Nesta postagem de hoje, gostaria de compartilhar com os colegas seguidores deste blog, mais uma expedição internacional da equipe da Ortodontia Contemporânea. Desta vez, ao berço da biomecânica ortodôntica atual: a Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos da América.
Esta visita a este grande centro foi possível graças ao convite do Prof. Marcio Almeida, à quem devo respeito e admiração pelo trabalho que desenvolve.
Desde nossa saída do Brasil foi muito atencioso e dedicado. Obrigado Márcio!
Farei um relato através de legenda das fotos dos dias que passamos na UConn.
Novo prédio da UConn ainda em construção | Área central do interior do centro de saúde |
Mesmo para uma universidade tão antiga, as instalações permanecem acima da maioria das faculdades que temos pelo Brasil. O prédio na foto acima é uma parte do novo centro de saúde que está previsto para terminar ainda neste ano de 2014. O centro de saúde abriga todas as faculdades das ciências da saúde e os seus serviços clínicos aos pacientes.
Espaço da biblioteca central do centro.
Grandes amigos e ortodontistas respeitados em seus centros: a Dra. Fernanda Mattos, coordenadora dos cursos de especialização da Ortodinamica, em Cruzeiro-RJ. E o Dr. João Alfredo, clínico gabaritado da Clínica Orthon, em Maceió-AL. Muito obrigado pela companhia e troca de experiências.
Para quem ainda não associou o nome à pessoa, O Dr. Charles Burstone concebeu e disseminou a técnica do arco segmentado a partir das dependências desta faculdade. Ainda hoje pertence ao corpo docente do departamento de ortodontia, embora suas atividades já estejam bem reduzidas.
O mais legítimo de todos os arcos de três peças.
Com sua aposentadoria, o comando do departamento passou ao Dr. Ravindra Nanda, como transcrito das palavras do Dr. Márcio Almeida:
"Quando assumiu, em 1990, a Cadeira de professor titular de Ortodontia da Universidade de
Connecticut, o Dr. Ravindra Nanda provavelmente se deparou com estas questões, além de herdar
a chefia do departamento que foi responsável pelo
desenvolvimento e disseminação da Técnica do
arco segmentado no mundo. Realmente, tornavam-se necessários para se adequar ao compasso evolutivo da História, porém sem relegar os princípios
Biomecânicos clássicos, que certamente enraizavam-se em seu departamento. A solução foi a Hibridização; a utilização de aparelhos pré-ajustados
de arcos contínuos com recursos e “pensamentos
da filosofia do arco segmentado” e uma biomecâ-
nica de certa forma peculiar e extraordinária, que
culminou com o desenvolvimento dos chamados
“arcos inteligentes”
Pof. Ravindra Nanda na clínica, nos ensinando algumas poucas e simples dobras que sua técnica possui.
Eu, por minha vez, esfreguei a mão nos alicates do departamento para ver se, de alguma forma, transmitia os conhecimentos daqueles que já o usaram.
Muito prazeroso estar ao lado de grandes ortodontistas, discutindo os desafios atuais da nossa especialidade com autores que já admirava mesmo antes de imaginar conhecê-los. Um departamento da envergadura que tem o da UConn não poderia ser mérito exclusivo do Dr. Nanda.
Acima um momento de descontração em um restaurante indiano na cidade de Farmington, com o Dr. Nanda e o Dr. Márcio.
Prof. Dr. Yadav, estudioso e autor de vários artigos.
Prof. Dr. Flávio Uribe. Grande destaque do departamento, o que o fez receber o título de "Professor Charles Burstone".
Prof. Dr. Upadhyay observando os trabalhos dos alunos na clínica.
Grupo de residentes do Dr. Nanda, ortodontistas brasileiros, colombianos e panamenhos.
Não pude deixar de comprar os fios utilizados na técnica do Dr. Nanda e mais umas coisinhas a mais que vamos discutir em uma outra postagem.
Espero ter mostrato algo que tenha despertado interesse em atualização em você e conseguido passar um pouco da felicidade que tive em ver e estar nesta grande universidade e com esses grandes professores.
Links
Departamento de ortodontia da UConn:
Artigo do Dr. Márcio Almeida sobre a técnica desenvolvida na UConn:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !