ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Doutor Acácio Fuziy - Parte 2

terça-feira, 19 de maio de 2015

Entrevista com o Professor Doutor Acácio Fuziy - Parte 2


Blog Ortodontia Contemporânea  divide com você nosso leitor, a segunda parte da entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Acácio Fuziy, Ortodontista Clinico em Marília - São Paulo, Professor do programa de Mestrado em Ortodontia na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Coordenador do curso de especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia – ABO/MS - Campo Grande ; Autor de varios artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Iremos ter o imenso prazer de contar com sua presença  no curso Avançado em Ortodontia, da Academia da Ortodontia Contemporânea, em Salvador - Bahia. Que irá abordar o tema: Recursos Mecânicos pela Técnica do Arco Segmentado. Com hands on especialmente formatado para os alunos participantes.

Marlos Loiola - Você participou de um estudo publicado em artigo na Dental Press no qual associava-se o aparelho pendulum/pendex a placa lábio-ativa (PLA), encaixando-se nas bandas dos primeiros premolares superiores, para evitar a perda de ancoragem. Quais foram as vantagens e desvantagens deste protocolo. 

Dr. Acácio Fuziy - O aparelho pendulum/pendex apresenta o efeito indesejável da perda de ancoragem que se caracteriza pelo movimento mesial de premolares e caninos e movimento vestibular de incisivos, assim sendo foi proposta esta modificação na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, v. 1, n. 6, p. 5-26 de 2003, que visava controlar o efeito da perda de ancoragem durante a distalização de molares superiores. A incorporação da placa lábio-ativa nos tubos soldados nas bandas dos primeiros premolares busca a pressão da musculatura do lábio superior (de 2-5g/cm2), minimizando a perda de ancoragem. Entretanto, o afastamento do lábio superior pelo escudo da PLA acarreta o aumento na inclinação vestibular dos incisivos, porém que é corrigido na fase subseqüente da retração anterior.

Artigo na integra publicado pela Revista Dental Press descrevendo este recurso:

http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2009/03/v01n0602dcl.pdf

Marlos Loiola – O Pendulum higiênico de Prieto tem o diferencial da eliminação do botão palatino de Nance, proprocionando maior conforto ao paciente, entretanto, existem limitações para a sua aplicação?


Dr. Acácio Fuziy - O aparelho pendulum/pendex emprega a ancoragem dentomucossuportada e, desta forma, durante a distalização dos molares superiores ocorre reciprocamente a disssipação da força sobre os premolares e caninos, conduzindo a compressão da mucosa do palato pelo botão palatino de Nance, o que pode resultar em injúrias no tecido mole. Associado a este aspecto existe a dificuldade da higienização da área do palato em que repousa o botão de resina acrílica.  Esta modificação supre as necessidades acima citadas, entretanto, pelo fato de haver a diminuição da ancoragem, durante a distalização dos molares superiores poderá ocorrer um maior movimento mesial de premolares e caninos e movimento vestibular de incisivos. Portanto, o aparelho está indicado especificamente para os casos em que se deseja uma menor distalização dos molares e também para os casos em que é aceitável a ocorrência da perda de ancoragem. 


Artigo na integra publicado pela Revista Dental Press descrevendo este aparelho modificado:

http://www.ortodontiainvisivelprieto.com.br/public/artigos/443-pendulo.pdf

Marlos Loiola – O aparelho Pendulum modificado associado à ancoragem esquelética por meio de parafusos no palato é um assunto bem estudado pelo doutor. Quais são os seus diferenciais?

Dr. Acácio Fuziy - Apesar do aparelho pendulum/pendex associado aos parafusos no palato ter sido descrito na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, v. 7, n. 4, p. 24-39, agosto/setembro de 2008, já tinha sido tema de 3 pesquisas clínicas que serviram de fundamento para dissertações defendidas em 2005. De lá para cá, este sistema tem despertado o interesse dos profissionais, pois o efeito indesejável da perda de ancoragem presente na distalização dos molares superiores quando se empregam os dispositivos intrabucais que recorrem ao botão palatino de Nance apoiado em premolares como forma de ancoragem. O aparelho caracteriza-se pelo botão de resina acrílica ser fixado apenas nas cabeças dos parafusos, mantendo os premolares livres, assim sendo, observa-se como vantagem a ocorrência do movimento dos premolares e caninos para a distal pela ação das fibras transeptais, acompanhando a distalização de molares superiores e, verifica-se também o movimento para a lingual dos incisivos.

Artigo na integra publicado pela Revista Dental Press descrevendo este aparelho com a técnica de fixação associada  a mini implantes:

http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2009/06/v07n0408dcl.pdf

Marlos Loiola – Tem uma publicação na qual você participou que mostra a importância e aplicações da ortodontia preventiva. Agora com a inclusão da Ortodontia nos CEOS do Governo Federal, quais recursos preventivos não deveriam faltar a nível de saúde publica?

Dr. Acácio Fuziy - Acredito que alguns procedimentos que se enquadram na Ortodontia Preventiva e Interceptora poderiam ser incluídos nos programas de atendimento da Saúde Pública, tais como:


1) abordagem da mordida cruzada anterior com os aparelhos ortodônticos removíveis com molas digitais;



2) interceptação dos hábitos bucais deletérios de sucção digital e de interposição lingual com os aparelhos recordatórios de hábitos, ou seja os aparelhos com grades palatinas;



3) abordagem da mordida cruzada posterior com os aparelhos expansores removíveis;



4) manutenção de espaços decorrentes das perdas prematuras de dentes decíduos com o emprego dos mantedores de espaços, preferencialmente, o estético-funcional. 

Entretanto, seria aconselhável que os profissionais que fossem trabalhar nesses programas fossem capacitados por cursos especificamente elaborados para proporcionar o conhecimento científico e o treinamento adequado para manipular os aparelhos e, principalmente, compreender a ação dos mesmos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !