uma realidade disseminada em todo País. Agradeço ao Professor Doutor Antenor Araújo pela presteza e atenção em está cedendo um pouco da sua valiosa experiência a todos nos.

. Prof. Titular em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
. Doutor em Ciências - Cirurgia, pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
. Fellow in Oral Surgery pela University of Texas Health Science Center (Dallas – EUA).
. Ministrou mais de 300 cursos e conferências no Brasil e no exterior, em países como: África do Sul, Argentina, Áustria, Bolívia e EUA.
. Foi homenageado com o prêmio “W. Harry Archer Achievement Award”, concedido pelo Colégio Americano de Cirurgia Buco Maxilo Facial, em 2004.
. Autor dos livros “Cirurgia Ortognática” (1999); “Manual de orientação aos pacientes com vistas à Cirurgia Ortognática” (2004) e “Aspectos Atuais da Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial” (2007).
. Escreveu diversos capítulos de livros, dentre eles “Desmistificando a Cirurgia Ortognática para o Clinico Geral”, no Livro do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (2007).
. Publicou diversos Artigos em revistas científicas da especialidade, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

1 - Para o nosso BLOG é uma honra estar entrevistando o doutor que foi precursor da Cirurgia Ortognática no Brasil referência nesta área de intima relação com a Ortodontia. Gostaríamos que o doutor nos falasse da sua formação (Graduação, pós e vida acadêmica)

R: Fui formado pela FO São José dos Campos em 1967, em 1972 defendi tese de doutorado, em 1979 defendi minha Livre Docência e em 1983 realizei o Concurso para Titular. De 1975 a 1978 fiz Fellowship na Southwest Medical School em Dallas Texas. Tive como Professores: Dr. Robert Walker, Willian Bell, Bruce Epker, Larry Wolford e Dr. Douglas Sinn.


2 - Dr. Antenor, ao longo da sua trajetória profissional como a cirurgia Ortognática evoluiu como ciência e técnica e sua disseminação no Brasil?

R: Tivemos a oportunidade de ao retornarmos ao Brasil em 1978 trazer as novas técnicas de Cirurgia Ortognática, e procuramos difundi-las junto aos Ortodontistas e Cirurgiões o que acabou acontecendo e hoje a Cirurgia Ortognática é uma realidade em todo Brasil.


3 - Os métodos de diagnósticos digitais que se tornaram rotina especialmente nesta ultima década ajudam os cirurgiões e ortodontistas em quais pontos?

R: Os métodos de diagnósticos digitais nos ajudam a confirmar nossos diagnósticos clínicos e muitas vezes a decidir qual cirurgia iremos realizar em nosso paciente, no entanto acho um pouco temeroso mostrar ao mesmo as fotos com as modificações propostas no plano de tratamento por eventualmente poder levar o paciente a ter uma idéia não exata do resultado final.

4 - Uma curiosidade: Num preparo Ortodôntico na técnica Lingual como se procede para estabilização cirúrgica trans e pós-operatória com os elásticos inter-maxilares, visto que na técnica convencional soldamos ganchos nos fios retangulares que ficam por vestibular, na véspera da cirurgia.

R. Nos casos do uso de aparelho ortodôntico lingual ou “invisa line” o ortodontista deverá na época da cirurgia montar um aparelho ortodôntico convencional vestibular, que deverá ser removido 3 meses após a cirurgia e o paciente prevenido de que isto irá ocorrer.


5 - Qual a opinião do doutor sobre a técnica Ortodôntico-cirúrgica denominada de "Benefício Antecipado"?

R: Pessoalmente não uso esta técnica, prefiro a convencional, ou seja, Ortodontia-Cirurgia-Ortodontia. Creio que desta forma consigo planejar melhor as cirurgias com os arcos devidamente, alinhados, nivelados e coordenados.


Link da Clinica do Doutor Antenor Araujo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !