ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Uma viagem no tempo - Tweed em Tucson-AZ

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Uma viagem no tempo - Tweed em Tucson-AZ


Durante muitos anos temos postado artigos sobre novas tecnologias neste Blog, bem como na coluna OrtoTecnologia da Revista Orto-SPO. Acceledent, corticotomias, novos desenhos de braquetes, etc. Tudo em primeira mão. Mas também usamos esse espaço para compartilhar com os amigos experiências ligadas a nossa especialidade e que podem, de alguma forma, influenciar positivamente.
Hoje tenho algo diferente para compartilhar com vocês. Algo que retorna aos românticos tempos dos braquetes standards, sem nenhum ajuste, soldas em prata e muita habilidade e conhecimento. Sim, a ortodontia já foi "Homemade".
O processo de desenvolvimento tecnológico seria maravilhoso caso os conceitos básicos não fossem subjugados e aspectos incontroversos não fossem preteridos. Daí a vontade de voltar no tempo foi aumentando e fui ao local de nascimento da nossa especialidade: Tucson, no estado do Arizona - EUA.
É em Tucson que ficava a escola e consultório do Dr. Charles Tweed, bem conhecido de qualquer ortodontista. Hoje funciona no mesmo lugar e com pouquíssimas modificações estruturais, a Fundação Internacional para pesquisas ortodônticas Charles H. Tweed. 

Com algum esforço, poderá ver a cidade de Tucson na foto acima, uma cidade plana, horizontal e nenhum problema de espaço. Em Tucson fica uma importante base da aeronáutica Americana também. Essa foto foi tirada do topo da Lemmon Mountain durante o único dia que tive para sair ao redor e conhecer a cidade.



 Como podem ver, apesar de muitas reformas sofridas, as instalações permanecem muito similares e talvez, caso Dr. Tweed pudesse voltar, ele não sentiria dificuldades em reconhecer a escola dos dias atuais.

O primeiro curso de Ortodontia que fiz foi na UEL (Universidade Estadual e Londrina) com o Dr. James Vaden, e lembro dele ter feito o convite para irmos à Tweed Foundation... Se fazer especialização em Ortodontia já era um sonho naquela época, ir para o Arizona definitivamente não estava nos planos. Eis que 15 anos depois, lá eu estava com o próprio Dr. Jimmy.

 Se você ainda não entendeu o que eu fui fazer lá, permita-me explicar melhor: Além de ser a mais antiga escola de ortodontia do mundo, esse treinamento é uma excelente oportunidade de melhorar as habilidades em confecções de arco, incorporação das 3 ordens de dobras e solda em prata. Em duas semanas simulamos tratamentos de diversas más oclusões em typodonts e confeccionamos dezenas de arcos utilizando braquetes sem qualquer pre ajuste. 

Se na especialização demoramos semanas ou meses para concluir um typo, lá terminávamos em um ou dois dias. Só valeria à pena mesmo se deixasse um pouco de sangue na bancada. OK, feito!

Vermelho como um camarão foi como fiquei quando escutei, em excelente português, a Profa. Marjorie Langer, do Peru, me chamando pelo nome. Se apresentou como seguidora deste Blog e interessada no curso avançado da Academia da Ortodontia Contemporânea (www.ortodontiacontemporanea-academia.com). Uma amizade que começou assim e promete sedimentar-se por muuuuitos anos. Grande abraço, Marjorie!


Essa foto acima é do Team da mesa 2, neste dia liderado pelo Instrutor Dr. Bob Stoner, de Indianápolis. Um abraço ao Dr. Sérgio Mota,  de Juiz de Fora e demais componentes do Japão e Romênia. Ao lado, a equipe do Dr. Paulo Picanço, de Fortaleza, que foi muito bem representado. Uma pena não termos tido tempo para mais integração. 
E para não dizer que não falei das flores... Sim, alguns raros momentos de descontração no jardim atrás do laboratório, onde celebrávamos a ortodontia responsável e satirizávamos os aparelhos milagrosos. Ali de costas, sentado e com um bom senso de humor, Dr. Klontz, que sozinho contaria quase toda a história da ortodontia que conhecemos hoje. Sem dúvida, foi uma grande oportunidade poder conversar e escutar o que ele tem a dizer de foram tão descontraída e informal.


 Como todos os cursos, fica uma saudade até mesmo dos momentos de maior tensão. Grandes amizades foram feitas com colegas residentes, professores, presidentes de associações e clínicos fantásticos do mundo inteiro. Essa foto abaixo reúne ortodontistas de Chicago, Espanha, Republica Dominicana, Austrália, Califórnia, Flórida, Peru e Bahia-Brasil ✋. Espero poder cultivar essas boas amizades por toda a vida. Sabe? Se tem um lugar bom para fazer amizades é na Tweed Foundation. Não tem gente que gosta de atalhos por lá... já é um começo.






















Nesta outra foto estão todos os alunos que finalizaram a turma 123 da Tweed Foundation, 2017. Ali no centro, mais a cima, de camisa branca sou eu! Achou?


Finalizo com esta classica foto da frente da Tweed Foundation. Abraço a todos vocês!


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !