ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Alterações dos tecidos moles após recuo mandibular e cirurgia bimaxilar em pacientes Classe III

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alterações dos tecidos moles após recuo mandibular e cirurgia bimaxilar em pacientes Classe III



Neste artigo de 2013, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Davor Jokic; Drazen Jokic; Vedran Uglesic; Darko Macan; Predrag Knezevic; do Department of Oral and Maxillofacial Surgery, University Hospital Dubrava, Zagreb, Croatia, Department of Oral and Maxillofacial Surgery, University Hospital Dubrava, Zagreb, Croatia, School of Dental Medicine, University Zagreb, Department of Oral and Maxillofacial Surgery, University Hospital Dubrava, Zagreb, Croatia. Mostra um trabalho realizado em telerradiografias laterais que avalia a mudanças tegumentares em pacientes portadores de má oclusão de classe III, submetidos a tratamentos orto cirurgicos.

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a relação entre tecidos moles e estruturas ósseas em pacientes Classe III antes e após osteotomia sagital bilateral (BSSO) e cirurgia ortognática bimaxilar, determinando o impacto de outros fatores sobre a mudança dos tecidos moles, e avaliar a correlação entre a espessura do tecido antes cirurgia, nos ângulos SNA, SNB, ANB, e as mudanças dos tecidos moles.

O estudo incluiu 78 pacientes portadores de Classe III, tratados apenas com BSSO ou com BSSO e osteotomia Le Fort I. Telerradiografias laterais foram tomadas antes, 3 meses e 1 ano após a cirurgia. Depois os pontos da Zagreb e Legan, e análise de perfil Burstone foram traçados, a proporção de cinco pontos de tecido mole, antes e depois de cirurgia, foram avaliadas.

Os tecidos moles entre os pontos Sn e A e do lábio superior, mostraram alterações estatisticamente significativas para os pacientes tratados com cirurgia bimaxilar e BSSO. Apenas gênero teve influência na mudança dos tecidos moles. A correlação entre a espessura dos tecidos moles e alterações após a cirurgia foi significativa. Uma alteração no ângulo SNB correlacionado com a espessura do lábio superior foi observado em pacientes tratados com BSSO mas não para os pacientes tratados com BSSO e Le Fort I. Mudanças de ângulo SNA correlacionados com alterações do tecido mole entre pontos Sn e A.

Os resultados deste estudo mostraram alterações dos tecidos moles após BSSO e BSSO e Le Fort I , a eliminação das deficiências que foram observadas na meta-análise das alterações dos tecidos moles em um estudo anterior.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !