ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: A Relação da variação das Formas do arco e espessura do osso cortical

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Relação da variação das Formas do arco e espessura do osso cortical



Neste artigo de 2011, publicado pelo Journal of Dentistry, Tehran University of Medical Sciences, pelos autores T. Ansari,  R. Mascarenhas,  A. Husain do Department of Orthodontics, Yenepoya Dental College, Yenepoya University, Mangalore, India. Mostra um estudo realizado com tomografia computadorizada de Feixe conico que correlaciona a espessura cortical com a forma do arco osseo basal. 

Os Implantes estão sendo usados ​​na ortodontia como um modo confiável de ancoragem. Entre outros fatores, a espessura do osso cortical desempenha um papel importante na determinação da estabilidade destes implantes. O objetivo deste estudo foi o de estudar a relação de diversas  formas de arco e a espessura do osso cortical e com isso, determinar se a espessura do osso cortical do arco varia entre várias formas. Isso ajudaria a determinar o tamanho ideal de um implante para uma forma particular de arco.

Um corte tomógrafico transversal foi tomado de 30 pacientes. Baseado em formas de arco os pacientes foram divididos igualmente em três categorias básicas: quadrado, cônicos e ovóides, cada uma composta por 10 pacientes. Por conseguinte, foram medidas as espessuras das suas placas corticais de bucal e lingual.

Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significativa entre as três formas de arco, em que a forma do arco quadrado obteve uma maior espessura de osso cortical  entre as três formas de arco.

Desta forma, os autores concluiram que os pacientes que têm uma forma de arco afilada pode exigir implantes com comprimento maior do que os pacientes que têm uma forma de arco ovóide ou quadrada. Uma vez que a disponibilidade do osso cortical em pacientes com arco quadrado é maior, existindo uma maior estabilidade para os implantes, nestes casos, por conseguinte, os implantes com um comprimento mais curto pode ser utilizado nestes casos.

Link do artigo na integra via ncbi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !