A Ortodontia mundial está de luto. Faleceu o Prof. Dr. Donald H. Enlow, um grande nome ligado ao estudo do crescimento e desenvolvimento crânio facial, nos deixou um legado único com seus estudos e publicações. Que com certeza serviram de inspiração e bases solidas para criação e desenvolvimento de muitas das terapêuticas e métodos de diagnósticos usados na rotina da clinica Ortodontia. Nossa reverencia a este gênio e ao mesmo tempo condolências a todos os seus familiares.
Donald Enlow, foi Professor Emérito da Faculdade de Medicina Dentária da Case Western Reserve University, deixou um legado para os pesquisadores e estudantes interessados em antropologia, ortodontia e outras estruturas ósseas por meio de uma coleção de cerca de 100 mil slides sobre a morfologia óssea e histologia.
Enlow, foi homenageado por suas contribuições ao longo da vida à odontologia e ortodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, que realizou o "Donald H. Enlow Internacional Research Symposium:. Uma abordagem interativa voltada a biologia do esqueleto". A conferência também comemorou o 50 º aniversário do primeiro artigo publicado por Enlow, "Um Estudo Comparativo de fósseis e tecidos ósseos recentes" (Texas Journal of Science, 1957), que continua a ser uma fonte de referência importante na biologia óssea comparada e paleontologia.
Naquela época, a escola de Odontologia da UNY começou a postar alguns slides da vasta coleção do Prof. Enlow e torná-la acessível ao público, através da Biblioteca Digital Donald H. Enlow. Estão disponíveis cerca de 25.000 slides produzidas por seus alunos de doutorado de 1955-1990. A amplitude da coleção abrange imagens do tecido ósseo de cada grupo de vertebrados dos peixes aos mamíferos e vertebrados fósseis desde os primeiros períodos geológicos através dos tempos até o presente.
Com mais de 50 anos, a pesquisa de Enlow era focada no processo de remodelação óssea, que regula o crescimento. Ele descobriu que pode particularmente afetar a estrutura facial de modo que seu desenvolvimento possa ser compreendida em detalhes. Enlow foi o autor de The Human Face (1968), que detalha a pesquisa. Manual de Crescimento Facial, publicado pela primeira vez em 1975, continua a ser usado na educação Ortodontia.
Um dos principais resultados dos estudos na sua carreira, foi que o osso se adapta às circunstâncias da estrutura de um animal no processo de evolução. Outra constatação é que de todos os antigos fósseis ósseos de dinossauros eram surpreendentemente similar ao tecido ósseo humano. Estes resultados vieram da observação de centenas de espécies fósseis ao longo dos últimos 500 milhões de anos.
. Fonte da biografia do Prof. Dr. Donald Enlow, na Case Western University:
. Link da Donald H. Enlow Digital Image Library:
. Um dos artigos clássicos do Prof. Dr. Donald Enlow, com os Profs. Moyers e McNamara:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !