ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Analise da espessura dos tecidos moles para a colocação de mini implantes ortodonticos com dispositivo de ultra-som

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Analise da espessura dos tecidos moles para a colocação de mini implantes ortodonticos com dispositivo de ultra-som




Neste artigo de 2008, publicado pela Angle Orthodontics, pelos autores Bong-Kuen Cha; Yeon-Hee Lee; Nam-Ki Lee; Dong-Soon Choi; Seung-Hak Baek; do Department of Orthodontics, College of Dentistry, Kangnung National University, Kangnung, Kangwondo, Republica da Corea, do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Dental Research Institute, Seoul National University, Seoul, Republica da Corea e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Dental Research Institute, Seoul National University, Seoul, Corea do Sul. Mostra um método interessante de analise espessura do tecido mole que receberá o miniimplante ortodontico com o auxilio de um aparelho de ultra som.

Este estdo buscou avaliar a área e sexo relacionados com diferenças na espessura dos tecidos moles em areas de potencial para a instalação de mini implantes instalados na região vestibular gengival e palatina da mucosa mastigatória.

A amostra foi constituída de 61 coreanos adultos jovens. Um ultra-som gingivalthickness foi utilizado para medir a espessura dos tecidos moles na gengiva bucal apenas na região adjacente à junção mucogingival das arcadas superior e inferior e de 4 mm e 8 mm abaixo a crista gengival da mucosa palatina mastigatória. Um t-teste independente pareado, e uma analise oneway de variância foram utilizadas para análise estatística.

A espessura da gengiva bucal da arcada superior foi significativamente maior em homens do que em mulheres, mas espessura gengival da arcada inferior e palatal mastigatória e de 4 e 8 mm abaixo da crista gengival não mostram as diferenças de género. A espessura significativamente do tecido ocorreu na região anterior dos domínios na arcada superior e nas areas de parte posterior, na arcada inferior. Na mucosa palatal mastigatória, dos tecidos moles foi significativamente mais espessas encontrado 4 mm abaixo da crista gengival nas áreas anterior e 8 mm abaixo da crista gengival nas areas posterior. As áreas entre os caninos e os pré-molares apresentaram valores mais elevados do que outras áreas 4 mm abaixo da crista gengival. No entanto, a espessura de tecidos moles de 8 mm abaixo a crista gengival mostrou um aumento progressivo a partir da anterior para áreas posteriores.

As medições da espessura dos tecidos moles utilizando aparelho de ultra-som poderia ajudar profissionais escolha o bom sitio de inserção dos mini implantes ortodônticos na clínica diária.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontics:

Um comentário:

Participe !