ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Novo teste odontológico para diagnosticar o câncer bucal vai salvar vidas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Novo teste odontológico para diagnosticar o câncer bucal vai salvar vidas


ScienceDaily (10 de agosto, 2010) - Um novo teste para o câncer bucal, que o dentista poderia fazer simplesmente usando uma escova para coletar células da boca do paciente, está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sheffield e Sheffield Hospitais de Ensino da Fundação NHS Trust, EUA.

O processo utilizado atualmente para diagnosticar o câncer bucal em uma lesão suspeita envolve o uso de um bisturi para fazer uma biópsia e exames fora do local de laboratório, que pode ser demorado. O novo teste vai envolver a remoção de células com uma escova, colocá-los em um chip, e inserir o chip no analisador, levando a um resultado em 8-10 minutos. Isto terá uma série de benefícios, incluindo reduzindo o tempo de espera e o número de visitas, e também redução de custos.

O projeto está sendo conduzido pelo professor John McDevitt da Rice University, E.U.A., que desenvolveu o novo micro-chip.Esta nova tecnologia utiliza as mais recentes técnicas de design microchip, nanotecnologia, microfluids, análise de imagem, reconhecimento de padrões e biotecnologia para diminuir muitas das principais funções de um laboratório de patologia state-of-the-art clínica em um nano-bio-chip do tamanho de um cartão de crédito.
Professor Thornhill disse: "Esta nova tecnologia aumentará significativamente nossa capacidade de detectar o câncer bucal no futuro. O diagnóstico atualmente envolve a remoção de um pequeno pedaço de tecido da boca e enviá-la a um patologista. Isso geralmente é feito em um hospital, pode levar uma semana ou mais e incluir visitas extra para o paciente. Com a nova tecnologia, uma escova seria usado para remover painlessly algumas células da mucosa da boca que seriam analisadas dentro de minutos na presença do paciente, de modo que o paciente saber o resultado antes de deixar a clínica.
Esta tecnologia irá tornar mais fácil para nós quando tivermos lesões suspeitas na boca e separar as lesões não-cancerosas daqueles em que há um risco de câncer e aqueles onde o câncer já se desenvolveu. Acabamos de começar a recrutar pacientes para um estudo que visa garantir que a nova tecnologia é pelo menos tão bom quanto o antigo método para distinguir os diferentes tipos de lesão. Finalmente, dentistas e médicos pode ser capaz de usar essa tecnologia para verificar lesões suspeitas na boca e tranquilizar a grande maioria dos pacientes que não tem câncer, sem ter que enviá-los para o hospital.

Artigo original na Science Daily

Guia de exame de câncer de boca

2 comentários:

  1. Interessante!

    Creio que além de tornar o processo mais ágil, é benéfico para o próprio paciente que pode obter uma resposta imediata para um tipo de preocupação que poderia ser prejudicial para sua saúde.

    Além disso, não será necessário ocupar profissionais dos laboratórios (pensando em hospitais públicos) e eles poderão adiantar outros exames.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Ellen!
    Também pensei que dentistas fazem poucos exames pela dificuldade do processo. Alguns colegas nem mesmo sabem como proceder para solicitar biopsia. Conheço profissionais com 30 anos de carreira que jamais diagnosticaram lesões bucais. Com a praticidade deste sistema acho que mudaria este quadro.
    Obrigado pelo comentário. Isso enrriquece nosso Blog.

    ResponderExcluir

Participe !