ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Lawrence Andrews

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Historia da Ortodontia - Lawrence Andrews







Um trabalho pioneiro, que mudou a história da Ortodontia, indubitavelmente foi o de Lawrence F. Andrews(1970), que desenvolveu o primeiro aparelho ortodôntico totalmente pré-ajustado (Straight wire), incorporando aos braquetes informações referentes à angulação e à inclinação das coroas dentárias e colocando nesses, também, variações de espessuras, que eliminassem as dobras de primeira, segunda e terceira ordens, até então necessárias para o desenvolvimento dos tratamentos ortodônticos.

Ao meu ver Dr. Andrews, deu um grande presente para a ortodontia, uma nova fronteira, sem volta, apesar dos saudosistas, a técnica Straight wire veio para ficar e evoluiu com os fios de varias ligas, os braquetes auto-ligáveis, etc. Imaginem o ortodontista em 2009 fazendo dobras, e alças em todos os fios e todos os pacientes, com os braquetes angulados bem como os auto-ligáveis e fios termo ativados a nossa disposição. Particularmente acho positivo ainda nos dias de hoje o ensino da técnica mãe idealizada pelo pai da Ortodontia moderna Edward H. Angle a +-100 anos atrás, respeito muito a historia e os debravadores da bela arte que seguimos, a Ortodontia. Mas temos que evoluir com a ciência para desta forma aperfeiçoá-la e inová-la.

Trecho da entrevista dada pelo Dr. Andrews a resvista Dental Press:

O senhor recomenda que os pós-graduandos em ortodontia aprendam a tratar primeiro com o aparelho edgewise não-programado ou iniciem diretamente com o aparelho totalmente programado?

Dr. Andrews - A medida que nos aproximamos do ano 2000, não vejo vantagem em irmos à guerra com um avião de 1930. O conceito e o aparelho straight wire têm sido aceitos mundialmente. O tempo dispendido ensinando-se aparelhos obsoletos deveria ser melhor ocupado com o ensino da montagem de modelos e de tratamentos com objetivos gnatológicos.

Histórico:

Nos anos 50 o Dr. Lawrence Andrews era um ortodontista recém graduado procurando fazer seu trabalho direito. Naquele tempo, para se tornar um diplomado pelo Board Americano de Ortodontia (American Board of Orthodontics - ABO), era necessário escrever uma tese. O assunto que ele escolheu foi a oclusão. A amostra que ele escolheu para estudar foram os modelos de gesso de tratamentos concluídos usados por ortodontistas para obter suas credenciais no ABO. Mas ele observou que não haviam características comuns sobre o que os tratamentos ortodônticos deveriam atingir. Geralmente, eles alinhavam os dentes apinhados, reduziam os overjets, mas cada profissional tinha um resultado único para seus próprios tratamentos.

Naquele tempo o estudo da oclusão já estava bem avançado, mas os ortodontistas eram incapazes de utilizar estas informações.

O Dr. Andrews chegou então à seguinte conclusão: precisamos mostrar aos ortodontistas a importância de se atingir resultados comuns! A ortodontia não pode ser uma ciência se cada ortodontista tem um resultado diferente.

Ele começou a caminhada rumo a este objetivo procurando por indivíduos com dentições naturais perfeitas. Foram necessários vários anos para coletar cerca de 150 modelos de gesso de bocas de pessoas que nunca tiveram nenhum tratamento ortodôntico e que nenhum ortodontista consideraria necessário o uso de aparelhos. Com os modelos em mãos, ele levou ainda mais três anos para analisar e chegar a uma conclusão.

Os resultados que ele obteve são bem conhecidos pelos dentistas atualmente. Isto revolucionou o modo como olhamos para a boca de nossos pacientes. Ele encontrou seis características comuns. Estas características foram chamadas de as "Seis Chaves para uma Oclusão Ótima". Ele também mediu a posição de cada dente e encontrou muito mais uniformidade entre os modelos do que foram encontradas nos pacientes tratados por ortodontistas.

Mas como conseguir proporcionar estas características aos pacientes com as ferramentas disponíveis naquele tempo? Seriam necessárias muitas dobras nos fios para acertar a posição ideal de cada dente. Com seus conhecimentos, que não se limitam à odontologia, e muito trabalho, ele encontrou a solução, e então revolucionou a ortodontia com a criação do aparelho Straight-Wire Applience.

Neste momento, ele já estava bastante exausto e, com o sucesso de sua criação, financeiramente bem. Portanto, ele se permitiu um retiro de 5 anos.

Quando retornou a atividade, encontrou uma prática ortodôntica inteiramente diferente por toda parte. As pessoas estavam tentando usar o que ele provou ser o certo. Ele mostrou a linha de chegada (as Seis Chaves para uma Oclusão Ótima) e ele nos deu o meio de transporte (o aparelho Straight-Wire), mas ele não nos deu as direções. Por isso, as pessoas estavam fazendo todo tipo de coisa com sua invenção para tentar chegar ao que ele mostrou ser o objetivo correto.

Ele então não teve nenhuma dúvida. Ele precisava completar seu trabalho, ele precisava traçar as direções.

Retornou então para sua velha rotina, até que sua filosofia de tratamento fosse completamente provada correta e reproduzível. E então sua obra prima estava finalmente acabada. Ele a nomeou de "Os Seis Elementos para a Harmonia Orofacial". E isso é que é ortodontia.

Fontes desta postagem:

http://www.dentalpress.com.br/artigos/pdf/197.pdf

Andrews Foundation:

Um comentário:

  1. Acredito que algumas pessoas nascem com o destino de se tornarem "gênios". O Dr. Andrews seria um gênio em qualquer área científica à qual ele viesse a se dedicar!Temos muita sorte de ele ter sido Ortodontista...
    Ana Paula Tanko de Vasconcellos

    ResponderExcluir

Participe !