ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Destaque Orto SPO 2012 - AMAMENTAÇÃO E A PREVALÊNCIA DE MORDIDAS CRUZADAS POSTERIORES

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Destaque Orto SPO 2012 - AMAMENTAÇÃO E A PREVALÊNCIA DE MORDIDAS CRUZADAS POSTERIORES


RELAÇÃO ENTRE O PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO E  A PREVALÊNCIA
 DE MORDIDAS CRUZADAS POSTERIORES,  EM TRÊS GRUPOS
 DE CRIANÇAS BRASILEIRAS NA DENTIÇÃO DECÍDUA

Canevari FQ*Georgevich PVC,  Biasutti RL, Da Costa SRMR, Loiola MEA, Scavone-Jr H (Orientador)
Nesta pesquisa foi investigada a influência da duração da amamentação,  sem uso de mamadeira, na prevalência de mordidas cruzadas posteriores (MCPs),  comparando três grupos raciais, quais sejam, leucodermas, melanodermas e xantodermas.  A amostra incluiu 1.472 crianças brasileiras com dentadura decídua completa, na faixa etária de 2 a 6 anos.


Com base em questionários respondidos pelas mães, as crianças foram divididas em três subgrupos,  de acordo com os períodos de amamentação, em meses: A1 – nunca ou menor que três,  A2 – maior ou igual a três, porém menor que nove, A3 – maior ou igual a nove.  Realizou-se o diagnóstico das MCPs por meio de exames clínicos.  Para as análises estatísticas foram utilizados os testes do qui-quadrado, de proporções de Zar e  cálculo da razão de chances. As prevalências das MCPs, respectivamente nos grupos A1, A2 e A3,  foram de: 1) leucodermas - 25,5%, 21,1% e 6,8%; 2) melanodermas - 20%, 19,5% e 4,1%;  3) xantodermas - 16,7%, 4,6% e 2,1% e 4) amostra total - 21,8%, 15,4% e 4,2%.

Os Autores observaram que as MCPs foram significantemente maiores no subgrupo A1 em relação ao A3, nos três grupos raciais, e também no subgrupo A2 em relação ao A3, excetuando-se os xantodermas. Concluiram que a  maior duração da amamentação, particularmente quando acima de nove meses, revelou associação com uma expressiva redução na prevalência de mordidas cruzadas posteriores, na dentadura decídua, nos três grupos raciais avaliados.



Parabéns a Dra. Fabiana Canevari, demais autores e ao seu Orientador Prof. Dr. Hélio Scavone-Jr, pelo belo trabalho !!!
Se você também quiser compartilhar seu trabalho com os leitores do nosso portal, basta enviar o resumo com algumas fotos ilustrativas (livre de direitos autorais) e um email de contato. Agradeceríamos calorosamente.
blog@ortodontiacontemporanea.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !