ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: AAO meeting 2015 - Conclusão

sexta-feira, 22 de maio de 2015

AAO meeting 2015 - Conclusão


Olá a todos os seguidores da Ortodontia Contemporânea!

Como prometido na primeira postagem da série AAO meeting 2015, faço esta postagem com uma visão retrospectiva do congresso:

O congresso americano é um palco para os maiores ortodontista do mundo. Consegue mesclar o lado comercial com o científico sem nenhum se sobrepor ao outro. Certamente é a maior feira de produtos e serviços dedicados à ortodontia do mundo, além de congregar os maiores pesquisadores da nossa especialidade.

Uma das mais curiosas características deste evento é a presença de tantas nacionalidades. Podia-se ver grupos destacados da Ásia, América Latina, Europa, etc. Eventualmente esses grupos se integravam e trocavam experiências e contatos. Pude conversar com colegas do México, Japão, EUA, Argentina, Korea, França, Itália, entre outros.

Comparando com os congressos Brasileiros, pareceu-me que temos mais "Gurus", mais clínicos mostrando casos concluídos e bonitos... Lá, ao que pude notar, os palestrantes estão mais interessados a tornar nossa especialidade menos prática e mais científica. Os procedimentos testados com estudos clínicos randomizados antes de serem divulgados como milagrosos, etc. Para um clínico iniciante deve ser mais enfadonho ir à um congresso assim, mas parece ser um caminho mais interessante do ponto de vista evolutivo da especialidade.


Não houve uma só palestra sobre tipos de aparelhos (braquetes ou qualquer outro). Não se discutiu marcas, mas argumentou-se sobre biologia e ética. 



Há alguns anos o maior palco dos congressos americanos tem sido a biologia do movimento dentário induzido, apesar de um pouco menos badalados, tive o prazer de ver os dois maiores investigadores do assunto, na minha opinião.
O Dr. Mani Alikhani da universidade de NY há muito tempo vem estudando a biologia óssea  e as formas de aceleração dos movimentos dentários. Um trabalho consolidado que evoluiu para um dispositivo para a técnica de osteoperfurações. Vale à pena ver seus artigos.


O Dr. Wilcko, talvez um dos mais famosos clínicos a praticar rotineiramente a ortodontia acelerada, ou Overclocking Ortodôntico, como gosto de chamar, apresentou seus casos embasando todos eles com ciência.  



O grande destaque foi a aula dos Doutores Kapila, Will e Buschang. Aula bem estruturada, com finalidade e propósito definido, ficou como um grande modelo de roteiro de aula a ser seguido.






E como essa vida não cansa de me surpreender, através  do amigo e orientador, Prof.Dr. Renato Parsekian, ainda pude estar com o Prof. Buschang fora da aula, em descontração num happy hour próximo do centro de convenções.






Encontros com os Brasileiros brilhantes também são grandes acontecimentos no congresso. Pude estar com grandes professores Brasileiros como a Profa. Dra. Ana Carla Nahás Scocate e o Dr. Ertty Silva!





Quem foi ao congresso americano do ano passado deve lembrar de uma das mais assistidas palestras: A do Dr. Jason Cope. Dr. Cope tem um trabalho consolidado na área de minimplantes e foi uma enorme honra conversar com ele na feira do congresso.



 Outro grande nome da ortodontia mundial é o Mexicano Salvador Romero que estará em São Paulo este ano para um evento da American Orthodontics. Usando o nosso pin e com o nome "Salvador", nos parece prudente trazer essa fera para a Bahia! Vamos!?



Bom... Já viram que a conclusão é positiva. Foi uma experiência muito boa estar entremeado com as tendências da ortodontia mundial e conversando com os maiores expoentes de todos os segmentos que a ortodontia possui atualmente. Sei e senti que a viagem dedicada ao congresso é um fator limitador para muitos colegas, mas se você realmente é um apaixonado pela profissão, tente avaliar suas prioridades e programe-se para o próximo ano estar em Orlando, onde acontecerá o meeting 2016. Vale mesmo à pena!

Neste último parágrafo quero externar a gratidão a Renato Parsekian Martins pela companhia e por todas as orientações que vem passando. Afinal, o mundo da ortodontia de alto nível que me deixa encantado sempre foi seu, e com muita humildade ele vem me abrindo as portas e meus olhos (evitem as piadas). Obrigado Renato!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !