ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Comparação de mudanças de inclinação e verticais entre técnicas de retração de fio único e duplo em ortodontia lingual

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Comparação de mudanças de inclinação e verticais entre técnicas de retração de fio único e duplo em ortodontia lingual






Neste artigo de 2020, publicado no The Korean Journal of Orthodontics, pelos autores Bui Quang Hung, Mihee Hong, Wonjae Yu e Hee-Moon Kyung. Do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Kyungpook National University, Daegu, Korea. Teve como objetivo comparar a inclinação e as mudanças verticais entre as técnicas de fio único e duplo durante a retração em massa com diferentes comprimentos de braços de alavanca na ortodontia lingual, usando uma versão atualizada do  Sistema de Indução de Calor Typodont (HITS).

Os braquetes linguais do duplos, com dois solos principais, foram utilizados neste estudo. Quarenta amostras foram divididas em quatro grupos, de acordo com o comprimento do braço de alavanca (gancho de 3 mm ou 6 mm) e o fio de retração (fio único ou duplo). Quatro milímetros de retração em massa foram realizados com aparelhos linguais. Posteriormente, imagens tridimensionais do typodont foram analisadas para medir a inclinação e as mudanças verticais dos dentes anteriores.

A inclinação do incisivo apresentou mais alterações nos grupos de fio único do que nos grupos de fio duplo. No entanto, a inclinação canina não diferiu entre esses grupos. Em relação às alterações verticais, apenas os incisivos laterais nos grupos de fio único apresentaram valores significativamente maiores que os dos grupos de fio duplo. Combinando o efeito do comprimento do gancho, entre os quatro grupos, o grupo de fio único com o gancho de 3 mm teve o valor mais alto, enquanto o grupo de fio duplo com o gancho de 6 mm mostrou a menor diminuição na inclinação e extrusão da coroa.

Os autores concluiram que a técnica de fio duplo com um braço de alavanca estendido proporcionou vantagens sobre a técnica de fio único com o mesmo comprimento de braço de alavanca na prevenção de perda de torque e extrusão dos dentes anteriores durante a retração em massa na ortodontia lingual.

Link do Artigo na Integra via e-KJO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !