ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Relação entre a associação da expansão rápida da maxila, cirurgia e protração maxilar com máscara

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Relação entre a associação da expansão rápida da maxila, cirurgia e protração maxilar com máscara




Neste artigo ser publicado em 2011, pela Angle Orthodontist, pelos autores Nazan Kucukkeles; Sirin Nevzatoglu; Tamer Koldas; Department of Orthodontics, School of Dentistry, University of Marmara, Istanbul,Turkey; University of Istanbul, Department of Plastic and Reconstructive Surgery, Istanbul, Turkey. Mostra um estudo comparativo no protocolo do tratamento precoceda classe III no quel se utiliza a expanção rápida de maxila e protração com a mascara facial. No qual um grupo se submeteu a uma cirurgia LeFort 1 previamente.


O artigo foi realizado com o intuito de comparar os resultados do tratamento da expansão rápida da maxila (ERM), além de máscara facial (FM) e uma osteotomia LeFort 1 + FM durante a protração maxilar.


Este estudo foi realizado com 34 pacientes todos com retrognatia maxilar, mordida cruzada anterior, Classe III esquelética e características de má oclusão dentária e um perfil côncavo.


Dezoito pacientes com retrognatismo maxilar mais leves foram tratadas com RME + FM. Dezesseis outros pacientes com retrognatismo maxilar severo e moderado foram tratados com a osteotomia LeFort 1 incompleta + FM. Os dados cefalométricos foram avaliados estatisticamente.


Os valores significativamente mais altos de avanço maxilar e reduzido tempo de tratamento foram alcançados com a terapia assistida cirurgicamente FM.


Os autores concluiram que o tratamento cirurgicamente assistido FM foi mais rápido e eficaz na protração maxilar em relação ao tratamento RME + FM.



Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


2 comentários:

  1. Marlos, este artigo está disponível na integra?

    ResponderExcluir
  2. Sim... No link abaixo...

    http://www.angle.org/doi/pdf/10.2319/042210-220.1

    ResponderExcluir

Participe !