ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Condições de forças ótimas para controlar a mecânica de deslize dos dentes anteriores

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Condições de forças ótimas para controlar a mecânica de deslize dos dentes anteriores










Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Jun-ya Tominaga; Motohiro Tanaka; Yoshiyuki Koga; Carmen Gonzales; Masaru Kobayashi; Noriaki Yoshida; do Department of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Nagasaki University Graduate School of Biomedical Sciences, Nagasaki, Japão; Mostra através de um estudo com elementos finitos a eficiência de uma mecânica de deslize com o auxilio de mini implantes.


Este estudo teve o objetivo de determinar ótimas condições de carga, como a altura da retração e vigor do braço de força e sua posição no arco ortontico na mecânica de deslizamento. o metodo 3D de Elementos Finitos (MEF) foi usado para simular a retração maciçamente dos dentes anteriores na mecânica de deslizamento. O grau de alteração labiolingual dos incisivos centrais superiores foi calculado e o vigor da retração foi aplicado a diferentes alturas de um determinado braço de força localizado a mesial ou distal do canino.


Quando o braço de força foi colocado a mesial do canino, o nível de 0 mm (braquete nível do slot), foi observado uma inclinação lingual descontrolada da coroa do incisivo e o segmento anterior do arco ortodontico foi deformada para baixo. Na altura do braço de força de 5,5 mm, o movimento corporal foi produzido e os acos ortodonticos foram menos deformados. Quando a altura do braço de força excedeu 5,5 mm, o segmento anterior do arco ortodontico foi levantado para cima e a inclinação lingual da raiz ocorreu. Quando o braço de força foi posicionado a distal do canino, uma inclinação lingual da coroa foi observada até um nível de 11,2 mm.


A colocação do braço de força e de um arco ortodontico entre o incisivo lateral e o canino permite aos ortodontistas manter um melhor controle dos dentes anteriores em uma mecânica de deslizamento. Ambos os princípios biomecânicos associados ao centro da resistência do dente e da deformação do arco ortodontico devem ser tidos em consideração para a previsão e planejamento ortodôntico na movimentaçao dentaria.




Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


2 comentários:

  1. hum, interessante isto,, li só o que estava postado no blog,,mas vou baixar o arquivo pra ler,,
    muito obrigado marlos,,
    fazia tempo q nao passava fazer uma vizitinha aqui,,,,
    vou ter bastante coisa pra ler agora
    ,,, um abraço aí,,,,
    tbonatto

    ResponderExcluir
  2. Obrigado tbonatto, é sempre um prazer ter vc participando do BLOG!

    ResponderExcluir

Participe !