ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Contenção estética ASTICS

quinta-feira, 6 de março de 2014

Contenção estética ASTICS








A contenção estética ASTICS possui um tipo de fio especial de resina não polimerizada transparente acondicionado em um invólucro que após da adaptação no modelo de gesso do paciente passa por uma fotopolimerização muma camara especial, o invólucro é removido do fio e este se encaixa com um adesivo especial em dois conectores metálicos adaptados a um fio de aço no qual é feito os dobras em forma de "U" e os adams em cada lado do modelo de gesso. Depois tudo é incluido na acrilização que recobre o palato.


Não encontrei artigos cientificos que comprovem eficiência e a durabilidade desta aparatologia, só encontrei o artigo do fabricante, mas achei interessante este tipo de contenção estética, espero que em breve apareçam os artigos cientificos que demonstrem a viabilidade ou a inviabilidade desta inovação.



Link do artigo do fabricante na integra:


3 comentários:

  1. Eu vi esse fio no estande deles na EOS em Lisboa ano passado. Na verdade ele se adapta muito melhor ao contorno dos dentes do que na foto mostrada. Mas não gostei dos conectores, que a juncão com o fio é bem mal acabada, frágil.

    ResponderExcluir
  2. Olá TatiLie! Que bom sua participação, principalmente pelas experiências vividas ai fora. Também achei que esta "Junção" deva ser o ponto critico do aparelho, vc conheçe algum estudo publicado? Gostaria depois que vc falasse um pouco mais sobre sua experiência sobre o INSIGNIA.

    ResponderExcluir
  3. Marlos, eu só estava passando pelo estande e fiquei interessada, não pela contenção, mas pelas possibilidades que o material oferece (imaginei uma contenção fixa estética, um modo de fazer acessórios estéticos no Invisalign, ancoragem estética para aparelhos linguais...). Eles tinham algo também como fios estéticos mas achei que era muita 'charlatanagem'. Fiquei curiosa pela descrição de 'espaghetti cozido' que me disseram ser a consistência do material pré polimerização. Fiquei em dúvida sobre as especificações do material (resistência, elasticidade, reatividade...) e me deram uns artigos e outras coisas mas eu não estou encontrando!! Nem sequer dei uma lida no material. Ah, que arrependimento!

    ResponderExcluir

Participe !