ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeitos do tratamento com máscara facial ancorada com miniplacas após expansões rápida da maxila e constrições alternadas: Um estudo piloto

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Efeitos do tratamento com máscara facial ancorada com miniplacas após expansões rápida da maxila e constrições alternadas: Um estudo piloto


Neste artigo de 2011, publicada pela Angle Orthodontist, pelos autores Demet Kaya; Ilken Kocadereli; Bahadir Kan; Ferda Tasar; do Department of Orthodontics, Faculty of Dentistry, Karadeniz Technical University, Trabzon, Turkey; Department of Orthodontics, Faculty of Dentistry, Hacettepe University, Ankara, Turkey; Mostra a junção de dois protocolos contemporaneos da protração maxilar, a expanção e contração alternadas associadas a mini-placas ortodonticas.



Este estudo foi realizado com o intuito de descrever os efeitos nos tecidos moles e dento-esqueletal no tratamento com máscara facial ancorada com miniplacas após expansões rápida da maxila e constrições Alternadas (Alt-RAMEC) em pacientes com retrusão maxilar.

A amostra consistiu de 15 pacientes com idade esquelética média de 11,6 +- 1,59 anos, submetidos a oito semanas de Alt-RAMEC seguida de protração maxilar. Trezentos e cinquenta a quatrocentas gramas de força por parte foi aplicada à máscara em miniplacas de titânio inseridas na parede nasal lateral da maxila. Tempo total de tratamento foi de 9,9 +- 2,63 meses. Alterações do tratamento foram avaliadas cefalometricamente e analisadas por meio do teste t dependente e teste de classificação Wilcoxon.

As miniplacas resistiram as forças ortopédicas exercidas durante o tratamento. Achados cefalométricos mostraram que a maxila avançou por 2 mm, com uma rotação anti-horário e 0.8º sem movimento incisivo. A mandíbula moveu-se ligeiramente em uma direção para baixo e para trás (1.2º). As inclinações dos incisivos inferiores diminuiram significativamente (2º). Aumentos estatisticamente significativos foram observados na dimensão vertical (1º-1.3º). Mudanças dos tecidos moles foram mais acentuadas nos tecidos moles do lábio superior e pogônio do que no lábio inferior.


Conclusões:

Este tipo de tratamento pode oferecer uma vantagem para corrigir uma retrusão maxilar leve / moderada em pacientes com má oclusão de Classe III.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !