ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Porque os dentistas clínicos indicariam seus pacientes à você?

sábado, 18 de outubro de 2014

Porque os dentistas clínicos indicariam seus pacientes à você?

Porque um clínico geral encaminha seus pacientes para um ortodontista e não para um outro?
Isso é uma questão difícil de responder. Existem muitos fatores envolvidos nesta decisão. Mais recentemente temos notícias até de motivos mercadológicos para as indicações, o que preferimos não acreditar.

Pensando nisso, Jason F. Hall, Woosung Sohn e James A. McNamara Jr. , todos da universidade de Michigan, realizaram uma pesquisa publicada na The Angle Orthodontist: Vol. 79, No. 1, pp. 5–11.

Eles fizeram um questionário com 35 questões e entregaram a 1000 dentistas clínicos escolhidos aleatoriamente na Região Centro-Oeste dos Estados Unidos.

3/4 dos dentistas responderam que a qualidade dos tratamentos ortodônticos dos casos já encaminhados e a satisfação dos pacientes ou pais dos pacientes têem o mesmo peso na hora da indicação.

Se for considerar fatores adicionais, a qualidade do resultado dos tratamentos, julgados pelo dentista clínico, era muito mais importante do que a localização do consultório do ortodontista, a reputação do ortodontista, ou o custo previsto do tratamento.

No que diz respeito à desejada oclusão e suas características funcionais, a maioria dos odontólogos classificam como sendo a guia canina a mais importante.

Outras características estavam: relações de classe I de canino e molar, contatos simultâneos em oclusão cêntrica, quantidade de overjet e overbite, ausência de diastemas e, a falta de interferência em balanceio.

Os autores concluíram que a decisão do dentista clínico para indicar um ortodontista ao seu paciente é baseada em uma série de fatores interativos. Resta ao ortodontista oferecer tratamento de alta qualidade, além de interagir com os seus pacientes e suas famílias, para manter uma boa comunicação com os clínicos gerais na sua comunidade.


NOTA DE POSTAGEM: Interessante como os dentistas clínicos
americanos percebem tantos itens ao julgar um tratamento ortodôntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !