ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Edward Hartley Angle

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Historia da Ortodontia - Edward Hartley Angle








Neste artigo publicado em 2005, na Revista de Clinica e Pesquisa Odontologica, pelo Dr. Orlando Tanaka da PUC-PR. Conta a Historia do Dr. Angle, considerado o Pai da Ortodontia Moderna. O autor fez uma bela pesquisa de toda a vida e feitos deste grande icone da Ortodontia.

Edward Hartley Angle nasceu há 150 anos, em Herrrick, Pensilvânia, em 1 de junho de 1855 e veio a faleçer em 11 de agosto de 1930. Não se sabe muito sobre o início de sua vida, exceto o que aprendemos com a autodescrição de suas características de infância. Ele não gostava da escola, nem se interessava pelo trabalho na fazenda. Seu maior prazer era perambular pelas colinas e bosques perto de sua casa, fascinado pelas máquinas grosseiras que eram usadas na comunidade agrícola daquele tempo. Mostrando um grande talento para a inventividade, ele projetou e construiu o rastelo de feno puxado a cavalo, que foi usado em fazendas americanas por muitos anos. Em todo seu trabalho, desenvolveu uma paixão pela simplicidade nos projetos e eficiência em operação, que veio a caracterizar seus mecanismos ortodônticos anos mais tarde.

Visando a evitar o que era para ele o trabalho desagradável de fazendeiro, tornou-se aprendiz de Odontologia (como era costume na época). Depois de alguns meses, matriculou-se, em 1876, na Faculdade de Cirurgia Dentária da Pensilvânia, onde se formou em 1878. Depois de praticar Odontologia por alguns anos em Minneapolis, interessou-se pelo alinhamento dos dentes mal colocados e na correção de deformidades dos maxilares. Atraindo atenção considerável com seu trabalho neste campo inusitado (para aquela época), foi convidado em 1886 para participar da escola dentária da Universidade de Minnesota. Em 1887, apresentou um artigo intitulado "Irregularidades dos Dentes" ante o 9º Congresso Médico Internacional. Este artigo sempre foi considerado a primeira edição de seu livro didático, que passou por sete edições, com tradução para muitas línguas estrangeiras.

Aposentando-se da Universidade de Minnesota, mudou-se para Chicago, onde aceitou o cargo de professor de Ortodontia na Faculdade de Odontologia Northwestern. Em 1895, mudou-se para St. Louis, onde se juntou à equipe de Odontologia da Faculdade de Medicina Marion Sims (agora Universidade de St.Louis). Como membro de um Departamento protético, ao qual a Odontologia estava ligada, imaginou que os alunos, sendo pressionados com as demandas de outros departamentos, não eram encorajados a prestar atenção alguma ao seu trabalho. A partir dessa época até a sua morte, ele lutou pelo estabelecimento de instalações educacionais separadas para a Ortodontia.

Em 1899, publicou na Dental Cosmos um artigo intitulado The Classification of Malocclusion, o qual continha sua definição de maloclusão. Como todas as suas definições, esta era breve, descritiva e direta: "Ortodontia é aquela ciência que tem como objetivo a correção de maloclusão dos dentes". Sua classificação, baseada primeiramente na relação mesiodistal da mandíbula com as arcadas dentárias e com o crânio, tornou-se reconhecida de modo geral e proporcionou um meio de comunicação inteligente e de fácil compreensão entre os membros da profissão dentária.

Em 1900, Angle foi procurado por quatro jovens que pediram a ele que os instruísse nos princípios que ele ensinava. Eles eram Thomas B. Mercer, Henry A, Lindas, Milton T. Watson e Herbert A. Pullen. Estes homens passaram três semanas em seu consultório e foram considerados como sendo a primeira classe treinada em uma escola de Ortodontia ou em qualquer especialidade dentária.

Muitos se referiram a Angle como um gênio da Mecânica. Se ele o era, foi por causa de sua habilidade em aplicar os princípios simples da Mecânica aos procedimentos requeridos no movimento dos dentes. Seus aparelhos eram projetados para satisfazer os princípios de fisiologia,
mecânica e arte, nessa ordem. Simplicidade e eficiência eram os requisitos essenciais de qualquer mecanismo ortodôntico que viesse de encontro com sua aprovação.

Em 1907, Angle mudou sua escola para New York e, em 1908, para New London, Connecticut, onde foram ministradas aulas regulares até 1911. Foi aqui que ele deixou a prática clínica de Ortodontia para dedicar sua vida ao estudo e ao desenvolvimento de melhores e mais refinados aparelhos ortodônticos.

Em 1922, alunos das classes anteriores na escola em Pasadena, junto com alguns dos formados da antiga escola, doaram fundos suficientes para construir e equipar um prédio que permitiria o
treinamento de um número maior de alunos e proporcionaria instalações clínicas para o tratamento de pacientes. Este prédio, em um lote adjacente à casa do Dr. Angle, foi o primeiro prédio a ser dedicado exclusivamente ao ensino de Ortodontia, bem como o primeiro a ser habilitado para esse propósito por qualquer estado ou governo nacional. A habilitação foi concedida pelo Estado da Califórnia, em 1924, sob o nome oficial de Faculdade de Ortodontia Edward H. Angle. O curso de treinamento era fundamentalmente estendido a um calendário anual completo. Aulas regulares foram ministradas na escola até 1927, quando Angle anunciou que não poderia mais assumir as responsabilidades pertinentes ao ensino. Por causa de sua fraca
saúde, a escola foi fechada.

É interessante notar que onde quer que Angle tenha conduzido uma Escola, os que completaram o curso com sucesso logo se organizavam no que hoje seria conhecido como grupos de estudo de continuação. Os formandos de 1900 da escola em St. Louis organizaram a primeira sociedade ortodôntica do mundo, com o nome oficial de Society of Orthodontists. Em 1901, a palavra American foi acrescentada, tornando-se a Associação Americana de Ortodontistas agora uma organização representativa com aproximadamente 4.000 membros. Esta primeira sociedade estabeleceu uma revista quadrimestral chamada The American Orthodontist, aprimeira publicação dedicada exclusivamente à disseminação de material ortodôntico, publicada de 1907 a 1912.


Link do Artigo na Integra via PUCPR:



Link do Artigo classico do Dr. Angle na Dental Cosmos, Classificação das má oclusões:



Link do Site do autor do artigo:

5 comentários:

  1. Vi no livro do Graber a historia de Tweed , onde se cruzou com a de angle,,,,,,,, no capitulo 11 para ser mais exato,,,interessante,,,,

    ResponderExcluir
  2. tbonatto,

    Valeu pela dica vou começar a procurar!

    ResponderExcluir
  3. caso nao tenha o capitulo ,, posso providenciar,,,,é só dar um toque,,
    tbonatto@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tbonatto,

    Aceito sim, gostaria que mandasse para o nosso e-mail: ortodontiacontemporanea@gmail.com

    Agradeço antecipadamente,
    Marlos Loiola

    ResponderExcluir

Participe !