ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Filosofia dos Drs. Ronald Roth e Robert Williams

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Historia da Ortodontia - Filosofia dos Drs. Ronald Roth e Robert Williams


Este Histórico foi copiado na integra do site da Roth/Williams Center Brasil, Marquei no Blog como Historia da Ortodontia (Ao meu ver, inicialmente Dr. Andrews e depois Dr. Roth e Dr. Williams revolucionaram a Ortodontia com as prescrições de braquetes e a preocupação em aliar a estética com a função mastigatória em estabilidade) e marquei também como Ortodontia contemporânea (Pois infelizmente muitos profissionais ainda desconheçem esta bela e prudente técnica e filosofia da Ortodontia).

Algum tempo depois de iniciar a prática da ortodontia, Dr. Ron Roth chegou à conclusão de que a qualidade dos resultados ortodônticos poderia ser melhor se acrescidos os objetivos de tratamento, tanto funcionais como estéticos àqueles adotados tradicionalmente. Por isso, Ron dedicou sua mente inquisitiva e ética de trabalho, em direção ao entendimento da fisiologia do sistema gnático.

Longo e difícil período de estudo foi despendido com sábios e líderes pioneiros em oclusão funcional. Primeiros pesquisadores em gnatologia, tais como os Drs. Charles Stuart e Peter K. Thomas ajudaram o Dr. Roth a melhor entender os princípios sob os quais o sistema gnático funciona.

Com grande persistência e compromisso, esses princípios foram gradualmente incorporados à Filosofia de Tratamento de Roth e técnicas. Durante este tempo ele começou a dar aula e a ensinar esses conceitos aos seus colegas ortodontistas.

Mais tarde ele iniciou período de trabalho e ensino com o Dr. Thomas Basta, respeitado dentista reabilitador e gnatologista. Juntos, e com a ajuda de outros colegas, fundaram The Foundation for Advanced Continuing Education ou "FACE", em 1975, em Burlingame, California.

O Dr. Williams foi um aluno na primeira turma do FACE. O curso era um extenso comprometimento de mais de dois anos. Os participantes eram expostos o tempo todo aos princípios de oclusão funcional e aplicações clínicas. Nos cursos iniciais, técnicas "hands on" eram ensinadas aos reabilitadores e ortodontistas, simultaneamente, usando a instrumentação gnatológica completa.

Gradualmente, os ensinamentos e escritos do Dr. Roth geraram um impacto na ortodontia americana, e ao mesmo tempo o Dr. Roth se tornou reconhecido como o portador da excelência clínica na profissão.

Conforme Dr. Roth continuou seus ensinamentos e viagens, tornou-se cada vez mais óbvio para ele, que objetivos de fisiologia não eram ensinados adequadamente ou praticados no "curso principal" de ortodontia. Aliás, no momento de escrever esse texto, muito poucas escolas no mundo ensinam oclusão funcional como parte da filosofia de tratamento ortodôntico. Reconhecendo essa falta na ortodontia, foi uma inspiração para o Dr. Roth acrescentar conceitos fisiológicos na ideologia ortodôntica.

Está claro agora que o trabalho do Dr. Roth tinha influenciado significantemente a ortodontia americana. Além disso, os ensinamentos dos Drs. Roth e Williams têm influenciado imensamente a ortodontia no exterior. Os dois foram enormemente solicitados em muitas terras estrangeiras tais como Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Coréia, e América do Sul.

OBJETIVOS DE TRATAMENTO CLARAMENTE DEFINIDOS


Se alguém tivesse que escolher uma frase para descrever a filosofia do Dr. Ronald Roth, seria esta: "Ao estabelecerem-se objetivos claros de tratamento aumenta-se a habilidade de diagnóstico, reduzindo assim, o risco de fracasso do tratamento que são frequentemente associados à falta de cooperação do paciente ou seleção incorreta de fios/braquetes, mas nem sempre é assim. Na verdade, erros de diagnóstico também podem ser responsáveis por alguns insucessos."

Embora sintomas de DTM (Disfunção Temporo Mandibular), instabilidade e desgastes dentários, declínio periodontal ou declínio do equilíbrio facial possam ter diferentes causas, estes podem também, ser a representação de fracassos ortodônticos. Dr. Roth considerava o deslocamento condilar como o maior contribuinte para resultados instáveis. Deslocamento condilar significa que quando um paciente morde, seus côndilos saem da fossa. Como resultado, poderão surgir problemas, dependendo da capacidade adaptativa de cada paciente. De acordo com Dr. Roth o tempo necessário para que esses problemas aconteçam é bastante variável, mas eles ocorrerão.

Dr. Roth costumava dizer que você descobrirá os “frutos do seu trabalho ortodôntico 10 anos depois do tratamento”. Qualquer mudança nas articulações tem um efeito direto na relação oclusal entre os dentes superiores e inferiores. Assim, posição mandibular correta/ relação côndilo-fossa constitui um dos cinco objetivos de tratamento proposto nesta filosofia.

O Dr. Roth dizia ainda que precisamos ter objetivos para todas as áreas influenciadas pelo tratamento ortodôntico. Essas são divididas em cinco áreas:

1) ESTÉTICA FACIAL
Quando temos objetivos claros para a estética facial, podemos escolher movimentos dentários, fios, e a decisão de fazer extrações, para se mover naquela direção. Conversar com a família ou paciente sobre harmonia facial (assim como sobre outros objetivos), permite discutir livremente sobre cirurgia ortopédica.

Uma das coisas mais comuns vistas é assimetria facial quando se observa o paciente pela frente. Essas assimetrias estão proximamente relacionadas ao status articular, função oclusal, alinhamento dentário e estética.

2) ESTÉTICA DENTÁRIA

Estética dentária e estética facial são mutuamente complementares. Sempre que se queira alcançar estética e oclusão funcional apropriadas,é possível que seja necessário o trabalho associado de um reabilitador, de forma a recriar a anatomia dentária que estava presente antes do paciente perdê-la, em 20 a 30%, por movimentos parafuncionais.


3) OCLUSÃO FUNCIONAL

Parece que a profissão esqueceu que a maioria dos pacientes precisa de 3 à 4 mm de sobremordida dos dentes anteriores para promover desoclusão dos dentes posteriores nos movimentos funcionais. Adicionalmente, os caninos precisam de uma inclinação mesial para permitir um movimento lateral apropriado da mandíbula.

Atributos de uma Oclusão Ideal:

-> A oclusão permite o assentamento dos côndilos na posição mais superior e anterior dentro das fossas articulares, apoiados nos discos, contra as eminências; côndilos centrados no plano transversal, quando os dentes superiores e inferiores se encaixam em máxima intercuspidação.

->Esquema Oclusal de Proteção Mútua - Os dentes posteriores protegem os anteriores de contatos fortes durante o fechamento bucal, assim como os dentes anteriores protegem os posteriores do stress lateral durante os movimentos mandibulares, desde que seja permitido aos côndilos deslizarem ao longo das eminências, apoiando-se em suas superfícies ósseas.
->Contatos oclusais equilibrados, de mesma intensidade de força das cúspides cêntricas dos dentes posteriores (linguais superiores e vestibulares inferiores).

->Força na direção do longo do eixo dos dentes - tensão no ligamento periodontal, tensão na lâmina dura, causando deposição óssea e não reabsorção.

4) SAÚDE PERIODONTAL

O periodonto que suporta os dentes precisa de uma largura adequada. Se os dentes estão muito inclinados vestibularmente ou lingualmente, o risco de recessão gengival aumenta. Atualmente existe uma linha que diz que colocando todos os dentes nas arcadas (terapia de não extração) resulta no alcance de todos os objetivos ideais listados acima. Isso não é verdade. Dr. Roth propôs sua filosofia baseado em objetivos específicos em cada área discutida acima.

A ortodontia perdeu um líder possuidor de um dom especial, além de um amigo, quando Ron Roth faleceu em janeiro de 2005. Ele deixou um legado que não tem preço – ensinando seus alunos que a ortodontia é uma profissão da saúde, e não só um serviço cosmético. A paixão dele pela "verdade" é levada para frente por aqueles que tiveram suas vidas profissionais e pessoais imensuravelmente mudadas por tê-lo conhecido. Seus alunos, do mundo todo, agora estão envolvidos em pesquisas, inovação e avanços clínicos promovendo oclusões funcionais. O Dr. Bob Williams continua a focar no ensino Roth/Williams nos centros ao redor do mundo.


Fonte: Roth/Williams Center Brasil


Link da Roth/Williams Center Brasil:



Link da Roth/Williams Center International:

Um comentário:

  1. PARABÉNS! GOSTEI MUITO DA
    ABORDAGEM DA HISTÓRIA DESTES DOIS
    ESPECIAIS SERES HUMANANOS QUE TANTO SE DEDICARAM Á ORTODONTIA!

    SÓ LAMENTO NÃO ENCONTRAR SEUS LIVROS,POR FAVOR ME AJUDE.

    ATENCIOSAMENTE

    ResponderExcluir

Participe !