Artigo de 2003 publicado no Jornal Brasileiro de Ortodontia Ortopedia Facial pelo autores Amanda Moreira Britto, Camilla Faria Freitas Fraga, Daniela Goursand, Eduardo Neves Costa, Eliane Grossi e José Ferreira Rocha Júnior tem como objetivo apresentar um caso clínico de caninos superiores permanentes retidos, corrigido através das técnicas cirúrgica e ortodôntica.
O canino é um elemento dentário de extrema importância para a harmonia oclusal, sendo indispensável nos movimentos de lateralidade, constituindo um elemento de proteção do sistema estomatognático. A incidência de caninos impactados é o segundo tipo mais comum no grupo das inclusões dentárias. Várias etiologias são sugeridas para esse fato, a falta de espaço no arco e o trauma são as causas mais frequentes.
O objetivo deste trabalho é apresentar um caso clínico de caninos superiores permanentes retidos, corrigido através das técnicas cirúrgica e ortodôntica, demonstrando, assim, a viabilidade de se realizar tais procedimentos.
Os autores fazem uma revisão de literatura abordando os fatores etiológicos de impactação dos caninos. Além disso, abordaram as técnicas ortodônticas usadas para movimentar caninos impactados, afirmando que a força, normalmente, vem do aparelho colocado no arco vestibular e está direcionada bucalmente. Entretanto, quando os caninos impactados estão mal posicionados, próximos às raízes dos incisivos laterais superiores ou localizados mais superiormente no palato, uma tração labial poderia ser perigosa às raízes destes dentes, desaconselhando ou até mesmo impedindo a realização do procedimento. Nessa situação, é recomendada uma tração vertical no lado palatino do arco, permitindo o deslocamento do dente para longe das raízes dos incisivos. Em uma segunda etapa, realiza-se o tracionamento bucal para posicionar o canino dentro do arco dentário.
É apresentado caso clínico no qual os caninos superiores inclusos promoveram a reabsorção das raízes dos incisivos laterais com consequente perda das referidas unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !