ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Aplicações Práticas da Tomografia Computadorizada Cone-Beam em Ortodontia

terça-feira, 21 de junho de 2011

Aplicações Práticas da Tomografia Computadorizada Cone-Beam em Ortodontia





Neste artigo de 2010, publicado pelo The Journal of American Dental Association, pelos autores James K. Mah; John C. Huang; HyeRan Choo; do Herman Ostrow School of Dentistry of USC, University of Southern California, Los Angele e da Division of Orthodontics, School of Dentistry, University of California, San Francisco. Mostra a versatilidade e as possibilidades que a tomografia Cone Beam oferece a nos Ortodontistas.

A visualização abrangente e registros do complexo craniofacial são objetivos das imagens em ortodontia. Estas tarefas eram realizadas por meio de gesso, fotografias e radiografias. Essas abordagens têm evoluído ao longo do tempo, e a tomografia computadorizada cone-beam (TCCB) surgiu como uma modalidade de imagem abrangente para ortodontia.


Os autores neste estudo, fornecem um guia prático para a aplicação da TCCB em Ortodontia, com ênfase em situações em que imagens convencionais é limitada. Estas situações incluem desenvolvimento dentário, os limites de movimentação dentária, avaliação das vias aéreas, a morfologia craniofacial e superposição.


A TCCB está mudando a ortodontia com relação a avaliação clínica dos pacientes e está evoluindo no que diz respeito ao diagnóstico, as técnicas clínicas e resultados.


A TCCB oferece vantagens como metodo de diagnostico por imagem em Ortodontia. Como resultado, a TCCB está sendo adotada em muitos consultórios. A proposição de valor clínico da TCCB é que ela pode descrever a anatomia craniofacial com precisão e fornecer informações completas a respeito das relações anatômicas e os achados paciente para o diagnóstico, melhorado o planejamento do tratamento e prognóstico.


Estudos investigativos e o desenvolvimento de aplicações futuras da TCCB, como simulação, previsão de crescimento, ciência forense, modelagem e produção, está em curso.



Link do artigo na integra via JADA:


http://jada.ada.org/content/141/suppl_3/7S.full.pdf+html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !