ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Um estudo das características de atrito de quatro sistemas disponiveis comercialmente de braquetes auto-ligáveis.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Um estudo das características de atrito de quatro sistemas disponiveis comercialmente de braquetes auto-ligáveis.





Neste artigo de 2008, publicado pelo Eurpoean Journal of Orthodontics, pelos autores Steven Budd, John Daskalogiannakis and Bryan D. Tompson, da Universidade de Ontario - Toronto - Canadá. Realizaram um estudo detalhado sobre a produção de atritos em diferentes marcas de braquetes auto-ligáveis. Mas pessoalmente acho que o propicia mais atrito não são os braquetes e sim os fios e suas ligas de composição.

O objetivo do estudo foi avaliar e comparar in vitro o comportamento de quatro sistemas de braquetes auto-ligáveis disponíveis comercialmente. As características de fricção dos sistemas Damon3 ™, Speed ™, In-Ovation R ™, e Time2 ™ foi estudada usando um Jig que imita os movimentos tridimensionais que ocorrem durante a mecanoterapia.

Cada sistema de braquetes foram testados com os seguintes arcos de fios de aço inoxidável: 0,016 × 0,022, 0,019 × 0,025, 0,020 redondo, e 0,021 × 0,021 polegadas Speed ™ D-fio. Uma máquina de ensaio Instron com célula de carga de 50 N foi utilizado para medir os atritos e a resistência para cada mntagem braquete / dente. A velocidade foi fixada em uma taxa constante de 1 mm / minuto, e cada dente do typodont foi movido, uma segmento de fio fixo numa distância de 8 mm.

Análise estatística descritiva para cada braquete / arco ortodontico foi uma combinação no que diz respeito à resistência friccional. O braquete Damon3 ™ demontrou consistentemente a menor resistência à fricção deslizante, enquanto o sistema Speed ™ produziu significativamente (P <0,001).

O desenho do braquete de auto-ligavel (ação passiva versus ativa) parece ser a principal variável responsável pela resistência aos atritos gerada durante o tratamento. Os braquetes passivamente ligado produzem menos resistência aos atritos, em comparação com os de ação ativa, por sofrer mais diminuição atrito em função de diminuição do controle.
Link do artigo na integra via European Journal of Orthodonics (Abre automático):

5 comentários:

  1. um dia eu experimento um destes,,,,,,,,,, a tecnica de colagem é muito diferente de braquete normal: ou segue a mesma recomendaçao.

    ResponderExcluir
  2. Sim a mesma coisa,como são braquetes que muitas vezes não precisam de controle mensal, o ideal é realizar com colagem indireta, para ser o mais preciso possivel.

    ResponderExcluir
  3. E quanto aos fios? como esta escrito acima,,, eles tambem exercem influencia no atrito, por acaso vc tem algum artigo, ou uma opiniao pessoal de qual seria a liga q menos causaria o atrito, juntamente com estes sitemas auto ligaveis?
    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  4. Tbonatto, na realidade dos fios mais indicados para tratamento com auto-ligáveis são os Niti, termo ativados. Mas estes braquetes são os que geram mais atrito que os de aço inox. Que dilema ......

    Um, bom artigo sobre fios, muito completo.

    http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2008/01/65.pdf

    ResponderExcluir
  5. obrigado marlos pela ajuda
    vou assinar esta revista.

    ResponderExcluir

Participe !