Neste artigo de 2006, publicado pelo Orthodontics and Craniofacial Research, pelos autores W. Limpanichkul da Morthai Dental Clinic, Hatyai, Songkhla, Thailand e K. Godfrey, N. Srisuk, C. Rattanayatikul, Department of Orthodontics, Khon Kaen University, Tailandia. Mostra os efeitos do laser durante a movimentação ortodontica.
Este estudo foi realizado com o intuito de testar a hipótese de que as forças mecânicas combinadas com o laser de baixa potência estimulam a taxa de movimentação ortodôntica.
O estudo foi duplo-cego, randomiza com placebo / controle ensaios clinics pareados para testar a eficácia da terapia laser de baixa intensidade (LLLT) em 12 pacientes jovens e adultos que exigiam a retração dos caninos superiores com extrações dos primeiros pré-molares de utilizando molas de tensão em aparelhos fixos edgewise. O laser foi aplicado na mucosa bucal, distalmente e palatinamente ao canino do lado de teste e usando pseudo aplicações do lado do placebo. Impressões dentais e foram feitas no início do ensaio e no final do primeiro mês, segundo e terceiro depois de iniciar o levantamento. A medição dos movimentos dos dentes foram feitas, em cada fase nos modelos usando um microscópio stereo.
Não houve diferença significativa nas médias do movimento distal do canino entre o lado do LLLT e do lado placebo durante todos os períodos de tempo (p - vallue = 0,77).
A densidade de energia do LLLT (GaAlAs) no nível da superfície em estudo (J/cm2 = 25) foi provavelmente, demasiado baixo para expressar qualquer efeito estimulante ou efeito inibitório sobre a taxa dedo movimento dentário ortodôntico.
Link do artigo na integra via nupen :
http://www.nupen.com.br/port/odontologia/od_bibli/maio_2007/LASER_ORTODONTIA/LimpanichkulLiltnamovimentacaoortodontica2006.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !