ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Dr. Seong-Hun Kim - Parte 1

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Entrevista com o Professor Dr. Seong-Hun Kim - Parte 1




O BLOG Ortodontia Contemporânea tem a grande honra de dividir com os leitores que nos seguem diariamente, mais uma entrevista, com um pesquisador de renome Internacional o Professor Dr. Seong-Hun Kim da Universidade de Kyung Hee, em Seul, na Coréia. Que gentilmente irá dividir conosco nestes  03 dias novos conceitos ligados a Corticotomia, ao tratamento Ortodontico Acelerado, inclusive a engenharia tecidual que associa enxertos ósseos  a corticotomia em "áreas críticas". Acompanhem aqui, mais esta valiosa difusão de conhecimento .... 


Marlos Loiola -  Dr. Seong-Hun Kim, conte-nos um pouco sobre a sua carreira na Ortodontia, pós-graduações, ensino, trabalhos realizados e publicados.

Dr. Seong-Hun Kim (DMD, MSD, PhD) -  Sou Professor Associado e membro da cadeira do Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia, da Universidade de Kyung Hee, em Seul, na Coréia. Sou também  professor assistente visitante da Divisão de Ortodontia, do Departamento de Ciências Orofaciais da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF) e professor visitante associado do Departamento de Ortodontia do Hospital Nacional de Odontologia e Estomatologia em Ho Chi Minh City, Vietnã. 

Recebi o  titulo de especialista em Ortodontia e MS (Mestrado) no Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Kyung Hee University, Seoul, Coréia do Sul, e doutorado no Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Seul, Seul, Coréia. 

Fui professor assistente da Divisão de Ortodontia da Universidade Católica da Coréia, Hospital Uijongbu de Santa Maria e Escola de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Clínica.

Atualmente sou o diretor da Associação Coreana de Ortodontistas, Editor  no Jornal coreano de Ortodontia (Revista SCIE), na área de Casos Clínicos em Seul, na Coréia e também faço parte do conselho revisor editorial do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, The Angle Orthodontist, Orthodontics and Craniofacial Research, Saudi Medical Journal, International Journal of Oral and Maxillofacial Implants (SCI journal), and World Journal of Orthodontics. Sou membro da World Federation of Orthodontists (WFO) e Sociedade Coreana de Ortodontia acelerada (KSSO).

Ministro palestras e apresento seminários nos Estados Unidos e internacionalmente sobre novos tipos de dispositivos temporários de ancoragem esquelética relacionados com tratamentos ortodônticos e métodos de engenharia de tecidos em diversos  casos anatomicamente complexos. Também ensino e leciono na Faculdade de Odontologia da UCSF sobre ortodontia e implantes, sou  autor de cinco livros internacionais e mais de 120 artigos científicos nacionais e internacionais  sobre o tema.


Marlos Loiola - O que vem a ser a Corticotomia?

Dr. Seong-Hun Kim -  A corticotomia é definida como um procedimento cirúrgico em que apenas o osso cortical é cortado, perfurado, ou mecanicamente alterado enquanto osso medular não é alterado. Isto vai em contraste com uma osteotomia, que é definido como um corte cirúrgico através de ambos os ossos cortical e medular.

Heinrich Kole (1959) descreveu pela primeira vez a moderna corticotomia facilitando a ortodontia. Ele interpretou o movimento dentário rápido sendo atribuível ao movimento do "bloco ósseo" após a cirurgia corticotomia. Ele considerava que a espessura da camada mais densa de osso cortical gerava mais a resistência ao movimento de dente. Contudo, um estudo Wilcko et al. (2001), mostrou que o movimento rápido do dente não foi o resultado do movimento do bloco ósseo, mas sim um processo transiente de desmineralização / remineralização localizado no invólucro do osso alveolar consistente com o padrão de cicatrização de feridas do RAP. Num esforço para aumentar os volumes ósseos após a aplicação de forças ortodônticas, eles também sugerem a utilização de osso em partículas de enxerto em combinação com os procedimentos descorticação.

Expandindo o campo corticotomia, o novo conceito da "Speedy ortodontia cirúrgica (SSO)", envolve uma corticotomia perisegmental, uma miniplaca C-palatal e um afastador C-palatal como componentes essenciais no tratamento de protrusão maxilar em adultos foi introduzido pelo Dr. Kyu-Rhim Chung, antigo presidente da Associação Coreana de Ortodontia e meu chefe.





Dr. Kyu-Rhim Chung

Embora ambas, a “Speedy” ortodontia cirúrgica e a corticotomia facilitadora a ortodontia utilisarem uma corticotomia perisegmental, a técnica anterior, o bloco ósseo corticotomizado inclui 6 dentes anteriores em vez de um único dente. Mais importante, a “Speedy” ortodontia cirúrgica pode induzir a um efeito de flexão óssea, aplicando uma força ortopédica pesada contra um dispositivo de ancoragem esquelética palatal temporária. 

Outra parte do novo conceito para a corticotomia é a “Speedy” ortodontia osteogênica (SOO). Que é uma técnica valiosa para a descompensação dos dentes anteriores inferiores em pacientes Classe III submetidos à terapia de ortognática. Que será ainda descrito na oitava pergunta desta entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !