Neste artigo de 2005, publicado pelo Journal of Dental Research, pelos autores P.M. Cattaneo, M. Dalstra e B. Melsen; do Dept. of Orthodontics, Royal Dental College, University of Aarhus, Vennelyst Boulevard 9, DK-8000, Aarhus C, Dinamarca. Mostra a importância deste metodo de estudo contemporâneo na biomecânica Ortodontica.
A movimentação ortodontica dentária é alcançada por processos de remodelação do osso alveolar, que são provocadas por mudanças causadas pelo stress / tensão distribuidos pelo periodonto.
O método de elementos finitos (EF) tem sido utilizado para descrever a situação do ligamento periodontal (LPD) e dos arredores do osso alveolar. O presente estudo buscou determinar o impacto do processo de modelagem e noa resultado das análises EF e relacionados com as teorias atuais sobre a movimentação ortodôntica dentária.
Em uma série de análises EF simulando os dentes submetidos à carga ortodôntica, a influência da geometria / morfologia, material e propriedades e condições de contorno foram avaliados.
A descrição precisa da morfologia do osso alveolar e atribuição de propriedades mecânicas para os elementos demonstraram que a carga do periodonto não pode ser explicada em termos simples, compressão e de tensão ao longo da carga e da direção. A tensão no osso alveolar que foi medida mais predominante foi a de compressão.
Link do artigo na integra via JDR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !