Neste artigo de 2007, publicado pela Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, pelos autores Natascha Fernandes, Jorge Leitão, Luis Jardim; da Ortodontia na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa - Portugal. Mostra um estudo avaliou as fricções estática e cinética geradas por quatro tipos de arcos ortodônticos.
A mecânica de deslizamento é usada na ortodontia contemporânea para fechar ou abrir espaços e envolve o deslizamento de um bracket ou tubo ao longo de um arco ortodôntico. Estudos têm demonstrado que entre 12 a 60% da força ortodôntica aplicada se perde sob a forma de resistência friccional. Deste modo, o controlo dos factores que provocam resistência ao deslizamento tem o potencial de reduzir o tempo de tratamento, ao permitir a aplicação de forças biomecânicas de um modo simultaneamente mais previsivel e mais eficaz.
A resistência ao deslizamente tem vários componentes: a fricção clássica, o binding e o notching. Na configuração passiva, quando existe espaço livre entre o bracket e o fio ortodôntico, a resistência ao deslizamento é constituída apenas por fricção clássica porque, nesta fase, o binding e o notching ainda não existem.
O movimento de um dente ao longo de um fio ortodôntico não corresponde a um movimento de translação pura, podendo antes ser dividido numa série de movimentos de inclinação, binding e verticalização, que resultam no deslocamento do dente ao longo do fio ortodôntico. No estudo do movimento ortodôntico de dentes, a fricção estática assume maior importância do que a fricção cinética, devido a esta série de fases de inclinação, binding e verticalização que constituem o movimento dentário. A fricção estática é definida como a força que tem que ser superada para se iniciar o movimento do dente e a fricção cinética como a resistência ao movimento do dente a uma velocidade constante.
Dado que os valores das fricções estática e cinética geradas durante a mecânica de deslizamento são determinados, em parte, pelos coeficientes de fricção dos materiais em contacto, o tipo de liga metálica usada no fio ortodôntico é um factor importante a ser considerado. Estudos têm demonstrado que os fios de aço-inoxidável produzem menos fricção do que os fios de ß-titânio e de Níquel-Titânio, mas são menos eficazes nas angulações maiores.
Os resultados deste trabalho laboratorial sugerem que:
1) A fricção estática e fricção cinética são influenciadas significativamente pela angulação da segunda ordem e pelo tipo de fio ortodôntico.
2) Quando aumenta a angulação, ocorre um aumento significativo da fricção, independentemente do tipo de fio ortodôntico considerado.
3) Os arcos de aço inoxidável reduziram significativamente a fricção estática, mas apenas na angulação de 0º.
4) Nas angulações mais altas de 4º e 8º, os arcos de níquel titânio produziram forças de fricção estática e cinética significativamente inferiores.
5) O processo de implantação de iões é uma maneira eficaz de reduzir a fricção.
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