ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Doutor Acácio Fuziy - Parte 1

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Entrevista com o Professor Doutor Acácio Fuziy - Parte 1




Blog Ortodontia Contemporânea  divide com você nosso leitor, a entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Acácio Fuziy, Ortodontista Clinico em Marília - São Paulo, Professor do programa de Mestrado em Ortodontia na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Coordenador do curso de especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia – ABO/MS - Campo Grande ; Autor de varios artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Iremos ter o imenso prazer de contar com sua presença  no curso Avançado em Ortodontia, da Academia da Ortodontia Contemporânea, em Salvador - Bahia. Que irá abordar o tema: Recursos Mecânicos pela Técnica do Arco Segmentado. Com hands on especialmente formatado para os alunos participantes.

Marlos Loiola - Professor Acácio Fuziy, para que os nossos leitores conheçam sua trajetória na Ortodontia, gostaria que nos contasse um pouco da sua vida acadêmica, desde a graduação até a fase atual, citando os trabalhos, linhas de pesquisa, etc.

Dr. Acácio Fuziy - Graduei-me em Julho de 1987 pela Faculdade de Odontologia de Lins (SP). O interesse pela especialidade da Ortodontia iniciou-se durante a graduação, sendo que no 4º ano construía alguns aparelhos ortodônticos removíveis, utilizando como referência o livro de Ortodontia do Prof. Dr. Vigorito, para especialistas de minha cidade, Marília. Ao concluir a graduação, iniciei um Curso em Ortodontia Preventiva e Interceptora promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, regional Ourinhos-SP. 

Em 1988, fui aprovado no exame de seleção do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a coordenação do Prof. Dr. Tieo Takahashi, sendo que em 1992 adquiri o título de especialista, com a apresentação da monografia “Contribuição ao estudo da recidiva do apinhamento dentário anteroinferior”, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Rino. O período da especialização foi de grande importância em minha vida profissional e proporcionou o embasamento teórico em diagnóstico e planejamento do tratamento e a execução da mecânica Tweed-Merrifield.

No primeiro semestre de 1993, fui contratado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Marília para ser o Professor responsável pela disciplina de Prótese Ortodôntica do Curso Superior em Tecnólogo em Prótese Dentária; no segundo semestre, ingressei como professor assistente de Ortodontia do Curso de Odontologia, no qual exerci a docência nas disciplinas de Ortodontia I e II da graduação.

Acreditando que os conhecimentos da Ortodontia eram infindáveis, busquei novos conhecimentos de mecânica ortodôntica e de Ortopedia Facial, disputando em 1994, uma vaga ao Curso de Pós-graduação, nível mestrado em Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Araraquara- UNESP, sob a coordenação do Prof. Dr. Tatsuko Sakima. Cursei o programa de 1994-1996 e recebi o título de mestre em Ortodontia, em 1997, com a defesa da dissertação “Estudo cefalométrico comparativo de três formas de retração parcial de caninos”, sob a orientação do Prof. Dr. Tatsuko Sakima.  A formação científica da pós-graduação foi complementada com a contribuição de nomes expressivos da Ortodontia mundial que vieram para o Brasil, ministrar aulas no programa. Nesse aspecto, destacam-se os professores Tane, Sachdeva, Marcotte, Melsen, Bishara e Buschang. Foi um período marcante e que trouxe mudanças na minha forma de planejar e tratar as más oclusões, fundamentado na Técnica do Arco Segmentado de Burstone.

Retornei a docência em 1997 na Faculdade de Odontologia da UNIMAR. Procurando aperfeiçoar os conhecimentos da mecânica, em 1998, ingressei no Curso de Pós-graduação, nível doutorado em Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo (USP), de 1998-2001, sob a coordenação do Prof. Dr. José Fernando Castanha Henriques. Recebi o título de doutor em Ortodontia com a defesa da tese intitulada “Estudo das alterações sagitais, verticais e transversais decorrentes da distalização dos molares superiores com o aparelho Pendulum”, sob a orientação do Prof. Dr. Renato Rodrigues de Almeida. Esta pesquisa foi apresentada no Congresso da 19ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqo), tendo recebido a menção honrosa na área de Ortodontia. A pesquisa do doutorado ainda resultou em duas publicações no American Journal Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, sendo a primeira “Sagittal, vertical, and transverse changes consequent to maxillary molar distalizarion with the pendulum aplliance” e a segunda “Dentoalveolar and skeletal changes associated with the pendulum appliance followed by fixed orthodontic treatment”. 

Em 2003, passei a integrar o corpo de docentes do programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica, nível mestrado, área Ortodontia, da Faculdade de Odontologia da UNIMAR, permanecendo como professor até Julho de 2008. Nesse período, desenvolvi pesquisas na linha de Biomecânica, Materiais e Epidemiologia, destacando-se as pesquisas sobre a distalização de molares superiores com o aparelho pendulum associado à ancoragem esquelética, levantamentos epidemiológicos, testes de materiais e também relacionados ao diagnóstico. No ano de 2005, destaca-se o recebimento de outra menção honrosa por pesquisa desenvolvida, associando o aparelho pendulum à ancoragem esquelética por meio de dois parafusos no palato, na 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQo) e primeiro lugar em fórum científico do 39º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria.

Desde a época da graduação, tinha como objetivo conhecer a Odontologia no Japão, desta forma, ao término do programa do doutorado, fui aprovado no exame de seleção para pesquisadores nikkeis, patrocinado pela Japanese International Cooperation Agency (JICA), recebendo bolsa de estudos do Governo do Japão para permanecer na Universidade de Tsurumi (Department of Orthodontics School Dental Medicine), realizando pesquisa experimental em ratos, enfocando o movimento dentário induzido e analisado com Micro tomografia computadorizada (Micro CT- computadorized tomography), sob a orientação do Prof. Dr. Yoshiki Nakamura. 

Retornando, iniciei o programa de pós-doutorado em Ortodontia na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP), tendo finalizado com a pesquisa publicada no American Journal Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, v. 132, p.729.e1-729.e.8, 2007, intitulada “Soft-tissue treatment changes in Class II division 1 malocclusion with and without extraction of maxillary premolars”.

No período de 2003 a 2011 da minha vida acadêmica, podem ser citadas as participações em Congressos da SPO, ABOR e outros eventos científicos com a apresentação de palestras e temas livres, aulas em diversos cursos de especialização, a participação em bancas examinadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado na USP, UNESP e outras universidades,  publicações de artigos na Revista Dental Press de Ortodontia, American Journal Orthodontics and Dentofacial Orthopedics e Ortodontia da SPO e outros períodcios, destacando-se a proposição de variações do aparelho pendulum, como as molas removíveis, associação com a placa lábio-ativa (PLA), higiênico e a incorporação da ancoragem esquelética. Estas modificações visaram otimizar o emprego do aparelho pendulum na distalização de molares superiores com a redução dos efeitos indesejáveis.

Desenvolvo a função de coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia – ABO/MS- Campo Grande desde o ano de 2002, tendo já formado 3 turmas de especialistas e que se encontram distribuídos em várias cidades de diferentes estados.

Em dezembro de 2009, fui contratado pela Universidade Cidade de São Paulo para integrar o grupo de professores do programa de mestrado em Ortodontia, e atualmente tenho orientado pesquisas que se enquadram nas linhas de biomecânica, materiais, epidemiologia e diagnóstico.

Divido a vida profissional entre o exercício da especialidade em minha clínica na cidade de Marília (SP), atividades como docente na Universidade Cidade de São Paulo-UNICID e na ABO/MS.

Marlos Loiola - Professor Acácio, o que motivou o desenvolvimento do aparelho pendulum modificado com molas removíveis? 

Acácio Fuziy - Esta modificação na construção do aparelho Pendulum/Pend-x foi introduzida em 1999 (Revista Dental Press de Ortodontia, v. 4, n. 6, p. 12-19, Nov/Dez), visando facilitar o mecanismo de ativação e reativação das molas distalizadoras. As molas podem ser removidas dos tubos telescópicos possibilitando a sua reativação e também a execução de dobras compensatórias que visem corrigir os efeitos indesejáveis durante a distalização dos molares superiores, quando essas se manifestam. No aparelho original, as reativações devem ser realizadas intrabucalmente, com o emprego de dois alicates simultaneamente, sendo uma manobra desconfortável ao paciente e com risco de causar lesões na mucosa do palato mole. Assim sendo, recomenda-se a realização da reativação das molas fora da cavidade bucal e, posterior fixação do aparelho, acarretando no aumento do tempo de consulta. 


Artigo na integra publicado pela Revista Dental Press descrevendo o Pend-x modificado:



4 comentários:

  1. Marlos, grande entrevista, mais um colega da FOL!!!

    ResponderExcluir
  2. É Rodrigo, realmente grandes Ortodontistas formados pela FOL, um privilegio !!!

    ResponderExcluir
  3. Esse japa foi meu professor na graduação na UNIMAR!!!
    Excelente profissional!!!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, realmente o Professor Acácio Fuziy é uma sumidade !!!

    ResponderExcluir

Participe !