Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Achint Utreja; Carla A. Evans; do Departmento de Ortodontia, School of Dentistry, University of Illinois, Chicago; Mostra casos tratados Ortodonticamente de pacientes portadores da Sindrome de Marfan.
A síndrome de Marfan é um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo que pode afetar o coração, vasos sanguineos, pulmões, olhos, ossos e ligamentos. É caracterizada por uma alta estatura, extremidades alongadas, escoliose, e um esterno protruido. Os pacientes normalmente têm um rosto alongado e estreito.
O palato ogival é consequencia de uma maxila estreita e maloclusão de Classe II esquelética devido a mandíbula retrognata são outras características comuns. Para um paciente sem história familiar deste transtorno, pelo menos três sistemas corpo deve ser afetado antes que um diagnóstico seja feito. Indivíduos afetados pela síndrome rotineiramente procuram tratamento ortodôntico para corrigir as manifestações orofacial.
Neste artigo, os autores apresentam casos de três pacientes com síndrome de Marfan que foram tratados em uma escola de Odontologia. Dois pacientes apresentavam grave doença periodontal, com ausência significativa de fatores locais que contribuissem. A apresentação dos sintomas sistêmicos e físicos típicos com características variadas.
A síndrome, assim, passou despercebida em uma paciente por muitos anos. Foi discutida neste artigo os resultados observados intra-oral e o progresso do tratamento ortodôntico para fornecer um breve panorama dos desafios envolvidos no tratamento desses pacientes.
Link do Artigo na Integra via Angle Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !