ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Mensuração e comparação da acurácia na transferência dos braquetes em 5 diferentes técnicas de colagem indireta

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mensuração e comparação da acurácia na transferência dos braquetes em 5 diferentes técnicas de colagem indireta

Colagem indireta wendel shibasaki ortodontia contemporanea marlos loiola
     
     Durante a década de 70, com a introdução dos aparelhos pré-ajustados, aumentou a preocupação dos ortodontistas com o correto posicionamento dos braquetes nas unidades dentárias, fato este que garante um melhor e mais eficiente resultado ao final do tratamento. Pensando em eliminar fatores contrários para a obtenção deste correto posicionamento, como dificuldade de acesso e visualização, principalmente dos dentes posteriores, diminuir tempo de cadeira minimizando assim o desconforto para o paciente e aumentando produtividade do profissional, passaram a ser elaboradas técnicas de colagem indireta. 

     Separei este artigo de hoje para responder uma pergunta que me fiz quando testei algumas das técnicas existentes até achar uma que realmente me poupasse o tempo: Os braquetes ficam na posição exata que colocamos no gesso ou sofre pequenas alterações?
     Este artigo foi publicado na Angle Orthodontics, vol 84, nº 4, 2014, pelos autores Ana E. Castillaa; Jennifer J. Crowea; J. Ryan Mosesa; Mansen Wangb; Jack L. Ferracanec; David A. Covell, Jr.

Wendel shibasaki colagem indireta marlos loiola ortodontia contemporanea


     Neste artigo, os autores objetivaram medir e comparar a precisão de transferência de suporte de cinco técnicas de colagem indireta: Utilizando placas de acetato a vacuo, silicone de condensação e alguma variáveis desses dois materiais, como dupla placa, dupla silicone, silicone e placa. Braquetes foram colados em 25 modelos idênticos. 

Colagem indireta wendel shibasaki ortodontia contemporanea marlos loiola 1

     Foram feitas molheiras de transferencias  (em 5 para cada técnica) para transferir cos raquetes  para outros 25 modelos identicos. Utilizando de fotografias digitais calibradas e padronizadas, foram mensuradas as discrepâncias existentes. O teste t pareado foi utilizado para comparar posições de braquetes entre os modelos de trabalho e os modelos de pacientes, e a análise de variância foi utilizada para comparar a precisão de transferência de braquetes entre as cinco técnicas. 


Colagem indireta wendel shibasaki ortodontia contemporanea marlos loiola 2


     Resultados: Entre os modelos de trabalho e os modelos de pacientes, a técnica de dupla placa teve a maioria dos dentes com diferenças significativas (n 5 6) e Silicone com placa a vácuo, o menor número (n 5 1; P, 0,05).

     Quando foram comparadas as técnicas, precisão na transferência dos braquetes foi semelhante para duplas silicone, silicone pesado, e silicone com placa, enquanto que dupla placa e uma placa mostraram significativamente menos precisão na direção Ocluso-gengival.

Conclusões: Embora diferenças globais na posição do braquete foram relativamente pequenas, molheiras de transferencias à base de silicone tiveram consistentemente alta precisão na transferência de braquetes, enquanto que os métodos que exclusivamente utilizadas moldeiras a vácuo foram menos consistentes.
(Orthod Angle de 2014; 84.: 607-614.)

Para ver o artigo na integra, acesse: Angle Orthodontist

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !