ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Eficácia da tecnologia de tratamento ortodôntico auxiliada por computador, para alcançar os resultados previstos

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Eficácia da tecnologia de tratamento ortodôntico auxiliada por computador, para alcançar os resultados previstos




Neste artigo de 2013, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Brent E. Larson; Christopher J. Vaubel; Thorsten Grunheid; do Division of Orthodontics, School of Dentistry, University of Minnesota, Minneapolis. Mostra um estudo com sobreposições de modelos digitais que compara a eficácia do protocolos de planejamento virtual no sistema Suresmile.

Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar a eficácia de tratamento ortodôntico com planejamento  baseado na tecnologia assistida por computador,  em produzir a posição dos dentes prescritos pelo plano de tratamento virtual.

Modelos digitais pós-tratamento de 23 pacientes tratados com SureSmile foram sobrepostos em seus modelos virtuais de plano de tratamento correspondentes  que utilizam o registo de melhor ajuste com base em superfície. Discrepâncias individuais de posição dentária  entre plano de tratamento virtual, resultado real foram computados. Discrepâncias menores que 0,5 mm nas dimensões mésio-distais, facial, lingual e vertical, e menos de 2 graus para o torque na coroa, angulação e rotação foram consideradas clinicamente ideais. Teste unilateral de equivalência foi realizado em cada mensuração de discrepância, com P menor que  0,05 considerado estatisticamente significativo.

As posições  mesial-distal dentarias foram clinicamente ideais para todos os dentes, com exceção dos incisivos laterais superiores e segundos molares. Posição dos dentes vestibulo-lingual foram clinicamente ideais para todos os dentes, exceto os incisivos centrais superiores, pré-molares, molares e incisivos inferiores. Posição dos dentes verticalmente foram clinicamente ideais para todos os dentes, exceto segundos molares inferiores. Para o torque de coroa, angulação e rotação, a discrepância ultrapassou os limites considerados clinicamente ideais para todos os dentes, exceto para o torque coroa nos segundos pré-molares inferiores e angulação da coroa nos segundos pré-molares inferiores e primeiros molares.


Os autores concluíram que a eficácia do tratamento ortodôntico assistida pela tecnologia  por computador para alcançar a posição dos dentes previsto varia com o tipo de dente e dimensão do movimento.

Link do artigo na Integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !