ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Reabsorção óssea à distância na movimentação ortodôntica: quando se inicia e o como ocorre a reorganização periodontal

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reabsorção óssea à distância na movimentação ortodôntica: quando se inicia e o como ocorre a reorganização periodontal



Neste artigo de 2011, publicado pelo Dental Press Journal Orthodontics, pelos autores Alberto Consolaro, Lysete Berriel Cardoso, Angela Mitie Otta Kinoshita, Leda Aparecida Francischone, Milton Santamaria Jr, Ana Carolina Cuzuol Fracalossi, Vanessa Bernardini Maldonado; da FOB e da Pós-graduação da FORP-USP ; do departamento de Histologia da Faculdade Anhanguera de Bauru; da Universidade Sagrado Coração - Programa de Biologia Oral; da Universidade de Araras – Programa de Ortodontia.    Mais um artigo com informações preciosas sobre o fenomeno da reabsorção ossea associada a movimentação ortodontica. Trabalho Excelente.


A movimentação dentária induzida por aparelhos ortodônticos constitui-se em um dos procedimentos terapêuticos mais aplicados na clínica odontológica. A procura da estética e da funcionalidade bucal e dentária requer o tratamento ortodôntico, o qual, muito frequentemente, está associado às reabsorções radiculares — que podem, em situação extrema, levar à perda dentária e/ou ao comprometimento periodontal.


O conhecimento da biologia da movimentação dentária induzida implica em reconhecer os fenômenos teciduais, celulares e moleculares a cada dia de sua evolução. Assim, poder-se-á interferir de forma segura e consciente com medicação, procedimentos e intervenções para otimizar o tratamento ortodôntico e o conforto do paciente, reduzir as reabsorções radiculares ou evitá-las e, ainda, viabilizar o tratamento ortodôntico para pacientes sistemicamente comprometidos. 



Há poucos estudos sobre a cronologia e eventos sequenciais da reabsorção óssea à distância e consequente reorganização periodontal decorrente. A análise microscópica dos eventos induzidos por forças intensas em dentes submetidos à movimentação dentária induzida experimentalmente em murinos contribuiu para elucidar alguns dos questionamentos efetuados, como feito no trabalho conjunto de Cardoso com Consolaro, Kinoshita, Francischone, Santamaria Jr., Fracalossi e Maldonado. Os achados mais interessantes foram os mais tardios, quando ocorre a reorganização do ligamento periodontal e as reabsorções radiculares são mais ativas e extensas. 
Nos pacientes, os períodos tardios e a reorganização periodontal ocorrem a cada período de ativação, entre 15 e 21 dias. No final do período de seis meses a um ano, o somatório dos vários períodos de ativação dos aparelhos ortodônticos pode ser representado pela imagem radiográfica e tomográfica dos tecidos periodontais e raízes dentárias. Conhecer cada período de ativação — em seu início, meio e fim — aumenta muito a chance de se interferir para reduzir consequências indesejáveis. 
Considerações finais do Autores


Nas conclusões do referido trabalho, verificou- se que:
  1. Aos 3 dias de movimentação dentária induzida por forças intensas, a reabsorção óssea à distância ainda não se iniciou na maioria dos espécimes examinados, mas em alguns notavam-se discretos focos com unidades osteorremodeladoras instaladas.

  2. Apenas aos 5 dias havia clastos de unidades osteorremodeladoras instaladas nas superfícies ósseas circunvizinhas e na periferia das áreas hialinas. Nesse período, a reabsorção radicular ainda era incipiente e limitada ao cemento.

  3.  Aos 7 dias, a reabsorção óssea à distância ocorre plenamente nas superfícies das trabéculas e cortical alveolar, mas distantes e subjacentes à cortical óssea alveolar associada ao segmento do ligamento periodontal hialinizado. A reabsorção ossea no movimento ortodôntico, quando induzido por forças leves/moderadas, ocorre na superfície da cortical óssea alveolar em frente à área de compressão do ligamento periodontal, sendo, por isso, denominada reabsorção óssea frontal. Na reabsorção óssea à distância, a cortical óssea alveolar está sendo solapada em suas ligações com o osso vizinho e subjacente, pela ação de numerosas unidades osteorremodeladoras. As reabsorções radiculares estão ativas e ocorrendo em maior extensão, afetando a dentina mais profundamente.


    4.  Aos 9 dias de movimentação dentária induzida com forças intensas, as áreas hialinas já foram e continuam sendo parcialmente reabsorvidas. O ligamento periodontal está se reorganizando. A cortical óssea alveolar solapada mostra apenas sinais isolados de sua existência anterior, pois está sendo reformada completamente. As reabsorções radi- culares ainda estavam ocorrendo ativamente. 




    Como citar este artigo: Consolaro A, Cardoso LB, Kinoshita AMO, Francischone LA, Santamaria Jr M, Fracalossi ACC, Maldonado VB. Reabsorção óssea à distância na movimentação ortodôntica: quando se inicia e o como ocorre a reorganização periodontal. Dental Press J Orthod. 2011 May-June;16(3):25-31. 



    Link do artigo na integra via Scielo:


    http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n3/a03v16n3.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !