ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Tecnologias digitais e sistemas CAD/CAM aplicados à Ortodontia Lingual: o futuro já é a realidade atual

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tecnologias digitais e sistemas CAD/CAM aplicados à Ortodontia Lingual: o futuro já é a realidade atual




Neste artigo de 2011, publicado na Dental Press Journal Orthodontics, Pela autora Dra. Carla Maria Melleiro Gimenez; Mestre e Doutora em Ortodontia pela FOA-Unesp. Mostra toda revolução tenologica pela qual a Ortodontia está passando. Um belo artigo !!!


A Ortodontia Lingual vem ganhando espaço no cenário mundial pela sua particularidade de oferecer uma opção de tratamento discreta, “invisível”, em “segredo”, para a correção das más oclusões, aliando eficiência biomecânica à valorização do sorriso durante o tratamento.


O fato dos braquetes posicionarem-se na superfície lingual permite que o ponto de aplicação de força esteja mais próximo do centro de resistência, maximizando o potencial de movimentação dentária induzida, o que se traduz em resultados clínicos atingidos mais rapidamente e com significativo controle durante a mecânica.

Um marco histórico foi o estudo publicado em 2001, por Takemoto e Scuzzo, que descortinou um novo panorama à Ortodontia Lingual, descrevendo a possibilidade de se trabalhar eliminando definitivamente as dobras de compensação, com um sistema de arco reto baseado no posicionamento diferenciado dos braquetes, mais próximo à cervical. Dentro desse contexto, foi idealizado o PSWb6 (Prieto Straight Wire braquetes), um braquete brasileiro que já se encontra em sua terceira geração, apoiado nos seguintes pilares: colagem mais cervical (base sem extensão gengival além do slot, aleta gengival mais alta e distante da gengiva), perfil dos braquetes anteriores levemente aumentado (compensação para ser possível o arco reto); off-set distal no braquete do canino, braquete do segundo pré-molar com perfil levemente maior do que o braquete do primeiro pré-molar. Vale notar que esse braquete viabiliza a técnica de colagem indireta simplificada como rotina na clínica ortodôntica, facilitando a montagem, a mecânica no decorrer do tratamento e a finalização.

O sistema Orapix® representa um avanço considerável, e foi fruto de uma parceria entre uma empresa da Coreia do Sul e o Dr. Fillion, permitindo que se trabalhe com a técnica do arco reto em Ortodontia Lingual com qualquer tipo de braquetes, e com precisão inigualável para o seu posicionamento, pois, por meio do escaneamento dos modelos da má oclusão (sistema CAD/CAM) e captação da imagem pelo programa 3TXer, é construído um setup numérico virtual ideal a partir dos dados do planeja- mento ortodôntico.

Outro sistema interessante é o Incognito®, atualmente distribuído pela 3M. Esse sistema, idealizado por Wiechmann et al., também é baseado em um setup que, porém, é realizado de forma convencional, com grande controle de qualidade — mas o ortodontista não tem acesso à sua conferência. Na sequência, o setup é escaneado e um programa específico captura a imagem sobre a qual são delineados os acessórios copiando a face lingual. Esses “braquetes customizados” são fabricados com liga metálica que contém ouro em sua composição, e necessitam do mesmo processo de fundição das peças protéticas.

O sistema Lingualjet® — viabilizado, juntamente com os Drs. Gualano e Baron, pela mesma empresa coreana que faz o sistema Orapix (em parceria com o Dr. Fillion) — representa um intermediário entre ambos os sistemas descritos anteriormente, mesclando as suas características principais. Os aspectos em comum com o sistema Orapix são o fato de basear-se em um setup numérico virtual ideal, e dispor os acessórios de forma a permitir a utilização de arcos retos para a mecânica ortodôntica, sendo que o ortodontista tem acesso ao setup. Em relação ao sistema Incognito®, as características em comum são: utilização de acessórios metálicos customizados, utilização de liga de ouro para a confecção desses (muito embora esteja sendo estudada a possibilidade de utilização de materiais alternativos, como o titânio ou a zircônia; opções que podem ser interessantes em relação às alergias, à estética e à biomecânica).

Conclusão

A Ortodontia Lingual teve um significativo avanço técnico e tecnológico nos últimos anos, buscando maior eficiência e controle, assim como a simplificação das etapas de montagem e manejo da aparatologia. Os sistemas digitalizados garan- tem uma maior precisão, eficiência e excelência de resultados.



Link do artigo na integra via Scielo:

http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n2/a02v16n2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !