ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista Professor Dr. Antenor Araujo - Parte 2

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entrevista Professor Dr. Antenor Araujo - Parte 2



É com muita alegria e satisfação que iremos dividir com nossos leitores esta importante entrevista. O Dr. Marcos Oliva, Cirurgião Buco Maxilo Facial e colaborador do BLOG Ortodontia Contemporânea, em viajem de Salvador - Bahia a São José dos Campos - São Paulo, conversou com esta importante Personalidade ligada a Cirurgia Ortognática e Buco Maxilo Facial, pioneiro no Brasil desta técnica a qual já realizou mais de 1.400 intervenções , e que hoje é uma realidade disseminada em todo País. Agradeço ao Professor Doutor Antenor Araújo pela presteza e atenção em está cedendo um pouco da sua valiosa experiência a todos nos.


6 - Os tecidos moles, normalmente, acompanham as alterações das estruturas ósseas. Essas alterações e adaptações dos tecidos moles podem ser esperadas até quanto tempo depois do procedimento cirúrgico?

R: Acredito que até 8 a 10 meses de pós-operatório ainda estaremos observando pequenas mudanças dos tecidos moles às vezes até mais do que isso, de tal forma 1 ano seria o ideal.


7 - A estabilidade cirúrgica pós operatória está na dependência de alguns fatores como: tipo de cirurgia (maxila ou mandíbula), direção e amplitude do movimento, tipo de fixação. Na sua experiência quais seriam os movimentos cirúrgicos mais instáveis e os mais estáveis?

R: Mais estáveis – Avanço de Mandíbula, Avanço de Maxila, Reposição superior da Maxila.
Mais instáveis – Retrusão de Mandíbula, Reposição inferior da Maxila, Avanço de Maxila em 2 ou 3 segmentos com expansão.


8 - Sabemos que em algumas situações indicamos extração de pré-molares com o intuito de favorecer os movimentos cirúrgicos e com isso promover melhores resultados. Além do comprometimento estético pré-cirúrgico devido à ausência dentária, as extrações normalmente prolongam o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico. Em relação às cirurgias na maxila, qual a sua opinião em realizar a extração dos pré-molares no trans-operatório, segmentar a maxila e eliminar os espaços cirurgicamente?

R: Pessoalmente prefiro que os pré molares sejam extraídos e depois os espaços fechados ortodonticamente. Embora isto prolongue mais o tratamento, vem me permitir reposicionar a maxila em 1 só segmento, o que sob meu ponto de vista é mais estável e o pós-operatório melhor. No entanto não vejo nada errado em se extrair os pré molares e segmentar a maxila, é uma questão de preferência do cirurgião.


9 - Quanto tempo depois do procedimento cirúrgico o Professor permite reiniciar os movimentos dentários para finalização ortodôntica?

R: Normalmente após 60 dias.


10 – Pacientes com dimensão transversa mandibular diminuída (“mordida de Brodie”), os quais necessitam de distração osteogênica mandibular para correção da referida dimensão podem ter comprometimento da ATM? Como a ATM responde, a longo prazo, a essas alterações no posicionamento condilar?

R: A ATM responde quase sempre favoravelmente, pelas minhas observações a uma grande adaptação das ATMs após as cirurgias, pelo menos nunca tive maiores problemas.


Link da Clinica do Prof. Dr. Antenor Araújo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !