ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Condições de carga ideal para movimentação controlada de dentes ateriores na mecânica de deslize

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Condições de carga ideal para movimentação controlada de dentes ateriores na mecânica de deslize




Neste artigo de 2009, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Jun-ya Tominaga; otohiro Tanaka; Yoshiyuki Koga; Carmen Gonzales; Masaru Kobayashi; Noriaki Yoshida; do Departmento de Ortodontia e ortopedia dentofacial, Nagasaki University Graduate School of Biomedical Sciences, Nagasaki, Japão. Mostra mais um belo estud realizado com o método de elementos finitos.


Este estudo foi realizado com o intuito de se determinar as condições de carga, como a altura ideal da força de retração no braço de força e sua posição no arco na mecânica de deslize.


A método dos elementos finitos (FEM) 3D, foi usado para simular uma retração em massa de dentes anteriores numa mecânica de deslizamento. O grau de inclinação vestíbulo-lingual dos incisivos centrais superiores foi calculado quando a força de retração foi aplicada em diferentes alturas de braços de força por mesial ou distal ao canino.


Quando o braço de força foi colocado à mesial do canino, ao nível de 0 mm (do nível do slot), foi observado que coroa do incisivo foi "jogada" de forma descontrolada para lingual, foi observado que o segmento anterior do arco foi deformado para baixo. Numa altura do braço de força de 5,5 mm, o movimento de corpo foi produzido e os arcos foram menos deformados. Quando a altura do braço força excedeu 5,5 mm, o segmento anterior do arco foi levantado para cima e a raiz "jogada" para a lingual. Quando o braço de força foi colocado distal ao canino, a coroa foi para a lingual até um nível de 11,2 mm.


A colocação de braço de força em um arco entre o incisivo lateral e canino permite aos ortodontistas manter um melhor controle dos dentes anteriores na mecânica de deslizamento. Ambos os princípios biomecânicos associados com o centro de resistência do dente e da deformação do arco deve ser tomado em consideração para a previsão e planejamento ortodôntico do movimento dentario.




Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !