ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Comparação do movimento dentário alcançado e previsto dos primeiros molares superiores e incisivos centrais: tratamento com extração do primeiro pré-molar com Invisalign

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Comparação do movimento dentário alcançado e previsto dos primeiros molares superiores e incisivos centrais: tratamento com extração do primeiro pré-molar com Invisalign




Neste artigo de 2019, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Fan-Fan Dai; Tian-Min Xu; Guang Shu. Do Department of Orthodontics, Peking University School and Hospital of Stomatology, Beijing, China. Comparou os movimentos dentários alcançados e previstos dos primeiros molares superiores e incisivos centrais em casos de extração de primeiro pré-molar tratados com Invisalign.

O estudo envolveu 30 pacientes que realizaram tratamento com extração do primeiro pré-molar superior e submetidos a tratamento com Invisalign. O modelo real de pós-tratamento foi comparado com o modelo de pré-tratamento na região palatina estável e sobreposto ao modelo virtual de pós-tratamento. Os movimentos dentários alcançados e previstos dos primeiros molares superiores e dos incisivos centrais foram comparados pelo teste t pareado. Análises lineares de modelo de efeito misto foram usadas para explorar a influência da idade (adolescentes versus adultos), Attachements (G6 otimizado  vs. 3 mm na vertical vs. 3 mm na horizontal vs. 5 mm na horizontal) e apinhamento inicial nas diferenças entre movimento dentário previsto e alcançado (DPATM).

Os primeiros molares alcançaram maior inclinação mesial, translação mesial e intrusão do que o previsto. Os incisivos centrais obtiveram menores retração e maior torque e extrusão da coroa para lingual do que o previsto. Os adolescentes apresentaram maior DPATM na translação mesiodistal dos primeiros molares e translação vestíbulo lingual dos incisivos centrais e menor DPATM na translação ocluso-gengival dos primeiros molares e torque da coroa dos incisivos centrais do que os adultos. O grupo com attachments verticais de 3 mm apresentou maior DPATM na translação mesiodistal dos primeiros molares versus o grupo com attachements otimizados G6. O apinhamento inicial teve uma correlação inversa com o DPATM na angulação e translação mesiodistal dos primeiros molares.

O autores concluíram que o controle da ancoragem do primeiro molar e a retração do incisivo central não foram totalmente alcançados, como previsto no tratamento de extração do primeiro pré-molar com Invisalign. Idade, Attachements e apinhamento inicial afetaram as diferenças entre os movimentos dentários previstos e alcançados.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !