ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Destaque Orto SPO 2012 - Associação entre padrão respiratório e prevalência de mordidas cruzadas posteriores, na fase da dentadura decídua

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Destaque Orto SPO 2012 - Associação entre padrão respiratório e prevalência de mordidas cruzadas posteriores, na fase da dentadura decídua



O objetivo deste trabalho foi de avaliar se a prevalência de Mordidas Cruzadas Posteriores (MCPs) apresenta relação com o padrão respiratório. Foram examinadas 507 crianças de ambos os gêneros, com dentadura decídua completa, da cidade de Pouso Alegre - MG, por meio de questionários preenchidos pelas mães, exame físico e nasofibroscopia realizados por otorrinolaringologista, juntamente com exame clínico da oclusão.







A metodologia estatística usou o teste de regressão logística binária ( p menor que 0,05) para investigar a relação entre padrão respiratório e as MCPs, juntamente com o teste de razão de chances (or). Os resultados evidenciaram padrão respiratório nasal em 8,7% das crianças, misto em 26% e bucal em 65,3%. A prevalência das MCPs atingiu 13,6% no gênero masculino e 23,6% no feminino, com razão de chances duas vezes maior para o gênero feminino. Em relação aos padrões respiratórios bucal, misto e nasal, as prevalências das MCPS no gênero masculino foram de, respectivamente, 14,9%, 15% e zero, ao passo que no feminino foram de 25,6%, 23,6% e 9,1%.

 Concluiu-se que há associação significante entre o padrão respiratório e as MPCs , com razão de chances 5,2 vezes maior para crianças com padrão respiratório misto ou bucal em relação às respiradoras nasais.
   

Autora: Dra. Erika Alves de Siqueira  
email: dra.erikasiqueira@ig.com.br
Co-autores: Alessandro Cézar Paccini da Silva, Ana Maria da Silva, Sulene Pirana
Orientador: Dr. Helio Scavone-Jr




Parabéns Dra. Erika Alves de Siqueira!

Se você também quiser compartilhar seu trabalho com os leitores do nosso portal, basta enviar o resumo com algumas fotos ilustrativas (livre de direitos autorais) e um email de contato. Agradeceríamos calorosamente.
blog@ortodontiacontemporanea.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !