ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Universidade de Connecticut

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Universidade de Connecticut


Nesta postagem de hoje, gostaria de compartilhar com os colegas seguidores deste blog, mais uma expedição internacional da equipe da Ortodontia Contemporânea. Desta vez, ao berço da biomecânica ortodôntica atual: a Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos da América.

Esta visita a este grande centro foi possível graças ao convite do Prof. Marcio Almeida, à quem devo respeito e admiração pelo trabalho que desenvolve.





Desde nossa saída do Brasil foi muito atencioso e dedicado. Obrigado Márcio!
Farei um relato através de legenda das fotos dos dias que passamos na UConn.

Novo prédio da UConn ainda em construção  Área central do interior do centro de saúde

Mesmo para uma universidade tão antiga, as instalações permanecem acima da maioria das faculdades que temos pelo Brasil. O prédio na foto acima é uma parte do novo centro de saúde que está previsto para terminar ainda neste ano de 2014. O centro de saúde abriga todas as faculdades das ciências da saúde e os seus serviços clínicos aos pacientes.




Espaço da biblioteca central do centro.




 Grandes amigos e ortodontistas respeitados em seus centros: a Dra. Fernanda Mattos, coordenadora dos cursos de especialização da Ortodinamica, em Cruzeiro-RJ. E o Dr. João Alfredo, clínico gabaritado da Clínica Orthon, em Maceió-AL. Muito obrigado pela companhia e troca de experiências.

Para quem ainda não associou o nome à pessoa, O Dr. Charles Burstone concebeu e disseminou a técnica do arco segmentado a partir das dependências desta faculdade. Ainda hoje pertence ao corpo docente do departamento de ortodontia, embora suas atividades já estejam bem reduzidas. 

O mais legítimo de todos os arcos de três peças.

Com sua aposentadoria, o comando do departamento passou ao Dr. Ravindra Nanda, como transcrito das palavras do Dr. Márcio Almeida:

"Quando assumiu, em 1990, a Cadeira de professor titular de Ortodontia da Universidade de Connecticut, o Dr. Ravindra Nanda provavelmente se deparou com estas questões, além de herdar a chefia do departamento que foi responsável pelo desenvolvimento e disseminação da Técnica do arco segmentado no mundo. Realmente, tornavam-se necessários para se adequar ao compasso evolutivo da História, porém sem relegar os princípios Biomecânicos clássicos, que certamente enraizavam-se em seu departamento. A solução foi a Hibridização; a utilização de aparelhos pré-ajustados de arcos contínuos com recursos e “pensamentos da filosofia do arco segmentado” e uma biomecâ- nica de certa forma peculiar e extraordinária, que culminou com o desenvolvimento dos chamados “arcos inteligentes”


Pof. Ravindra Nanda na clínica, nos ensinando algumas poucas e simples dobras que sua técnica possui.


 Eu, por minha vez, esfreguei a mão nos alicates do departamento para ver se, de alguma forma, transmitia os conhecimentos daqueles que já o usaram.

Muito prazeroso estar ao lado de grandes ortodontistas, discutindo os desafios atuais da nossa especialidade com autores que já admirava mesmo antes de imaginar conhecê-los. Um departamento da envergadura que tem o da UConn não poderia ser mérito exclusivo do Dr. Nanda. 

 Acima um momento de descontração em um restaurante indiano na cidade de Farmington, com o Dr. Nanda e o Dr. Márcio.
 Prof. Dr. Yadav, estudioso e autor de vários artigos.
 Prof. Dr. Flávio Uribe. Grande destaque do departamento, o que o fez receber o título de "Professor Charles Burstone".
 Prof. Dr. Upadhyay observando os trabalhos dos alunos na clínica. 
Grupo de residentes do Dr. Nanda, ortodontistas brasileiros, colombianos e panamenhos.

Não pude deixar de comprar os fios utilizados na técnica do Dr. Nanda e mais umas coisinhas a mais que vamos discutir em uma outra postagem.
Espero ter mostrato algo que tenha despertado interesse em atualização em você e conseguido passar um pouco da felicidade que tive em ver e estar nesta grande universidade e com esses grandes professores.



Links
Departamento de ortodontia da UConn:

Artigo do Dr. Márcio Almeida sobre a técnica desenvolvida na UConn:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !